CEI Romualdo completa 47 anos com inovações e referência educacional

07 de Março 2019 - 14h13
Créditos:

O Colégio CEI Romualdo Galvão completa, nesta sexta-feira, 8 de março, 47 anos de atuação de destaque na educação potiguar. A escola que tem por lema o “Educar para o Pensar” mantém a tradição de oferecer um ensino de excelência, aliada ao pioneirismo em práticas pedagógicas na educação básica referência no estado.

“São 47 anos de busca constante por qualidade e atualização pedagógica. Vivemos um momento de mudanças profundas nas relações sociais e perfis profissionais, o que exige da escola estar em constante busca para adequar-se às novas exigências do mundo. O CEI tem como meta formar o aluno na sua integralidade, para usufruir das possibilidades desta nova realidade”, destacou a diretora pedagógica, Ana Flávia Azevedo.

Entre as novidades adotadas pela escola em 2019, está o STEAM, uma proposta integradora no ensino de ciências que tem por bases conceituais a aprendizagem desenvolvida em projetos para resolução de problemas, valorizando o “movimento maker”, o qual estimula aos alunos aprendizagem criativa. O projeto envolve as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes, tendo como premissas a construção ativa, aprendizagem contextualizada, interação social e ferramentas cognitivas.

Outro projeto inovador aplicado no CEI Romualdo é o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), que tem por objetivo trabalhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Acreditando na escola como formadora de seres humanos sociáveis, o LIV traz temáticas importantes de formas dinâmicas para serem trabalhados dentro e fora de sala de aula e investindo na relação entre o aluno, a escola e a família.

Durante seus 47 anos de existência, o CEI Romualdo tem uma extensa implementação de iniciativas pioneiras que vão desde a pedagogia de projetos, passando pela divisão do ano letivo em três trimestres, o programa de formação ético-social, ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, a associação da escola à Unesco  e os projetos de internacionalização de currículo High School e Middle School, com a Univesidade de Missouri – EUA, são iniciativas que valorizam o processo educacional na missão do CEI Romualdo.