Esquadrão "Joker" 70 anos: Um capítulo da história da Base Aérea de Natal

17 de Setembro 2023 - 21h35
Créditos:

Neste domingo, 17, o esquadrão “Joker” completou 70 anos de atuação. Denominado oficialmente por 2º Esquadrão do 5º Grupo e Aviação (2º / 5º GAV) da Força Aérea Brasileira (FAB) possui muita história envolvendo a formação dos pilotos militares do Brasil e a Base Aérea de Natal (Bant).

Essa história remonta ainda ao ano de 1946, quando o 5º Grupo de Bombardeio Médio (5º GBM) ocupa a então “base americana”, recém desocupada e com centenas de edifícios aguardando uso da FAB, até que em 1947 surge o 5º Grupo de Aviação (5º Gav), com a ideia inicial de possuir dois esquadrões o 1º / 5ºGAv e o 2º/5º GAv. O primeiro foi ativado em março o mesmo ano, enquanto o segundo ficou para 17 de setembro de 1953, apenas.

O 2º/5º GAv recebeu a nobre missão de formar os pilotos de caça da FAB e um detalhe importante é que as primeiras aeronave foram os F-47, os mais conhecidos P-47 “Thunderbolts”, utilizados pelo “Senta a Pua” na campanha da Itália, durante a segunda guerra mundial. Até 1970, passaram ainda pela BANT, aviões como: o C-41 “Paris”, T-45 e B-26 “Invader”. Ao longo dos anos, o esquadrão foi perdendo a missão de formar apenas pilotos de caça, passando em alguns momentos a atuar na formação dos bimotores, como o B-25, T-45 e B-26.

AT-26 "Xavante"

A-29 "Super-Tucano"

Nos anos 1980, retorna na formação da caça no Centro de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens (Catre), operando os icônicos jatos AT-26 “Xavante”. Apenas em 2004, em um processo iniciado um ano antes, que esses caças foram aposentados e substituídos pelo moderno A-29 “Super-Tucano”, considerado um excelente vetor de treinamento.

Esse mesmo avião recebeu nessa semana a pintura comemorativa aos 70 anos do “Joker”, criada por militares do próprio esquadrão.

A-29 comemorativo com arte dos 70 Anos

Profile do artista Alexandre Guedes

O Emblema

A atual bolacha do “Joker” também está recheada de história e significado, sendo motivo de orgulho aos seus portadores. Contudo, vale lembrar que em alguns poucos momentos ela foi diferente e trazia os dizeres “...É peia...” (1957 a 1970), período de uso dos bombardeiros médios e bimotores.

Voltado ao emblema  mais famoso, o atual remonta ao 3º / 1º GAvCa onde originalmente estavam os F-47, na Base Aérea de Santa Cruz (RJ) antes da transferência para Natal. Nela, podemos ver o avestruz representando o instrutor dando “ordem” ao estagiário, figurado como um pinguim. Mas por que o avestruz? A ave foi símbolo do 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), na Itália, e representava a experiência, o sangue e batalhas da segunda guerra. O então tenente Fortunato Câmara é o autor original do avestruz, tanto para o Senta a Pua como para o Joker, segundo consta na Associação Brasileira de Aviação de Caça (ABAC).

Post Relacionado:

80 Anos da Base Aérea de Natal

Saiba mais: