Governadores do Nordeste ainda não se pronunciaram sobre desastre ambiental

10 de Outubro 2019 - 03h42
Créditos:

Já são 132 as praias nordestinas atingidas pela inexplicável mancha de óleo, segundo último balanço do Ibama. Os governadores nordestinos, que chegaram anunciar um consórcio regional, por enquanto, estão em silêncio e de braços cruzados sobre a tragédia ambiental. Sequer uma nota oficial foi divulgada. Ao todo, até agora, 61 municípios foram afetados nos nove estados da região Nordeste. 

O material é tóxico. Mas até agora o governo de Sergipe foi o único estado nordestino a decretar estado de emergência nos municípios atingidos pela mancha. A medida foi tomada depois do surgimento da mancha de óleo na praia dos Artistas, em Coroa do Meio. A praia foi interditada. Segundo a Administração Estadual do Meio Ambiente sergipano é a maior concentração de petróleo cru encontrada no nordeste.

No último sábado (05/10), um mês depois da primeira ocorrência, o presidente Jair Bolsonaro determinou investigação sobre a origem do óleo. Bolsonaro deu prazo de 48 horas para a conclusão da investigação, mas até agora nada da investigação foi oficialmente noticiado.