Menino de 11 anos ajuda a prender criminosa em golpe do iPhone falso

01 de Março 2024 - 10h07
Créditos: Acervo Pessoal

 

Uma família brasileira viveu momentos de sufoco na cidade de Boston, em Machassustes, nos Estados Unidos. Após comprar um iPhone 14 usado para presentear o filho de 11 anos no dia do aniversário dele, Hiara Lopes, de 28 anos, e Gleydson Cunha, de 36 anos, perceberam que caíram em um golpe e o aparelho era falso. O curioso é que o próprio filho do casal ajudou a polícia a prender uma das criminosas envolvidas no crime.

De acordo com Hiara, o marido fez a negociação de compra do aparelho via uma loja on-line numa rede social e marcou o encontro com o casal responsável pela venda do celular no dia 1° de fevereiro, em um centro comercial da cidade.

O casal encontrou a mulher que faria a venda e a negociação foi fechada.

De acordo com Hiara, após perceberem que foram vítimas de um golpe, Gleydson decidiu ir no mesmo dia à delegacia da cidade para fazer o registro da ocorrência. Ele levou o filho Henzo Lopes, que seria o presenteado com o aparelho, para ajudar na tradução com os policiais. O casal não fala inglês, ao contrário do menino, que fala fluentemente.

O desfecho do golpe começou a mudar justamente quando estavam chegando na delegacia. Gleydson viu o carro do casal que aplicou o golpe sendo dirigido pela mulher que fez a negociação.

"No impulso, ele (Gleydson), que estava de carro, foi atrás da mulher. Ela tentou fugir, fechou o veículo dele no trânsito, mas logo a polícia americana parou os dois. A mulher era uma americana, que disse que estava fugindo de Gleydson porque ele tinha apontado uma arma para a cabeça dela", explicou a mãe.

Durante a perseguição aos criminosos e também na abordagem da polícia, o garoto mostrou tranquilidade e ajudou os policiais a entenderem o que realmente estava acontecendo. "Foi o Henzo que explicou aos policiais que o pai nem arma tinha", comentou a modelo.

Segundo Hiara, a mulher foi presa e o carro dela, guinchado. Além disso, pai e filho também foram direcionados para a delegacia para prestarem depoimento no local.

"Nós chegamos na delegacia e logo fomos prestar esclarecimentos para o xerife, que tratou a gente muito bem. Quem fez a tradução de tudo que tinha acontecido foi o Henzo. Os policiais ficaram encantados porque, apesar da adrenalina que ele tinha passado com o pai, ele mantinha a calma e traduzia do inglês para o português para a gente e também do inglês para o português para eles. Ou seja, os policiais não precisaram de um intérprete", destacou a mãe.

Pai, mãe e filho foram morar nos Estados Unidos há seis meses com o objetivo de tentar uma vida melhor. Apesar disso, o casal não sabe falar inglês. Já o menino aprendeu o idioma em casa, quando a família ainda morava em Vila Velha, na Grande Vitória.

Sem esperança de recuperar o dinheiro perdido no golpe do iPhone falso, o telefone de Hiara tocou no dia 15 de fevereiro. De acordo com a modelo, a ligação era da delegacia onde dias antes eles registraram a ocorrência. Na ligação, o pedido do policial era para que a família voltasse à unidade na semana seguinte para prestar mais esclarecimentos.

"Quando a gente chegou lá, eles receberam a gente na recepção, bem sérios e levaram a gente para a sala onde fizemos o primeiro depoimento. Aí chegou o xerife, com uma pastinha, e uma moça. Eles fizeram umas perguntas em inglês e a gente não entendeu. Aí eles perguntaram diretamente para o Henzo o que ele tinha esquecido na delegacia. Henzo disse que nada e ficou até um pouco assustado", contou a mãe.

Logo em seguida, de acordo com a mãe, o xerife pediu para o menino levantar e pegar algo que estava na prateleira de uma estante.

"Era um iPhone 15 novo. Foi aí que começamos a perceber o que estava acontecendo. O xerife também deu uma carta escrita a mão para o Henzo e, neste momento, os policiais entraram com outros presentes, como um Playstantion 5, um óculos de realidade virtual, um controle extra, um fone de ouvido e US$750 de gift card", contou a mãe emocionada.

Com informações de g1