Bolsonaro diz que nazismo e comunismo são "ideologias totalitárias e genocidas"

17 de Janeiro 2020 - 11h29
Créditos:

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta Twitter nesta sexta-feira (17) para comunicar o desligamento do secretário especial de Cultura Roberto Alvim. Em outro post, também no Twitter, o presidente disse que repudia as “ideologias totalitárias e genocidas”, citando o Nazismo e o Comunismo.

“Reitero nosso repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, como o nazismo e o comunismo, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas. Manifestamos também nosso total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos muitos valores em comum”, escreveu o presidente.

Bolsonaro classificou a fala de Alvim como um “pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado”.

Na madrugada desta sexta-feira, Alvim divulgou um vídeo, em sua conta no Twitter, que remete a trechos de um discurso do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels. No vídeo, o secretário fala sobre o lançamento do Prêmio Nacional das Artes, e sobre o que seria o ideal artístico para a pasta. Como música de fundo, o secretário escolheu uma ópera de Wagner, compositor preferido do líder nazista, Adolph Hitler.

"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", disse Alvim.

Em um pronunciamento, Goebbels havia dito que "a arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada".