
Integrantes do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Natal (CMTMU) solicitaram que a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, apresente a planilha tarifária atualizada do serviço de transporte coletivo urbano e para o serviço opcional, na próxima reunião ordinária da entidade, agendada para quinta-feira (26), às 10h, na sala de reuniões da STTU, no bairro da Ribeira.
O documento é assinado por 14 participantes do conselho e justificam o pleito reforçando que a atual tarifa vigora desde 19 de maio de 2019, portanto há 44 meses, estando completamente desatualizada. E justificam ainda que, nesse período, vários fatores que compõem a planilha tarifária foram modificados, ocorrendo significativa elevação destes itens, como combustíveis.
Os representantes das entidades que compõem o CMTMU ainda reforçam que, transcorridos 44 meses de vigência da atual tarifa, esse tema não foi mais pautado nas reuniões ordinárias ocorridas nesse período, o que faz justificar o caráter de urgência para o atendimento do pleito.
Foto: Reprodução
O último reajuste tarifário apreciado no conselho, passando a passagem para R$ 4,25, foi em 28 de fevereiro de 2020. Na época, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), vetou o aumento. Originalmente, a pauta da reunião da próxima quinta-feira (26) está somente o tema da metodologia adotada para o pagamento do subsídio das gratuidades das pessoas idosas.
“Daí, os representantes das entidades junto ao conselho solicitam a urgente apresentação da planilha tarifaria atualizada para que a entidade se posicione sobre a real situação tarifária da prestação do serviço de transporte coletivo urbano na capital, antes que o sistema entre em colapso”, salientou Edileuza de Queiroz, da Transcoop Natal, que lidera a solicitação.
Em ata do CMTMU de 24 de novembro de 2022, a secretária Daliana Bandeira já havia concordado com a inclusão em pauta do assunto planilha tarifária. “Por isto sugerimos uma reunião urgente em razão da imensa importância do tema”, reforça Edileuza de Queiroz, que em abril de 2022 formalizou uma planilha na reunião ordinária do conselho com o valor da tarifa para o opcional no valor de R$ 6,25, até o momento sem resposta para STTU.
Com informações da 98 FM