FIERN participa da abertura da 17ª edição da Feira Nacional do Camarão

17 de Novembro 2021 - 15h59
Créditos:

O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Sindipesca), Gabriel Calzavara, participou da abertura da 17ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam), realizada na noite desta terça-feira (16), no Centro de Convenções de Natal. Representando o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, o dirigente do Sindipesca destacou que o evento “é um dos grandes vetores do desenvolvimento aquícola do Brasil”.

Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC) com apoio da FIERN, a Feira reúne representantes do setor produtivo, empresários e gestores públicos.

Para Calzavara, que também preside a Associação Nacional dos Armadores e Proprietários de Barcos de Pesca (Pesca Br), a Feira é um marco de uma cadeia produtiva que se consolidou. “Essa feira é uma base estratégica de debates do ponto de vista comercial, tecnológico e organizacional das empresas”, afirmou.

Ele lembrou a importância da realização da Fenacam, sobretudo em um momento de dificuldades geradas com a pandemia, e citou o relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) publicado ano passado. “[O relatório] sinaliza uma necessidade de aumento da oferta de pescado para a humanidade”.

Atualmente, há um déficit de mais de 20 milhões de toneladas na oferta de pescado. “Existe uma demanda crescente por pescado e o Brasil se posiciona hoje como uma das principais bases de oferta de matéria-prima e pescado para o mundo”, observa.

Para Itamar Rocha, presidente da ABCC, a realização da Fenacam, que não foi possível no ano passado por causa da pandemia, é mais um importante passo para o desenvolvimento do setor na região. “Nós temos muitos motivos para comemorar e para querermos fazer desta a maior Fenacam de todos os tempos. Este ano, a Feira será muito focada em atender as demandas mais urgentes que o nosso setor está enfrentando hoje”, afirmou.  A Feira segue até a próxima sexta-feira (19).