Morre a jornalista Dad Squarisi, aos 77 anos, em Brasília

10 de Agosto 2023 - 14h25
Créditos:

A jornalista Dad Squarisi morreu, nesta quinta-feira (10/8), aos 77 anos. Escritora, professora de português, ela não resistiu às complicações de um câncer, segundo o Correio Braziliense, veículo em qual ocupava o cargo de editora de Opinião.

Na última semana, a família chegou a pedir doações de sangue para a jornalista.

Em 2016, ela chegou a informar quem a acompanhava da luta contra a doença. Na época, ela teve leucemia e ficou internada no hospital Albert Einstein. Ela conseguiu um doador compatível na família e, agora, recupera-se da operação de transplante de medula.

A jornalista deixa o filho, Marcelo, a nora, Katilen, e os netos, João Marcelo e Rafael. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

História

Dad nasceu em Beirute, capital do Líbano, em 1946, mas veio ao Brasil com a família e adotou o país como lar.

A jornalista tornou-se referência na língua portuguesa. Autora de livros como 1001 dicas de português; A arte de escrever bem; e Como escrever na internet, ela ensinou a arte da comunicação a diversas gerações. Além do português e do árabe, ela dominava o francês, o inglês e o espanhol.

Repercussão

Muitos colegas jornalistas e personalidades de Brasília lamentaram a morte de Dad. Cristovam Buarque, ex-governador do DF e ex-senador, foi um dos primeiros a se manifestar. “O mundo perdeu Dad Squarisi, uma libanesa que ensinava o Brasil a escrever português”, escreveu.

Com informações do Metrópoles