Instituto Metrópole Digital abre 500 vagas para nova especialização a distância; confira

02 de Junho 2022 - 06h39
Créditos:

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), iniciou ontem (01) as inscrições para ingresso em sua mais nova pós-graduação, a Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA). Em formato de Educação a Distância (EAD), a formação é fundamentada no modelo de Educação 4.0, que incorpora a importância da participação ativa dos estudantes.

São oferecidas 500 vagas – 450 para ampla concorrência e 50 para capacitação interna da UFRN. As inscrições permanecem abertas até o dia 10 de julho e podem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) (buscar por “Metodologias Ativas”).

Criada para trazer conteúdos aplicáveis na prática cotidiana de professores, a especialização traz uma proposta inovadora de ensino, com o principal objetivo de formar educadores por meio de diversos recursos, sobretudo os de tecnologias digitais.

Segundo o coordenador da Especialização, o professor Charles Madeira, os últimos dois anos evidenciaram ainda mais as demandas por renovação no processo de ensino e aprendizagem, sendo esse um dos motivos para a elaboração do curso com essa proposta.

Por seu formato remoto, a formação pode ser recebida por pessoas em qualquer localidade do Brasil e do mundo, basta que detenha CPF (brasileiros) ou Passaporte (para estrangeiros), além de outros documentos exigidos pelo Edital nº 001/2022.

A seleção para ingresso na EMAA consistirá em homologação das inscrições e análise do currículo.

Mais informações sobre o ingresso na especialização, bem como detalhes do funcionamento da pós-graduação estão disponíveis no site oficial do EMAA e no canal do Telegram.

Todas as experiências propostas no curso serão acompanhadas, testadas e avaliadas na prática ao longo da formação, segundo uma metodologia que visa o emprego, nos respetivos ambientes de trabalho dos pós-graduandos, do que é aprendido em sala de aula.

Ao todo, a especialização terá carga horária de 400 horas, incluindo o TCC, que consistirá em um relato de experiências práticas vivenciadas pelos pós-graduandos.

Previstas para começarem no dia 10 de setembro, as aulas síncronas (ao vivo) serão realizadas aos sábados e contarão com salas virtuais para facilitar a interação entre alunos, tutores e professores durante toda a semana.

Os módulos ocorrerão dentro de uma sequência bem definida e integrada, possibilitando aos pós-graduandos serem preparados de maneira progressiva para o emprego das diversas metodologias ativas estudadas.