Black Friday: veja dicas de especialistas para aproveitar a data

25 de Novembro 2022 - 06h23
Créditos:


As expectativas do comércio para Black Friday desta sexta-feira (25) estão altas. A data deve registrar a maior movimentação financeira desde que chegou ao Brasil em 2010, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Consumo e Turismo (CNC).

Apesar das ofertas tentadoras, especialistas consultados ressaltam a importância do planejamento financeiro, definindo prioridades, não gastando mais que o orçamento permite e fazendo pesquisas extensivas antes de comprar quaisquer produtos e serviços.

Confira as principais dicas dos especialistas para fazer boas compras e aproveitar a data sem culpa:

Faça uma lista e defina orçamentos

Apesar de ser Black Friday, o orçamento e o salário do consumidor não mudam com a data. Portanto, fazer uma lista de necessidades e desejos é a primeira dica em qualquer evento do comércio. Épocas de promoções podem ser positivas para o bolso do consumidor, mas só se usar as ofertas com planejamento e organização.

Faça pesquisa de preços (com antecedência)

Lista feita, o ideal é começar a pesquisa dos preços o quanto antes. Além de ser possível saber se o desconto oferecido vale a pena, o consumidor já pode planejar o orçamento para o gasto.

Mesmo em cima da hora, Marcel Jacob, vice-presidente de B2C da Infracommerce, afirma que ainda dá tempo. “Muitas marcas, varejos, marketplaces guardam as promoções com maior desconto e itens mais procurados para o dia da Black Friday, e se prolongam ao longo do final de semana até a Cyber Monday”, afirma.

Existem algumas ferramentas que possibilitam essa comparação de preço. Confira algumas delas:

- Zoom: a plataforma de comparativo de preços permite que o consumidor crie um alerta nos produtos que deseja comprar para receber uma notificação quando ocorrer uma oferta, com um histórico de preços que mostra em um gráfico a variação de preços de um produto nos últimos 40 dias ou 6 meses;
- Buscapé: também com uma seção para a Black Friday, o site do Buscapé permite pesquisar produtos por faixa de preço e de desconto. 
- Black Friday de Verdade: lançada em 2014, o site oferece uma extensão (plug in) para o navegador, que ajuda o consumidor a comparar e monitorar preços nas maiores lojas da internet, além de alguns cupons de desconto.
- Google: na área de compras, permite que você pesquise e compare preços.

Além disso, não se esqueça de conferir os preços nas lojas físicas: os preços ofertados podem ser diferentes do anunciado no canal online.

Busque por sites confiáveis e oficiais

Antes de concluir a compra, o consumidor deve conferir se o site que está comprando é seguro. Um dos principais métodos de golpistas é enviar links e anúncios que simulam o site oficial, mas que, ao efetuar a compra, se provam fraudulentos, ou ainda instalam softwares maliciosos sem que o usuário se dê conta.

A plataforma consumidor.gov.br permite que a checagem da reputação de grandes varejistas, incluindo também reclamações, experiências de usuários e outros dados relevante.

Cuidado redobrado com os golpes

Para não cair em golpes durante a Black Friday, o Idec publicou uma série de dicas para se prevenir e aproveitar as promoções com responsabilidade.

Alguns sites e os Procons fazem monitoramento de preço para ajudar os consumidores a escolherem empresas com boa reputação.

Para se resguardar, guarde o folheto ou faça uma foto da tela do computador ou celular (print screen) com a demonstração do produto, valor, e também com informação do link, nome da empresa, data e hora em que foi feita a pesquisa.

Aposte no cashback e cupons de descontos

Douglas Pucci, head de Sales CoAktion, orienta ficar de olho nos cupons e cashbacks é fundamental para aproveitar ao máximo os descontos da Black Friday. Existem sites que compilam os cupons e aplicativos de cashback para produtos e serviços específicos, portanto, dependendo da sua lista, vale procurar um aplicativo que coincida com as suas necessidades.

Antes de concluir a compra

Pesquisou, achou um bom desconto em site confiável e colocou o produto no carrinho? Agora observe custe de frete, prazo de entrega, meios de pagamento e políticas de troca e devolução.

Com informações de CNN