Ministério da Saúde distribui 31,1 mil testes rápidos para dengue no RN

27 de Janeiro 2025 - 11h32
Créditos: EBC

O Ministério da Saúde inicia, nesta semana, a distribuição de 31,1 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue no Rio Grande do Norte. De acordo com a pasta, a iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões.

Dos 6,5 milhões de testes, serão distribuídos 4,5 milhões na primeira remessa. O restante será usado como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.

Com informações de Tribuna do Norte