Fátima: É inadmissível governo cortar recursos de Saúde, Segurança e Educação

22 de Maio 2019 - 03h49
Créditos:

Cearense de Jaguaribara, exemplo de um jovem cidadão que conquistou vaga na universidade pública através da política de cotas, único entre seis irmãos a alçar o patamar superior da Educação, o estudante de Direito da UERN, Francisco Cavalcante, organizou e coordenou a instalação do Centro Regional BrazilConference, em Mossoró, uma das dez cidades brasileiras a sediar este fórum de discussões sobre o País. Criado por estudantes brasileiros que estudam na universidade americana de Harvard (Boston-EUA), a edição nordestina da BrazilConference foi realizada no teatro Lauro Monte Filho, teve cerca de 400 estudantes inscritos e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra no painel "+Políticas Públicas: promovendo a educação e reduzindo as desigualdades". Este painel também teve a participação do reitor da UERN, Pedro Fernandes, e das professoras Denise Vasconcelos, da UERN, e Stella Sâmia, da rede básica.

"O que vai mudar nosso país é o diálogo. Agradeço a presença de todos vocês, que estão aqui abertos a discutir possíveis caminhos para o Brasil", declarou Francisco, apresentador da conferência e mediador do painel. "Será através da transformação das pessoas que nós vamos mudar este país", enfatizou. Segundo ele, um dos valores da BrazilConference é que os eventos sejam organizados por estudantes, colocando-os em situação de protagonismo nas discussões por um país mais justo e com menos desigualdades. Relatora do projeto que propõe a continuidade do Fundeb, apresentado por ela e aprovado por todos os governadores no último Fórum realizado em Brasília, Fátima Bezerra destacou que a garantia do financiamento da Educação Básica pelo Governo Federal é uma das principais ferramentas - dentre as políticas públicas - para reduzir as desigualdades sociais.

Na ocasião, ela também conclamou a sociedade e todos os poderes públicos para a luta contra o bloqueio de verbas das instituições federais pelo Ministério da Educação. "Sem esses recursos, as universidades e institutos federais serão obrigados a realizar demissão em massa e a fazer corte de custeios, bolsas, entre outras necessidades. Essa luta para que o governo federal reveja o corte das UFS e IFs não é exclusiva dos alunos e professores",  afirmou.

Professora da rede pública, ela também ressaltou que não pode perder sua sensibilidade enquanto profissional da área e considera que investir em Educação é investimento e não gastos. "Posso dizer aqui com muita alegria que o governo estadual vai liberar os R$ 3,6 milhões para a UERN para compensar a verba bloqueada pelo governo federal", reiterou. A governadora reconhece que o Governo Federal precisa fazer cortes nas despesas, porém, considera inadmissível que os cortes ocorram em áreas essenciais como Saúde, Segurança e Educação.

Outros três painéis foram realizados durante o evento:”+Democracia: Caminhos para renovação e participação política”, tendo como palestrantes o deputados estaduais Allyson Bezerra e Isolda Dantas, o procurador da República, Emanuel Melo e o professor e pesquisador Telmir de Souza; “+Igualdade: Construindo justiça racial no Brasil”, com as professoras Cristiane Sousa, do IFCE, e Ivonete Soares, da UERN, e a coordenadora de políticas de promoção da Igualdade Racial do RN, Giselma Rocha; e por fim “+Justiça: Discutindo Direitos humanos e Segurança Pública”, com palestras dos professores Daniel Pessoa, da Ufersa, Elissandra Barvosa, da UERN, e o major da Polícia Militar do RN, Jailson Andrelino.