Com corte na testa, criança de 5 anos precisa passar por três UPAs de Natal para conseguir atendimento

16 de Novembro 2022 - 06h54
Créditos:

Uma criança de 5 anos, com um corte profundo na testa, passou por uma verdadeira peregrinação para conseguir atendimento médico em Natal. A criança e os familiares precisaram se deslocar por três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital potiguar para que ela pudesse ser atendida. 

A jornada começou na manhã desta terça-feira (15). A menina saiu do conjunto Nordelândia, na zona Norte de Natal, após cair da cama e bater com a testa em um copo de alumínio. O primeiro destino foi a UPA de Potengi, na mesma região.

Na unidade, a mãe relatou que os profissionais de saúde disseram que não tinha material para realizar a sutura do corte. "Não tinha, porque aí não sutura. Disseram que a pediatria está fechada. Vai deixar a menina assim? Tem que ir. É um descaso muito grande com a saúde. Deveria ter pelo menos humanidade. Vamos lá para ver o que vão dizer", declarou a mãe da menina.

Do Potengi, a família seguiu para o Pajuçara, também na zona Norte. Na segunda tentativa, mais uma negativa para a família. A ala pediátrica da unidade foi desativada no início desse mês e os profissionais informaram também que não seria possível fazer o atendimento.

A opção foi seguir para a UPA de Cidade da Esperança. No local, a criança finalmente foi atendida.  Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal disse que "não está faltando material de sutura". "A SMS lamenta profundamente o ocorrido", completou.

Com informações do Portal da Tropical