Moraes manda PF ouvir ex-chefe do GSI e cobra identificação de militares

20 de Abril 2023 - 12h24
Créditos:

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou a Polícia Federal ouvir o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Gonçalves Dias, sobre as imagens da área interna do Palácio do Planalto que mostram o general orientando bolsonaristas durante o ato golpista de 8 de janeiro. O prazo é de 48 horas.

O que aconteceu?

  • Moraes determinou ainda que o ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, informe quem são todos os servidores civis e militares que aparecem nas imagens divulgadas e quais providências foram tomadas.
  • Cappelli deverá entregar as informações em até 24 horas.
  • O ministro mandou ainda a PF informar se cumpriu decisões anteriores para a obtenção de todas as imagens de câmeras de segurança durante os atos golpistas, inclusive as divulgadas pela imprensa.
  • Também pediu para a PF informar se os funcionários públicos nas imagens já foram ouvidos. Se não tiverem sido, os depoimentos devem ser realizados em até 48 horas.
  • A decisão foi proferida ontem (19) e tornada pública nesta quinta-feira (20).

"A imprensa veiculou gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI." - Alexandre de Moraes, ministro do STF, na decisão

Com informações do UOL