Após óleo, Procon-SP diz que turistas podem cancelar pacotes para NE sem multa

11 de Outubro 2019 - 13h00
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Turistas que vão para locais do Nordeste afetados pelo óleo podem negociar com as operadoras com as quais fecharam pacote para remarcar datas ou até cancelar a viagem, sem ter de pagar multa por isso. O entendimento é do Procon-SP, que orienta que é direito do consumidor cancelar ou remarcar, sem multa, pacotes de viagens e serviços de hospedagem para as praias do Nordeste afetadas pelas manchas de óleo.

A orientação é que o consumidor que desistiu de viajar em função das manchas de óleo que apareceram no litoral nordestino entre em contato com a empresa com a qual contratou a viagem ou hospedagem e peça o cancelamento ou remarcação sem arcar com multa. Caso a empresa negue compor uma solução, ele pode procurar o Procon de sua cidade.

“O ônus não cabe ao consumidor porque a culpa não é dele. E mesmo que a empresa também não tenha culpa, trata-se de um risco do negócio”, afirma Marcele Soares, coordenadora de atendimento do Procon-SP.

É recomendável que o contato com a empresa seja feito por escrito para que, se for necessário, o consumidor tenha documentos para comprovar a tentativa de compor um acordo.

RN diz que movimento de turistas não mudou

O Governo do Rio Grande do Norte disse ao jornal Estadão que há uma maior preocupação das pessoas quanto às manchas de óleo, mas o movimento das praias segue o mesmo. A Praia de Genipabu, em Extremoz, não foi atingida pelo óleo. Já a de Ponta Negra, a principal praia urbana da capital potiguar, teve manchas em alguns pontos.