20190615202029w7tcHZ.jpeg

15/06/2019 21:22

Em Carnaúba dos Dantas, governadora renova Programa Microcrédito do Empreendedor

Fotos: Elisa Elsie

Em Carnaúba dos Dantas, governadora renova Programa Microcrédito do Empreendedor

O Governo do Estado beneficia mais de 50 microempreendedores no município de Carnaúba dos Dantas, por meio do programa Microcrédito do Empreendedor, gerido pela Agência de Fomento do RN (AGN). Em visita à Escola Estadual Caetano Dantas, neste sábado (15), a governadora Fátima Bezerra entregou os cheques aos beneficiados, um investimento de R$ 206 mil que serão injetados na economia local, gerando emprego e renda para a região do Seridó.

"Este programa é simples, e as coisas simples são as mais bonitas. É o Estado facilitar o acesso ao crédito para o trabalhador, para o pequeno comerciante. O Microcrédito vem ajudar os trabalhadores e trabalhadoras de Carnaúba dos Dantas e ganha um significativo ainda mais importante pois chega em um momento muito importante, neste cenário de crise financeira, com altos índices de desemprego, e os pais e mães de família precisam garantir a sobrevivência dos seus entes, aumentar a renda. Tenho certeza que cada beneficiado nesta tarde vai usar com sabedoria este crédito no seu negócio. É dinheiro que fica no município e fortalece a economia local", destacou a governadora.

Os financiamentos são destinados a empreendedores formais e informais do município, com destaque para o artesanato, alimentação (produtos típicos da região), confecção e beleza (venda de cosméticos, manicure e salões de beleza). Uma das beneficiadas, Joana D'arc Cândido, artesã de 82 anos, aprendeu a bordar com mãe, aos 7 anos de idade e continuou a tradição da família produzindo diferentes tipos de bordados, crochês e tricô para complementar a renda familiar.

Histórias de empreendedorismo como a dela são cada dia mais frequentes e influenciam os mais jovens, como Rita de Cássia Dantas, 21 anos, que há dois vende roupas utilizando as redes sociais. " Com esse dinheiro vou poder comprar mais mercadorias e levantar minhas vendas", disse a jovem. Desde o início deste ano, o investimento realizado pelo Governo do RN, superou os R$ 6 milhões, com 2.054 operações contratadas em mais de 120 cidades do RN.

A estimativa da AGN é que os investimentos realizados este ano garantiram mais de 3 mil postos de emprego no estado, pois a cada 10 operações de Microcrédito, em média 15 postos de trabalho são gerados.

"O nosso objetivo é não apenas dar continuidade ao programa, mas ampliá-lo. Na hora em que a economia está fortalecida, a gente tem emprego, renda e qualidade de vida", destacou Marcia Maia, diretora da agência.

O Microcrédito do Empreendedor é um programa pioneiro de financiamento para os micro e pequenos empreendedores que dá acesso a crédito para investimento e ampliação dos negócios a juros abaixo da média de mercado. O programa atende desde jovens que estão começando a investir até pessoas acima dos 60 anos.

A AGN ainda capacita com noções voltadas para o empreendedorismo e gestão para que os recursos sejam aplicados de forma sustentável. O comércio é o setor com o maior número de contratações de crédito, sendo o ramo de alimentos, comércio varejista e prestadores de serviços entre os principais.

PUBLICIDADE

MAIS ACESSADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS