
O Navio-Patrulha “Graúna” (NPa “P-42”) participou exercício de busca e salvamento no mar, nesta terça-feira, 19, na orla de Natal/RN. Denominado “Homem ao Mar”, a simulação contou com o uso de sinalizadores de fumaça, utilizados para indicar onde estaria a possível tripulação de embarcação naufragada.
O NPa P-42 é uma embarcação da classe Grajaú e responde ao 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil (3DN), em Natal. Geralmente, o navio é utilizado no patrulhamento e defesa da costa. Ele mede 46,5 metros de comprimento e até 7,5 m largura, com tripulação de quase 30 militares.
Segue abaixo nota à imprensa:
MARINHA DO BRASIL COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL NOTA À IMPRENSA
Natal, RN. Em 19 de dezembro de 2023.
A Marinha do Brasil (MB) informa que, na manhã desta terça-feira (19), o Navio-Patrulha (NPa) “Graúna”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha naval do Nordeste, realizou o exercício denominado “Homem ao Mar”, na orla de Natal.
Na ocasião, foi utilizado o dispositivo fumígeno, cuja finalidade é emitir sinalização de fumaça, capaz de ser avistada de forma fácil durante o dia e a curtas distâncias, nas situações de naufrágio. O exercício faz parte da rotina de treinamentos dos navios da MB.
Nota do editor: Em 2009, a convite do 3º DN, este editor teve a oportunidade de embarcar no “P-42 Graúna” para acompanhar uma missão na ilha de Fernando de Noronha. Foram 72 horas de experiência que demonstrou como os militares da Marinha são resistentes as dificuldades do mar.