Ibama diz que RN é Estado menos afetado por manchas de óleo nas praias

12 de Outubro 2019 - 04h46
Créditos:

As manchas de óleo que atingiram diversas praias do Nordeste brasileiro, não afastaram banhistas e turistas dos mais de 410 km de extensão de litoral do Rio Grande do Norte. Atualmente, segundo o levantamento do Ibama, o litoral do RN é o menos afetado com as manchas. 

A secretária de turismo do estado, Aninha Costa, disse que as providências por parte do Governo do RN, em parceria com os municípios e os entes federais estão sendo tomadas. “Para o turismo é muito prejudicial dissiparmos a ideia de que estamos com nossas praias completamente sujas de óleo o que é uma inverdade, devemos ter muito cuidado ao disseminar uma notícia para saber se ela condiz com a realidade ou não. As nossas principais praias turísticas estão próprias para banho e estamos em alerta para tomar todas as providências necessárias, caso a situação se agrave. O que pode afetar a economia e afastar o turista são essas fakenews que precisam ser combatidas”, explicou a titular da pasta.  

Durante essa sexta (11) e sábado (12), o Idema realizou um levantamento e em seguida será apresentado um diagnóstico para saber quais são as praias que ainda possuem resquícios de óleo. “A proposta das vistorias é, principalmente, obtermos informações mais elucidativas, além dos relatórios que temos recebido do Ibama. Estamos unindo esforços para elaborarmos um diagnóstico da situação do Rio Grande do Norte em relação aos impactos desse material em nosso litoral”, explicou Leon Aguiar, diretor-presidente do Idema. 

Exemplo de ação coletiva executada com sucesso aconteceu nas praias do município de Tibau do Sul, onde fica a famosa Praia da Pipa. Um mutirão entre populares, defensores ambientais e entes públicos fizeram a limpeza das praias da região. “Houve uma movimentação imediata no dia que começaram a aparecer as manchas na praia. A Associação dos Barraqueiros de cada Praia, surfistas,  população em geral e Prefeitura de Tibau do Sul se uniram em um mutirão de limpeza na Praia do Amor, Centro e Cacimbinhas. Este envolvimento e seriedade obteve um resultado eficiente e rápido. Neste momento as praias se encontram limpas”, disse Beth Bauchwitz, secretária de turismo de Tibau do Sul.

PARRACHOS DE MARACAJAÚ 

Os parrachos de Maracajaú, localizados no município de Maxaranguape/RN, não foram atingidos pelo derramamento de óleo. Ontem (10) o Idema, junto com Fundep e EcoRecifes, informam em nota que fragmentos de óleo até o momento, não comprometem a região dos parrachos, um dos principais pontos turísticos da região nordeste.

ENTENDA 

Desde o dia 02 de setembro, praias do litoral do Nordeste brasileiro registraram manchas de óleo nas praias e também em animais. O óleo, segundo análise molecular feita pela Petrobras a pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), sugere que o material encontrado no Nordeste é petróleo e que sua origem não é brasileira.