Atriz com passagem marcante pela TV Globo morre aos 90 anos

15 de Agosto 2023 - 07h18
Créditos:

Morreu nesta terça-feira, aos 90 anos, a atriz Lea Garcia. Ela estava no Festival de Gramado, onde seria homenageada pelo conjunto da obra com o troféu Oscarito e daria uma coletiva de imprensa nesta tarde com a atriz Laura Cardoso. A informação da morte foi confirmada pelos familiares de Léa, nas redes sociais. Léa sofreu um infarto agudo do miocárdio nesta manhã, foi atendida no hotel onde estava hospedada e encaminhada a um hospital da cidade. Estava acompanhada do filho, Marcelo.

"É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado no @festivaldecinemadegramado da nossa amada Léa Garcia".

Léa estava circulando pelo Festival, que começou no último sábado, todos os dias. Chegou a posar sorridente na frente do troféu Kikito.

A carioca Léa Lucas Garcia de Aguiar estreou nos palcos aos 19 anos de idade, na peça "Rapsódia Negra", de Abdias do Nascimento. Foi o intelectual e criador do Teatro Experimental do Negro (TEN), inclusive, que viu seu talento quando a conheceu no ponto do bonde, em 1950, na praia de Botafogo.

Estava indo buscar minha avó para levá-la ao cinema quando uma pessoa veio ao meu encontro e perguntou: ‘Você não gostaria de fazer teatro?’” — contou Léa à revista ELA, do GLOBO.

Léa, então, se apaixonou — não só por Abdias, com quem teve teve dois filhos (Henrique Christovão Garcia do Nascimento e Abdias do Nascimento Filho), mas pelo universo artístico. Deixou o sonho de ser escritora (o pai a queria contadora) e seguiu carreira nas artes cênicas e, em 1956, esteve no elenco da peça "Orfeu da Conceição", de Vinícius de Moraes. Ela também participou do filme, dirigido pelo francês Marcel Camus um ano depois. Sua atuação rendeu-lhe uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

Na TV, a primeira novela de Léa foi "Acorrentados", de 1969, na Record. Antes disso, participou de programas como "Grande Teatro", da TV Tupi, e "Vendem-se Terrenos no Céu". Sua estreia na TV Globo aconteceu em 1970, em "Assim na Terra como no Céu", obra de Dias Gomes.

Léa esteve no elenco de sucessos da TV Globo como "Selva de pedra", de Janete Clair, exibida em 1972, e "Escrava Isaura", adaptação de Gilberto Braga para a obra de Bernardo Guimarães, no ar em 1976. Nesta novela, fez sua primeira vilã e sofreu represálias na rua.

"Escrava Isaura é o meu cartão de visitas. Tive muitas dificuldades em fazer cenas de maldade com a Lucélia Santos. Eu me lembro de uma cena em que, quando a Rosa (personagem de Léa) acabou de fazer todas as perversidades com a Isaura, eu tive uma crise se choro, me pegou muito forte. Chorei muito, não com pena, mas porque me tocou", disse Léa ao site "Memória Globo".

Na Manchete, fez parte de "Dona Beija", em 1986, escrita por Wilson Aguiar Filho, "Tocaia grande", de Duca Rachid baseado na obra de Jorge Amado, exibida em 1995, e "Xica da Silva", de 1996, escrita por Walcyr Carrasco.

Nos anos 2000, participou ainda de "O Clone", em 2002, novela de Glória Perez na TV Globo; "A Lei e o Crime", em 2009, de Marcílio Moraes para a Record; a série do Globoplay "Assédio", em 2018, escrita por Maria Camargo, entre outras participações. No dia 25 de agosto, entra no ar no Canal Brasil "Vizinhos", um de seus últimos trabalhos.

Léa estava cotada também para participar do remake da novela "Renascer", de Bruno Luperi, baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa, que estreia depois de "Terra e paixão", no horário das 21h da TV Globo.

Com informações do O Globo