Inscrições para Mostra de Cinema de Gostoso encerram na sexta-feira

22 de Agosto 2019 - 07h22
Créditos:

Na sexta-feira (23), encerram as inscrições para a 6ª Mostra de Cinema de Gostoso. Foram mais de 180 filmes inscritos, de vários lugares do Brasil, somente na primeira semana. O evento já está em seu 6º ano consecutivo com realização no município de São Miguel do Gostoso/RN, onde monta uma enorme sala de cinema com alta tecnologia ao ar livre na Praia do Maceió, de 08 a 12 de novembro.  Todas as atividades oferecidas - sejam mesas de debate, seminário, exibição de filmes e cursos de formação - são gratuitas.

São cinco dias de evento regados de muitas oportunidades, intercâmbio cultural, reconhecimento e aprendizado, tanto para quem participa e compete quanto pra quem está somente de passagem. Difícil não se envolver. Turistas e moradores locais podem também prestigiar aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão exibidos mais de 60 filmes de produção genuinamente brasileira, através das mostras: Competitiva, Panorama, Infantil e Sessões Especiais.

Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Prêmio da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes na Mostra. Debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos e um seminário sobre o mercado audiovisual fazem parte da programação.

A Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, com direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. Seu propósito, o mesmo dos anos anteriores, agitar e somar culturalmente a cidade, espalhando 600 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2k e som 5.1. A sala propicia uma experiência imersiva, como a de uma sala de cinema de alta tecnologia. São mais de 2 mil pessoas por noite, com todas as cadeiras e parte da faixa de areia ocupadas pelo público, além de uma área de convivência montada próximo do acesso da sala, com praça de alimentação e espaço para comerciantes locais.

 Há também a mobilização dos moradores da cidade, que participam ativamente. A curadoria do festival leva em conta a realidade local e a eficácia dos filmes em dialogar com a população. A soma desses fatores faz com que as sessões estejam sempre lotadas por um público que, até então, mantinha um contato distante com a produção cultural de outras regiões do país.

Com esse conjunto de ações, a Mostra galgou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste, atuando como uma importante referência de difusão audiovisual. Tem o patrocínio do Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo (SETUR); apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso e SEBRAE RN.

 Cursos de Formação

Nos meses anteriores ao início da Mostra, são oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso. Desde 2013 foram ministradas 37 oficinas e produzidos 15 curtas-metragens, todos exibidos nas edições da Mostra de Cinema de Gostoso e em diversos festivais no país. 

Como resultado dessa experiência, o grupo de alunos criou em 2015 o Coletivo Nós do Audiovisual, com o objetivo de ampliar as possibilidades de realização de novos projetos, de forma autônoma, apontando para a profissionalização no setor audiovisual do estado.

Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para o “Coletivo Nós do Audiovisual”, em 2019 serão realizadas novamente uma série de oficinas, que incluem Linguagem Audiovisual, Roteiro, Produção, Montagem e a realização de quatro Curtas-metragens. Ao final das oficinas, os jovens realizarão curtas-metragens que serão exibidos durante a programação da Mostra e em diversos festivais do país. O Coletivo Nós do Audiovisual já realizou quinze filmes em um período de seis anos