FENACAM visa retomar crescimento e das exportações de camarão brasileiro

09 de Outubro 2019 - 08h58
Créditos:

O auditório do Sebrae-RN recebeu dezenas de produtores, representantes do poder público e da imprensa para o lançamento oficial da 16ª Edição da Feira Nacional do Camarão, que acontecerá de 12 a 15 de novembro de 2019, no Centro de Convenções de Natal.

O presidente da Fenacam, Itamar Rocha, deu as boas-vindas aos presentes, quando mostrou um comparativo histórico do volume de produção e exportação de camarão, apresentando um ambiente com grande pontencial para a retomada do crescimento da carcinicultura no Brasil. "Estamos acreditando muito nesse evento. O Brasil começa a apresentar condições para que esse estratégico setor possa se desenvolver. Estamos acreditando que chegou o nosso momento. Não é hora de olhar para trás reclamando do que passou, mas de olhar para frente somos esforços e empreender ações proáticas.", disse Itamar Rocha.

José Bonifácio Teixeira, produtor de camarão há mais de 40 anos, também está bastante esperançoso no retorno do crescimento no setor e conta qual é o motivo para acreditar na reestruturação da criação de camarão no RN e no Brasil. "A evolução da criação de camarão vem com a tecnologia que outros países já estão adotando e que agora nós estamos copiando para sair da crise", aponta Bonifácio.

Ele ainda comenta o quanto é importante para os criadores, ter um evento como esse no Rio Grande do Norte. "É muito importante pois vem o mundo todo com tecnologias de ponta, as quais teremos acesso direto, nos dando as opções de escolher qual delas é a mais interessante para adaptarmos ao nosso ambiente.

Entre as autoridades presentes estava o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Leon Aguiar; o Superintendente Federal da Agricultura no Estado do RN, Roberto Carlos Papa; Zeca Melo, Superintendente do Sebrae/RN, além do Superintendente do Banco do Nordeste no RN, Jorge Antônio Bagdêve de Oliveira e do Presidente da FAERN/SENAR, José Vieira, bem como de Jaime Mariz, representando a FECOMÉRIO/RN, que juntos, contribuem para a realização da feira.

Para Roberto Carlos Papa, Superintendente Federal da Agricultura no RN, a realização da Fenacam’19 é uma grande oportunidade de fazer comércio: "A realização da Fenacam’19 representa a vitrine da capacidade e da excelência Da carcinicultura no Rio Grande do Norte. Sabemos que a Fenacam’19 feira reunirá produtores, fornecedores de máquinas, suprimentos, rações, e tudo isso nos dará oportunidade de comércio. Por tudo isso, essa vitrine tem que ser mostrada, e é com satisfação que apoiamos firmemente essa iniciativa", disse Roberto Carlos Papa.

A Fenacam'19 promete ser muito maior que foi no ano passado. Com o dobro de tamanho em relação a última edição, a feira será realizada num espaço de 8.000 m/² e contará com mais de 200 estandes. Portanto, a Feira de Aquicultura, terá como destaque o fato de que abrigará as principais empresas da área de insumos e produtos para aquicultura do mundo. 

A Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Camarão (ANCC) esteve representada na solenidade por Hélia de Barros, que se mostrou empolgada com a realização de mais uma edição da feira no Rio Grande do Norte. "A feira é muito importante pois nos permite acesso a um conhecimento técnico fundamental e nos dá oportunidades de conhecer novas técnicas e poder estar perto de empresas produtoras, de fornecedores e por nos proporcionar a oportunidade de conhecermos os melhores modelos de produção espalhados pelo mundo", concluiu Hélia de Barros.

A Fenacam’19 acontecerá de 12 a 15 de novembro, no Centro de Convenções de Natal. Além da Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, a Fenacam contará também com outros importantes eventos. Confira algumas das atrações:
XVI Simpósio Internacional de Carcinicultura;
XIII Simpósio Internacional de Aquicultura;
XVI Festival Gastronômico de Frutos do Mar;
XVI Sessões Técnicas: Aquicultura e Carcinicultura – Oral e Posters.

As inscrições já podem ser realizadas através do site oficial do evento. Basta acessar www.fenacam.com.br e garantir o seu lugar.