Governo descumpre prazo para venda dos royalties; Seplan decidirá essa semana

17 de Junho 2019 - 12h07
Créditos:

O Governo do Estado descumpriu a promessa de lançar na primeira semana de junho o novo edital para antecipação dos royalties de petróleo e gás que o Rio Grande do Norte tem a receber até 2022. O primeiro pregão lançado pelo Estado, no final de abril passado, deu deserto, ou seja, nenhuma instituição financeira se interessou na proposta de compra dos créditos de royalties que o Estado do Rio Grande do Norte detém.

“Com esse resultado, iremos reavaliar o modelo do edital e os valores para publicação do novo pregão na primeira semana de junho”, disse, à época, o secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire.

No pregão lançado em abril, 17 instituições financeiras baixaram o edital, mas nenhuma formalizou uma proposta de compra. Agora, com o calendário avançado, duas semanas após o prazo estipulado pelo próprio Governo para o lançamento do novo edital, ainda não houve publicação no Diário Oficial do Estado.

A expectativa da governadora Fátima Bezerra (PT) com a antecipação dos royalties é arrecadar um valor aproximado de R$ 400 milhões. Esse montante será usado para colocar os salários dos servidores estaduais em dia.

O portal GRANDE PONTO entrou em contato com a Secretaria de Planejamento e das Finanças do RN, que ainda está em contato com instituições financeiras para tomar uma decisão a respeito do assunto esta semana.

“O governo só irá abrir novo edital com garantias mais concretas de adesão. Por isso está em contato com instituições financeiras. Essa semana deverá decidir a respeito”, respondeu a Seplan-RN por meio de nota.

Receba as principais notícias do Portal Grande Ponto direto no Whatsapp. Clique aqui e peça para ser incluído em nossa lista de transmissão!