Brasileira pode bater recorde mundial com onda gigante surfada em Nazaré

01 de Março 2026 - 13h20
Créditos: Reprodução

A surfista brasileira Michelle des Bouillons ainda tenta dimensionar o que viveu em 13 de dezembro de 2025, em Nazaré, durante a etapa de ondas gigantes da WSL. Naquele dia, ela pode ter surfado a maior onda já registrada por uma mulher.

Um estudo técnico encomendado pela atleta apontou que a onda teria 24,99 metros, superando o atual recorde mundial da também brasileira Maya Gabeira, que em 2020 alcançou 22,4 metros (73,5 pés), também em Nazaré.

Michelle agora busca validar oficialmente a possível nova marca e detalhou ao UOL os bastidores e a batalha burocrática para reconhecimento.

Ela contou que caiu na primeira bateria do dia, considerada a mais difícil por servir como teste do campeonato, mas sabia que seria o momento de maior energia do mar. “Vou pegar a maior onda do dia, vamos para a bomba”, relatou.

O momento decisivo ocorreu no início da bateria, quando Ian Cosenza, seu parceiro na pilotagem do jet-ski, a posicionou para uma série que se aproximava. Segundo Michelle, foi a maior onda de sua bateria. Mesmo com nove temporadas em Nazaré, a dimensão da parede de água impressionou.