Avião da Azul emite alerta de emergência perto do destino em Recife

29 de Janeiro 2025 - 08h40
Créditos: Reprodução/Flightradar24

 

O voo AD2820 da Azul, que havia partido de Guarulhos com destino ao Aeroporto Internacional do Recife, declarou emergência “pan-pan” à Torre de Controle do aeroporto, na noite da última segunda-feira (27).

O sinal de urgência “pan-pan” é usado quando há risco para a segurança de uma aeronave. Ele indica uma situação incerta e tem prioridade sobre todas as outras comunicações, exceto sobre o tráfego de socorro.

A aeronave precisou solicitar prioridade de pouso devido a questões técnicas.

O Centro de Operações de Emergência (COE) foi imediatamente acionado, e a aeronave aterrissou com segurança. Após o pouso, os passageiros desembarcaram sem intercorrências.

Em nota, a Azul informou que a segurança é prioridade em suas operações e que o ocorrido foi tratado conforme os protocolos de segurança exigidos. A empresa também lamentou “eventuais transtornos causados”.

Entenda sinais de emergência
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) adota sete procedimentos e sinais, utilizados em aeronaves para garantir que qualquer incidente seja rapidamente identificado e atendido. Ao compreender esses códigos e sinais, é possível entender o que acontece durante um voo.

Três sinais de emergência falados são utilizados por aeronaves. São eles:

Sinal de Socorro “MAYDAY”: O termo que se pronuncia MEIDE, é utilizado para indicar que uma aeronave em movimento está em perigo iminente e solicita auxílio imediato. Este sinal tem prioridade sobre todas as outras comunicações.

Sinal de Urgência “PAN-PAN”: Termo é utilizado quando a segurança de uma aeronave em movimento estiver em perigo. O sinal de urgência PAN-PAN deve ser utilizado quando existir uma situação insegura que possa eventualmente envolver a necessidade de auxílio; e tem prioridade sobre todas as outras comunicações, menos sobre o tráfego de socorro.

Sinal de Segurança “SECURITY ou SAFETY”: Utilizado para mensagens relativas à segurança da navegação, ou para transmitir algum aviso meteorológico importante. Qualquer mensagem iniciada por um destes sinais tem precedência sobre as mensagens de rotina. Normalmente o sinal é repetido três vezes no início da mensagem.

Com informações de CNN