Caminhão é apreendido por descarte ilegal de resíduos em área pública na zona Oeste de Natal

05 de Março 2024 - 14h17
Créditos: Divulgação/Semurb

Um caminhão de uma empresa de "tira-entulhos" foi apreendido por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na tarde dessa segunda-feira (4), por promover descarte ilegal de resíduos de construção civil, em área pública. A ação contou com o uso de drone e foi no bairro do Guarapes, zona Oeste de Natal.

O terreno onde ocorreu o descarte ilegal fica localizado na rua Novo Guarapes, nas proximidades da Zona de Proteção Ambiental 4 (ZPA-4). O local é uma região de dunas, que recentemente passou por um processo de recuperação de área degradada.

De acordo com o fiscal ambiental Gustavo Szilagyi, responsável pela fiscalização, o monitoramento da área já vinha sendo realizado há algum tempo, e nesta segunda-feira foi feito o flagrante da atividade ilegal.

A Guarda Municipal foi acionada e fez a abordagem do veículo, que foi conduzido pela equipe para a secretaria. E o responsável pela empresa foi intimado a comparecer à Semurb nesta terça-feira (5) com toda a documentação da empresa para que seja apresentada à Supervisão de Fiscalização de Água e Solo (SPASO).

“Ele será multado com multa grave e caso a empresa não tenha licença para operar, receberá uma multa adicional por falta de licença e terá suas atividades interditadas, visto que a operação deste tipo de atividade só é permitida mediante autorização do Município”, disse.

Para denúncias de disposição irregular de resíduos, efluentes e infrações ambientais, os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb no número (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Nos fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas através do número 190 do Ciosp.