
O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou nesta terça-feira (20) a realização de um novo concurso público para o cargo de professor de ensino superior na instituição.
A determinação ocorreu após o cancelamento de um concurso anterior, por causa de erros no processo. Entre os problemas, identidades dos candidatos foram reveladas indevidamente aos corretores das provas.
A nova resolução deverá ser publicada no Jornal Oficial da Fundação nos próximos dias. O documento autoriza a execução dos trâmites para a realização do certame e define a formação da nova Comissão Central do Concurso, com representantes de setores internos e externos.
Depois da nomeação dos integrantes da nova Comissão, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) deverá adotar os procedimentos necessários para a realização do novo concurso.
Concurso cancelado
A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte anunciou no dia 8 de abril que decidiu cancelar o concurso público para vagas de professor do Ensino Superior que teve edital lançado em janeiro de 2024.
O concurso já estava paralisado desde janeiro deste ano, após ter sido suspenso na fase de provas e títulos. A universidade abriu um processo para devolução da taxa de inscrição aos candidatos.
Em janeiro, a Fundação da UERN (Fuern), anunciou que o concurso foi suspenso por causa de denúncias apontando que o sistema da banca contratada para realizar o concurso revelou a identidade dos candidatos perante as bancas examinadoras, "violando os princípios da legalidade e da impessoalidade".
Com informações de g1 RN