Kelps defende "língua de sinais" durante sessões na Assembleia Legislativa

08 de Maio 2019 - 10h11
Créditos:

O deputado Kelps Lima (SDD) defendeu que as transmissões da TV Assembleia, bem como os pronunciamentos dos deputados nas sessões plenárias, sejam transcritas em libras, para dar acessibilidade aos deficientes auditivos do Rio Grande do Norte. O parlamentar trouxe a plenário uma tradutora e intérprete de língua de sinais para que o seu discurso fosse compreendido pelos surdos que estavam presentes em plenário.      

“É preciso que essas pessoas saibam o que acontece no Poder Legislativo. A Assembleia, que é a Casa do Povo, precisa fazer a inclusão deste segmento da sociedade”, argumentou o parlamentar.

Em resposta à demanda apresentada, o presidente da Assembleia  em exercício, deputado George Soares (PL), disse que o processo para contratação dos tradutores está em andamento e que este ano deverá ser iniciada a transmissão ao vivo beneficiando os deficientes visuais.

Em aparte, o deputado Albert Dickson (PROS) ressaltou que a Câmara Municipal, onde foi presidente, faz a transcrição em libras dos pronunciamentos dos vereadores e que o exemplo pode ser seguido pela Assembleia. Ubaldo Fernandes (PTC) acrescentou à sugestão, a inclusão dos deficientes visuais e físicos, com acessibilidade arquitetônica e sinalizações em braile.