Navio-patrulha oceânico abre para visitação em Natal no fim de semana

11 de Outubro 2019 - 14h45
Créditos:

O Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, no Rio de Janeiro, estará atracado no Porto de Natal no período de 11 a 15 de outubro de 2019. A visitação à cidade de Natal faz parte do roteiro da Operação GRAND AFRICAN NEMO 2019.

É a primeira vez que um navio da Marinha do Brasil participa dessa comissão, que acontecerá na costa ocidental africana.

A Grand African Nemo 2019 é um exercício militar multinacional, no qual o Brasil participará conjuntamente com os Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Cabo Verde, Senegal, além de outros 16 países do Golfo da Guiné.

O exercício conjunto tem o propósito de adestrar as Marinhas amigas dos países africanos da costa ocidental e central, para o enfrentamento à insegurança marítima da região do Golfo da Guiné, por meio de exercícios de repressão à pesca ilegal, combate à poluição no mar, à pirataria, ao terrorismo marítimo e de assistência a navios em situação de perigo, aumentando, dessa forma, a interoperabilidade e os laços de cooperação e amizade entre as Marinhas amigas de diversos países do continente americano, africano e europeu.

Durante o período atracado no Porto de Natal, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” estará aberto à visitação pública, nos dias 12 e 13 de outubro, das 14h às 17h.

Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), é recomendado que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção. Além disso é sugerido o uso de calçados que permitam mobilidade durante o deslocamento dentro dos compartimentos da embarcação.