Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos é inaugurada no RN; saiba como vai funcionar

15 de Fevereiro 2025 - 07h52
Créditos: Humberto Sales/Governo do RN

 

A Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) foi inaugurada nesta sexta-feira (14) na Zona Oeste de Natal. Segundo pesquisa da DataSenado, no Rio Grande do Norte cerca de 25% da população já foi vítima de algum tipo de crime digital, o que representa 1 a cada 4 pessoas.

A DRCC passa a funcionar no prédio da antiga Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), localizado na Avenida Capitão-Mor Gouveia, no bairro Nossa Senhora de Nazaré.

O objetivo da delegacia é intensificar o combate a crimes praticados no ambiente digital, como fraudes eletrônicas, estelionato virtual, disseminação de conteúdos ilícitos e crimes contra a propriedade intelectual.

A DRCC conta com uma equipe formada por um delegado, dois escrivães e cinco agentes.

Funcionamento
Segundo o delegado Felipe Botelho, titular da delegacia, a vítima de crimes cibernéticos pode procurar a delegacia distrital mais próxima para o atendimento inicial e que os casos que forem de competência da DRCC serão encaminhados para a unidade especializada.

“A pessoa que sofreu um golpe ou teve um dispositivo invadido pode continuar procurando a delegacia distrital do seu bairro. Após isso, todos os casos que sejam de nossa atribuição serão encaminhados para nós”, explicou.

O delegado reforçou ainda a importância de registrar a queixa por meio da delegacia virtual.

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Araújo, ressaltou que a unidade atuará de forma integrada com outras delegacias e órgãos de segurança, como o Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade, que combate crimes como a pedofilia.

Com informações de g1 RN