Casa Sarmento é destaque em Workshop Famílias Empreendedoras em Natal

18 de Outubro 2019 - 15h32
Créditos:

A história de sucesso do grupo que comanda a Casa Sarmento foi um dos destaques da edição 2019 do Workshop Famílias Empreendedoras, realizado nesta quinta-feira (17) no Hotel Holliday Inn. O evento reúne empresários que empreendem em família e debate as dificuldades de fazer com que o negócio seja mantido com o passar das gerações. 

"A Casa Sarmento tem como missão satisfazer a necessidade do seu cliente, é nossa meta desde a fundação da loja, pelo meu avô. Estamos sempre pensando no que é melhor para o consumidor dos nossos produtos, afinal de contas são eles o motivo da nossa existência", disse Derneval de Sá Júnior durante a sua palestra no workshop, ele que atualmente é o diretor do grupo Casa Sarmento. 

Com 70 anos de fundação, a Casa Sarmento começou sua história sob o comando de Genival Sarmento de Sá, que saiu de São Paulo do Potengi para vencer na vida em Natal. Na capital potiguar, percebeu o potencial que tinha a localidade que posteriormente se transformaria no bairro do Alecrim. Era lá que paravam os ônibus vindos do interior, com consumidores ávidos por produtos da capital. 

Ainda criança, Derneval de Sá começou a frequentar a loja, nos anos 50. Com o passar dos anos, passou a se dedicar ao negócio do pai. Mas, foi somente no início da década de 80 que assumiu sozinho o comando do empreendimento, com a decisão de Genival de se aposentar. 

As seguidas crises financeiras do país entre 1985 e 1993, se transformaram em obstáculos para a Casa Sarmento. Com a chegada do Plano Real em 94, surgia uma nova esperança. Foi nesse ano que Derneval Júnior ingressou na faculdade de Administração, de onde sairia para dividir com o pai os trabalhos da loja. 

Com o equilíbrio econômico do país, era a hora de implementar uma série de ações voltadas para o crescimento do negócio. E a estratégia adotada tinha dois focos. Primeiro, era preciso fortalecer o bairro do Alecrim, como forma de não apenas manter a clientela como de aumentar a visitação na região, atraindo assim mais consumidores. Coube a Derneval, o pai, articular a criação da Associação de Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), da qual foi fundador e presidente por vários anos. A iniciativa deu certo, e o local se mantém até hoje como o maior centro comercial do Rio Grande do Norte, sendo também o maior gerador de emprego e de imposto para o Estado.

Já a Derneval Júnior, ficou a missão de expandir o negócio. Veio a segunda loja, aberta até hoje no Praia Shopping. Depois, o grupo criou a marca Bagagerrie, abrindo um novo negócio dessa vez no Midway Mall. Pouco depois, Derneval e o filho foram procurados pela Le Postiche para que assumissem a franquia no Rio Grande do Norte. A negociação foi longa, mas terminou com sucesso. 

Atualmente, o grupo conta com 7 lojas abertas em Natal e possui cerca de 60 funcionários. Já sob o comando da terceira geração, foi apontado no Workshop como um case de sucesso em se falando de negócio familiar.

O Workshop Famílias Empreendedoras ainda contou com palestras das empresas Abreu Imóveis, Matersol e Potiguar Honda.