Cônsul americano conhece projeto sobre Natal na Segunda Guerra e promete apoio

10 de Maio 2019 - 14h30
Créditos:

O Projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra, idealizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, tem um novo aliado. O Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett, esteve em missão diplomática à Natal e visitou a sede da instituição para conhecer o projeto que vem sendo desenvolvido com a consultoria de historiadores e pesquisadores. John Barrett destacou o papel importante de Natal e Parnamirim nesta fase da história e que há no Estado muitos elementos marcantes da Segunda Guerra Mundial.

Acompanhado de uma comitiva diplomática que também contou com o Cônsul de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Daniel Stewart, John Barrett garantiu que vai avaliar de que forma é possível apoiar e contribuir com o projeto, que na sua opinião é essencial e importante para a história dos dois países. “Para mim, como cônsul americano, é um orgulho ver que o povo do Rio Grande do Norte está lembrando e resgatando essa parte da história compartilhada entre o Brasil e os Estados Unidos. Estamos conhecendo esse projeto para ver a melhor forma de apoiá-lo”, afirma.

O novo roteiro histórico e cultural que atrairá turistas do país e do mundo inteiro, especialmente os norte-americanos, está sendo elaborado com o apoio de historiadores e pesquisadores. Com a sua implantação, Natal e Parnamirim serão as únicas cidades do Brasil a oferecerem destinos turísticos com a temática da Segunda Guerra. ‘Estamos criando um novo roteiro de promoção turística com um diferencial competitivo e único no Brasil. É uma forma de estimular o empreendedorismo e fomentar o desenvolvimento econômico, valorizando uma das mais importantes fases da história do nosso Estado”, explica o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

Roteiro histórico

O historiador e pesquisador Rostand Medeiros, autor do livro “Sobrevoo: episódios da Segunda Guerra Mundial no Rio Grande do Norte” que conta a história da aviação e da participação do Brasil na Segunda Guerra, destacando aspectos históricos do Nordeste, acredita que o roteiro cria uma nova dimensão para o turismo potiguar, num contexto histórico e cultural que é exclusivo de Natal e Parnamirim. “A ideia desse roteiro é extremamente salutar, porque nos permite utilizar as informações históricas em prol do nosso turismo. Acredito que será um sucesso”, afirma Rostand.

Através de um site, o turista poderá visualizar por computador ou celular diversas informações e as imagens de pontos históricos, como a Base Aérea de Parnamirim, que preserva até hoje traços da arquitetura e da engenharia americana, a rampa que foi o cenário do encontro entre os presidentes americano e brasileiro, respectivamente, Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas. A rampa foi a primeira base a operar missões de guerra na América do Sul.

Além disso, tem a casa do cônsul italiano, que ainda guarda marcas de um passado ligado ao nazismo, porquanto em meados de 1942 o cônsul foi descoberto e preso sob a acusação de espião.  A Base Naval de Natal foi construída em plena guerra e atualmente abriga o museu naval da capital e permite a realização de passeios pelo rio Potengi até a rampa.

A maternidade Januário Cicco foi transformada em hospital militar durante a guerra e o Grande Hotel, localizado no bairro da Ribeira, foi projetado pelo arquiteto francês George Mounier, que além de hospedar pessoas ilustres foi palco de grandes eventos relacionados à guerra.

Um dos principais objetivos do Projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra é criar um roteiro turístico capaz de garantir a permanência de turistas por mais tempo na cidade, além da criação de eventos alusivos ao tema, tais como o Dia D, com espetáculo teatral e apresentações de big bands.

A expectativa é que haja um incremento dos setores do comércio e serviços com a criação de produtos alusivos ao tema, especialmente nos segmentos de bares, restaurantes e atividades associadas como o artesanato. Os idealizadores vislumbram, inclusive, a consolidação da capital como destino turístico e histórico do Rio Grande do Norte.