FIERN solta nota de esclarecimento sobre trabalho do ISI-ER após informações divulgadas na mídia

08 de Abril 2024 - 06h34
Créditos: Divulgação

Em relação a informações recentes divulgadas pela mídia com ilações em torno do trabalho realizado pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), que engloba o SENAI-RN, informa:

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade, incluindo novas tecnologias, como o hidrogênio verde.

A instituição faz parte da maior rede de pesquisa aplicada criada no Brasil para impulsionar a competitividade da indústria, composta por 27 Institutos SENAI de Inovação. Está em operação desde 2018, no Rio Grande do Norte. Esta rede já possui mais de um bilhão de reais em projetos de pesquisa e desenvolvimento executados, com produtos ou processos entregues aos seus clientes. 

O ISI-ER herdou integralmente atividades de pesquisa aplicada realizadas pelo SENAI-RN, que desde 2002 atua nesse campo e na prestação de serviços para os setores de gás e energia, com diversas empresas privadas e estatais de grande porte, do Brasil e do mundo, e com entidades governamentais. A instituição mantém um sólido histórico de relacionamento com o setor industrial no país, e com instituições internacionais parceiras.

Na sua trajetória, tem construído caminhos que, inquestionavelmente, contribuem para o progresso tecnológico do país e a sustentabilidade, com o avanço das energias renováveis e de inovações necessárias para a transição energética.

Desde a sua origem, os processos relacionados a projetos de pesquisa do SENAI-RN - e do ISI-ER - cumprem todos os regramentos normativos do programa de Compliance do Sistema FIERN e obedecem às regras de compliance estabelecidas pelas empresas contratantes, posicionando-se de maneira a evitar - de forma inegociável - conflitos de interesse pessoal, conflitos de interesse institucional, trocas de favores ou quaisquer outras irregularidades.

Não existem relações de parentesco entre diretores da instituição e dirigentes de empresas que compõem o seu rol de clientes no setor de óleo e gás ou em qualquer área em que atua.

Antonio Medeiros, engenheiro mecânico, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais, pesquisador citado nas referidas publicações, ingressou no SENAI-RN em 2011 por meio de processo seletivo, e tem desenvolvido carreira como um dos mais renomados pesquisadores no setor de energias renováveis. No SENAI-RN, participou e participa de projetos e atividades de pesquisa da instituição nas áreas de gás natural, fertilizantes, energia eólica, energia solar e sustentabilidade. Faz parte do corpo técnico do ISI-ER como pesquisador e coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento desde 2019. 

Diante de todos os fatos expostos - que são públicos, notórios e irrefutáveis - a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), instituição que preside o Conselho do SENAI no Rio Grande do Norte, repudia veementemente qualquer ilação que, de forma proposital, venha a desconhecer, por interesses outros, todo o histórico do ISI-ER como base de pesquisa no país, bem como do respeitado pesquisador em questão.