Governo reforça segurança para o Carnaval

21 de Fevereiro 2020 - 14h00
Créditos:

A governadora Fátima Bezerra participou, na noite desta quinta-feira (20), no Largo do Atheneu, da abertura do Carnaval de Natal. Acompanhada do vice-governador, Antenor Roberto, e de secretários de Estado, a chefe do Executivo estadual cumprimentou a população no evento que marca o início das festividades carnavalescas na capital potiguar.

"O Carnaval é uma das principais festas populares do ano. É uma alegria ter de volta os tradicionais carnavais de rua em Natal, e principalmente no clima de tranquilidade e segurança", disse a governadora. Ela lembrou que o Governo do RN está investindo mais de R$ 3 milhões em diárias operacionais para a Operação Carnaval 2020.

Além disso, Fátima destacou que o Governo já comemora os números no Turismo durante o período carnavalesco, que estima ocupar 92% do setor hoteleiro. Somado a isso está o aumento em 28% no número de chegadas de voos em fevereiro, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. De acordo com os dados da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), o RN receberá 84 voos extras, oriundos principalmente das cidades de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro, Brasília e Buenos Aires, na Argentina.

"O Carnaval é uma festa democrática que atende a todas as classes sociais e é também um momento de valorização da cultura popular e dos artistas da nossa terra. Os eventos espalhados por todo o Rio Grande do Norte movimentam a produção cultural do estado, fomentam diversos setores da economia e fazem a alegria do povo potiguar e dos turistas que nos visitam", enfatizou o diretor-geral da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto.

A abertura do Carnaval de Natal, promovida pela Prefeitura de Natal, foi realizada durante o tradicional Baile de Máscaras com a entrega das chaves para o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, além de uma série de apresentações de artistas potiguares e nacionais, como Jaina Elne, Lia de Itamaracá, Carlinhos Zens e a cantora pop Iza, que pela primeira vez se apresentou no estado.

Também registraram presença, além dos já citados, os secretários e gestores do Estado: Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Íris Oliveira (Sethas), Gustavo Coelho (Infraestrutura) e Teresa Freire (Coordenadora do RN Mais Vida).

 

OPERAÇÃO CARNAVAL 2020

A operação, que tem início nesta sexta-feira (21) e segue até a quarta-feira de cinzas (26), contará com um efetivo extra de 10 mil agentes de segurança - polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN).

O esquema montado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) contempla todos os polos de festa no estado e atende todas as prefeituras e festas que requisitaram efetivo, sem prejudicar o policiamento normal.

Na Região Metropolitana a operação será dividida em três polos: Natal, Litoral Sul e Litoral Norte. Já no interior, serão reforçadas as estruturas nos batalhões de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Assu e nas companhias independentes de Macau, João Câmara, Currais Novos, Santa Cruz e Jardim de Piranhas, atendendo todas as regiões do estado.