Jacquin elogia Lula pessoalmente, mas critica nas redes

31 de Março 2024 - 08h50
Créditos: Reprodução

O chef de cozinha Erick Jacquin apareceu trocando afagos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um almoço com o presidente da França, Emmanuel Macron, na quinta-feira (28). O gesto daquele momento, no entanto, difere dos posicionamentos de Jacquin nas redes sociais, onde tece críticas rotineiramente ao atual governo e a esquerda em geral.

Um dos posts curtidos pelo profissional em seu perfil no X (ex-Twitter) chama a primeira-dama Janja da Silva de a “mais sem noção da história do Brasil”. Outros são de autoria de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como dos deputados Mario Frias (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP).

O perfil de Jacquin no X, hoje, não tem mais um selo de verificação que comprove sua autenticidade.

Dados do acervo do Wayback Machine, site que armazena informações da internet em geral, no entanto, mostram que a conta já tinha passado por esse processo de autentificação no passado.

Em 4 de dezembro de 2023, o perfil que carrega o nome de Jacquin repostou uma notícia sobre o STF (Supremo Tribunal Federal) ter anulado a sentença do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-deputado pelo PT André Vargas e escreveu a seguinte legenda: “Parabéns PT, democracia ou ditadura?”.

O perfil de Lula no X publicou o momento em que o presidente interagiu com Jacquin e Macron durante o almoço de 28 de março. No vídeo, o chef francês diz estar muito feliz com a França por ter se “reconciliado” com o Brasil e parabenizou o chefe de Estado brasileiro. Veja abaixo:

No seu perfil do Instagram, este verificado, Jacquin segue Bolsonaro, mas não segue Lula. Apesar disso, ele postou 2 vídeos sobre o evento realizado em 28 de março, e marcou o atual presidente em um deles. Internautas também repercutiram a publicação e fizeram críticas ao jurado do programa de culinária “Masterchef Brasil”.

Com informações de Poder 360