Árbitro potiguar é convocado para atuar em partida de Liga Árabe

28 de Setembro 2023 - 12h24
Créditos:

O árbitro potiguar Pablo Ramon Gonçalves (FIFA) foi convocado para atuar em partida do Campeonato Emiradense de Futebol (UAE Pro League), o principal campeonato de futebol dos Emirados Árabes Unidos.  

A CBF recebeu um pedido da Federação do Emirados Árabes Unidos para contar com arbitragem brasileira. Pablo foi escalado para atuar como VAR na partida entre Shabab AL Ahli Dubai x Al Wahda na próxima sexta-feira (29) às 20h no Estádio Shabab Al Ahli Dubai Club, em Dubai.

A equipe será composta pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio, com os assistentes um e dois, Danilo Ricardo Simon Manis e Fabrício Vilarinho da Silva, respectivamente, profissionais reconhecidos internacionalmente. 

“A expectativa é muito grande. Uma das maiores exigências para se tornar um árbitro FIFA é o estudo do espanhol e inglês. Ainda não tive a oportunidade de utilizar o inglês e de viajar para outro continente e vivenciar uma nova cultura. E agora mais uma vez estarei representando o futebol potiguar e rompendo fronteiras em direção à região asiática que mais investe no futebol atual para ser reconhecida e apreciada internacionalmente”, comentou Pablo Ramon.

Natural de Parnamirim, Pablo Ramon Gonçalves é vinculado à Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do RN (CEAF-RN). O profissional é árbitro FIFA e tem se destacado em partidas do Campeonato Brasileiro Séries A e B como árbitro de vídeo (VAR) e assistente de VAR. O potiguar foi escalado e esteve na final da Copa do Brasil 2023, no último domingo (24).

A atuação vem rendendo convocações internacionais. Em 2023, foi escalado pela Comissão de Arbitragem da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para atuar em jogos da Sul-Americana, Libertadores e nas eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2026.

"As ligas árabes vem chamando a atenção do mundo por reunir grandes nomes do futebol e apostam também na internacionalização da arbitragem. O Pablo é um exemplo para a nossa arbitragem, e leva o nome do Rio Grande do Norte para o futebol internacional” declarou o presidente da CEAF-RN, Ricardo Albuquerque.