Após 45 dias de mobilização, policiais civis e governo do RN fecham acordo sobre ADTS

12 de Março 2022 - 05h35
Créditos:

Depois de quase dois meses, os policiais civis conseguiram que o Governo do Estado envie à Assembleia Legislativa um projeto que evite a perda de direitos da categoria com a possível retirada do ADTS. Nesta sexta-feira (11) um acordo foi assinado entre as entidades representativas e o Executivo.

Desde o ano passado, os policiais civis vinham pedindo ao Governo que negociasse uma forma de evitar a redução de salário e a perda de direitos diante da ameaça de retirada do Adicional por Tempo de Serviço, mediante uma ação judicial movida pelo MPRN.

Depois de várias rodadas de negociação, nas últimas semanas, e de propostas recusadas, o Governo então chegou a um projeto aceitável, no início desta semana. O SINPOL-RN e a Assesp-RN, que representam os Agentes e Escrivães, ressaltam que foi garantida a atual estrutura de carreira.

Durante as negociações, os policiais civis flexibilizaram em vários pontos, para garantir que o acordo fosse finalizado, e aceitaram a última proposta construída com o Governo, que não gera nenhum impacto financeiro ao Estado.

Ainda na noite desta sexta-feira, os policiais civis se reuniram em Assembleia Geral para referendar o acordo que foi assinado. Também foi deliberado pelo retorno da voluntariedade para o serviço extraordinário através das Diárias Operacionais.

“A proposta final aprovada não foi o que a categoria pleiteava e merecia, mas ela atende a demanda emergencial referente ao ADTS, evitando perdas, e por isso foi aprovada. Agora, a luta dos policiais civis terá continuidade para que possamos garantir o devido respeito e a dignidade que a categoria merece”, avalia Edilza Faustino.