6ª Mostra de Cinema de Gostoso segue com inscrições abertas para todo Brasil

05 de julho 2019 - 07h28
Créditos:

A 6ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, realizada no município de São Miguel do Gostoso/RN, segue com as inscrições abertas para interessados de todas as regiões do Brasil, até o dia 23 de agosto, através do site do eventowww.mostradecinemadegostoso.com.br/. A Mostra invade o município, de 08 a 12 de novembro e, monta uma sala de cinema com alta tecnologia ao ar livre na Praia do Maceió.  Todas as atividades oferecidas - sejam mesas de debate, seminário, exibição de filmes e cursos de formação - são gratuitas.

Durante cinco dias o público poderá assistir aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros, pois serão exibidos mais de 60 filmes de todo o país, entre as mostras: Competitiva, Panorama, Infantil e Sessões Especiais. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Prêmio da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra. Debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos e um seminário sobre o mercado audiovisual fazem parte da programação.

A Mostra de Cinema é uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, com direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. Segue com o mesmo propósito dos anos anteriores, agitar e somar culturalmente a cidade, espalhando 600 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2k e som 5.1. A sala propicia uma experiência imersiva, como a de uma sala de cinema de alta tecnologia. São mais de 2 mil pessoas por noite, nas quais todas as cadeiras e parte da faixa de areia ficam ocupadas pelo público, além de uma área de convivência montada próximo do acesso à sala, com praça de alimentação e espaço para comerciantes locais.

 O evento mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente. A curadoria do festival leva em conta a realidade local e a eficácia dos filmes em dialogar com a população. A soma desses fatores faz com que as sessões estejam sempre lotadas por um público que, até então, mantinha um contato distante com a produção cultural de outras regiões do país.

E foi com esse conjunto de ações que a Mostra conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste, atuando como uma importante referência de difusão audiovisual. A 6ª Mostra de Cinema de Gostoso tem o patrocínio do Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo (SETUR) e apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso e SEBRAE RN.