Governo prorroga uso da Força Nacional em Mossoró por 10 dias

20 de Março 2024 - 06h38
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prorrogou por 10 dias o emprego da FNSP (Força Nacional de Segurança Pública) em apoio aos esforços de captura de 2 foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). A medida foi publicada na edição desta 4ª feira (20.mar.2024) do Diário Oficial da União.

O uso da FNSP na captura dos fugitivos foi autorizado pelo ministério em 19 de fevereiro a pedido do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, com apoio da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Os agentes começaram a chegar a Mossoró em 23 de fevereiro. Com a prorrogação, devem atuar no Estado até, pelo menos, 29 de março.

Ao todo, cerca de 500 agentes estão trabalhando na força-tarefa, sendo 111 da Força Nacional. O grupo é formado por policiais federais, rodoviários, penais e militares do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará. A operação conta com apoio de drones, helicópteros e cães farejadores.

A força-tarefa busca por Rogério da Silva Mendonça (conhecido como Tatu) e Deibson Cabral Nascimento (o Deisinho). Os 2 escaparam do presídio de segurança máxima em 14 de fevereiro, a 1ª fuga na história do sistema penitenciário federal brasileiro.

Até o momento, a PF prendeu 7 pessoas suspeitas de auxiliar os 2 foragidos e apreendeu 2 veículos usados no momento da fuga. A guarda também cumpriu 10 mandados de busca e apreensão.

Em 14 de março, Lewandowski anunciou uma série de medidas para solucionar o caso. 

Com informações do Poder360