Carnaval em Natal: confira mudanças no trânsito e nos itinerários dos ônibus

18 de Fevereiro 2020 - 06h23
Créditos:

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou a lista de interdições e as mudanças nos itinerários dos ônibus da capital durante o carnaval deste ano. As mudanças estão previstas nos diferentes polos em que haverá as festas oficias da prefeitura. De acordo com a STTU, participarão na operação 60 agentes de mobilidade e 28 viaturas, dentre carros e motos.

Em algumas localidades, os bloqueios no trânsito começam nesta quarta-feira (19). Em Petrópolis, os desvios das linhas de ônibus ocorrerão a partir 17h de cada dia, no período de quinta-feira (20) à terça de carnaval, dia 25 de fevereiro. Nos demais polos em que há mudança nas linhas, os desvios ocorrem o dia inteiro, por causa da instalação dos palcos nas vias.

Confira as mudanças:

Polo Petrópolis

Para realização do carnaval no Polo Petrópolis, serão bloqueadas a Rua Seridó (das avenidas Prudente de Morais até Afonso Pena), as ruas Manoel Machado e Joaquim Fabrício (da Rua Coronel Joaquim Manoel até a Rua Seridó) e a Avenida Campos Sales (da Rua Potengi até a Rua Seridó). A interdição da região começa na quarta (19) e segue até 26 de fevereiro.

Com as interdições, a linha 35 (Soledade/Candelária) vai desviar de itinerário – apenas no sentido que leva ao bairro de Soledade – a partir da Avenida Prudente de Morais. O ônibus vai entrar na Rua Otávio Lamartine, seguir pela Avenida Campos Sales e Rua Trarí, de onde segue o itinerário normal.

A linha 39 (Cidade Nova/Tirol) sofrerá desvios, no sentido que leva a Cidade Nova, a partir da Rua Potengi. Os veículos vão entrar na Avenida Floriano Peixoto, Rua Mossoró e seguir para a Avenida Hermes da Fonseca, de onde continuam o itinerário normal.

Polo Rocas

No Polo das Rocas, será fechada a Rua Pereira Simões, no trecho da rotatória com a Rua São João de Deus até a Rua São Francisco. Também serão bloqueadas a Rua São João de Deus, da Travessa Pereira Simões até a Rotatória com a Rua do Areal, e a Rua das Donzelas, da Rua Jacinto Dantas até a Rotatória com a Rua do Areal. Os bloqueios já iniciam nesta sexta-feira (21) seguindo até segunda-feira (24/02).

Com a interdição, as linhas 33 (Planalto/Praia do Meio) e 59 (Guarapes/Praia do Meio) vão sofrer desvios, no sentido Praia do Meio, a partir da Rua Almino Afonso, entrando na Rua Olavo Bilac, Avenida Duque de Caxias, Rua São João de Deus, Rua Coronel Flamíno, Rua Professor José Melquíades e chegando à Avenida Presisente Café Filho, de onde seguem seu itinerário normal.

A linha 64A/43 (Nova Natal/Praia do Meio/Candelária) desvia a partir da Rua Almino Afonso, entrando na Rua Olavo Bilac, Avenida Duque de Caxias, Rua São João de Deus, Rua Coronel Flamíno, Rua Professor José Melquíades e chega ao Viaduto de Santos Reis, de onde segue o itinerário normal.

Polo Ribeira

Já no Polo da Ribeira, os bloqueios acontecem no sábado (22) e domingo (23). Será fechada a Avenida Duque de Caxias, da Esplanada Silva Jardim até a Praça Augusto Severo. Também serão fechadas as ruas Quinze de Novembro, Ferreira Chaves (no trecho da Rua Frei Miguelinho até a Rua Almino Afonso), Rua Nísia Floresta (da Rua Frei Miguelinho até a Avenida Duque de Caxias), e a Travessa Bom Jesus (da Rua Almino Afonso até a Avenida Duque de Caxias).

Com o bloqueio, as linhas 13, 22/71, 33A, 35, 59, 64A/43, 75, 78A/47, 81, 84, 85 e 313 sofrerão desvios de itinerário a partir da Rua São João de Deus. Os ônibus vão entrar na Avenida Engenheiro Hildebrando de Góis, depois Rua Frei Miguelinho, Rua Doutor Barata e chegando à Praça Augusto Severo, de onde seguem o itinerário normal.

Polo Nazaré Folia

Para o Polo Nazaré, a Rua Hidrógrafo Vital de Oliveira será fechada no trecho entre a Avenida Jerônimo Câmara até a Avenida Capitão-Mor Gouveia, ao lado da Rodoviária de Cidade da Esperança. A interdição começa a partir desta sexta-feira (21) e segue até quarta-feira (26).

Polo Centro Histórico

Para o Polo Centro Histórico, serão interditadas o entorno das praças André de Albuquerque e Sete de Setembro, a partir desta quinta-feira (20) e até a quarta-feira de cinzas (26). Nesse polo não há alterações em linhas de ônibus.

Polo Redinha

Na Redinha, serão montados dois palcos, sendo um no Largo do Buiu e outro na Praça do Cruzeiro. As interdições ocorrem apenas no Palco da Praça do Cruzeiro, sendo interditadas as ruas José Herôncio de Melo e a Travessa do Cruzeiro (do trecho da Rua Engenheiro Clóvis Aragão até a Praça do Cruzeiro), e a Rua do Cruzeiro, da Praça do Cruzeiro até a Rua Presbítero Manoel Alves Cardoso. Nenhum dos palcos do Polo Redinha afeta a circulação das linhas de ônibus.

Polo Ponta Negra

No Polo Ponta Negra, ocorrerá interdições no entorno da Praça Ecológica, mais conhecida como Praça do Gringo’s. Serão bloqueadas a Avenida Praia de Ponta Negra (da Rua Praia de Itapuã até a Rua Engenheiro Amon Saraiva da Silveira), a Rua Palestina (da Avenida Eng. Roberto Freire até a praça) e a Rua Praia do Rio Doce (da Rua Praia do Zumbi até a praça). Nesse polo também não há alterações em linhas de ônibus.