Ministro do TSE vota para absolver Bolsonaro; julgamento continua

29 de Junho 2023 - 07h58
Créditos:

O ministro Raul Araújo, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi o primeiro a votar para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele não pediu vista no caso. Veja voto no vídeo em destaque.

Apesar de pressionado por bolsonaristas a suspender a discussão com um pedido de vista, o que poderia adiar o processo por 30 ou até 60 dias, ele se posicionou na sessão hoje, sendo o segundo a votar.

Araújo divergiu do relator na inclusão da minuta de teor golpista encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres. Apócrifa e sem data, ela defendia um Estado de Defesa no TSE.

"O fato do ministro da Justiça ser subordinado ao presidente da República não torna o presidente da República imediatamente responsável por atos ilícitos praticados por aquele", disse Raul Araújo, em seu voto.

O ministro aceitou o argumento da defesa que não existe "conexão" entre a minuta e a acusação contra Bolsonaro, julgado por ter convocado uma reunião com embaixadores no ano passado para falar mentiras sobre o processo eleitoral brasileiro.

Depois de do relator Benedito, a ordem de votação é a seguinte: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e, por último, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

Com informações de UOL