Turismo & Negócios

15/12/2019 10:37

Embratur é transformada em Agência de Promoção Internacional do Turismo

Com a nova denominação, a antiga autarquia terá mais recursos para divulgar os destinos brasileiros no exterior

 

2o411FhQ.jpeg

Com a nova denominação, promoção internacional se tornará mais ágil e moderna. Crédito: Embratur

O governo federal publicou, nesta quinta-feira (12), decreto (Nº 10.172/2019) que transforma a Embratur em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Com a nova designação, o agora serviço social autônomo terá recursos próprios oriundos do adicional da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) destinado ao Sistema S. No final de novembro, o Ministério do Turismo propôs a Medida Provisória 907/2019 que trazia a mudança de “status” da autarquia, além de garantir a manutenção de importantes benefícios fiscais a segmentos turísticos como as agências e operadoras de viagem, as companhias aéreas e os cruzeiros marítimos.

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a medida trará benefícios para todos os brasileiros. “A mudança dará mais agilidade e modernização à gestão do turismo no exterior, além de ampliar as ações de promoção do Brasil para os estrangeiros. Isso nos ajudará a atingir uma de nossas metas, que é dobrar o número de turistas estrangeiros conhecendo as nossas belezas”, celebrou.

Álvaro Antônio destacou ainda que quando se investe em promoção internacional, além de trazer mais turistas estrangeiros para visitar o Brasil, mais dinheiro entra na nossa economia. “A cada R$ 1 gasto em promoção, R$ 20,7 retornam ao país. Trata-se de um retorno imediato que se traduz em geração de mais emprego e renda. Para se ter uma ideia, a Embratur recebe apenas US$ 8 milhões por ano para divulgar o País no exterior, enquanto a Argentina investe US$ 60 milhões, a Colômbia US$ 100 milhões e o México US$ 400 milhões”, complementou o ministro.

Com o decreto, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo ficará responsável, entre outras ações, por formular, implementar e executar as ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do País no exterior. Além disso, poderá realizar, promover, organizar, participar e patrocinar eventos relacionados com a promoção da oferta turística brasileira para o mercado externo, colocando os destinos nacionais em pé de igualdade com os demais países.

Nessa quarta-feira (11), o Congresso Nacional instaurou a comissão mista que vai analisar a Medida Provisória 907, que, entre outros pontos, traz a mudança do “status” da Embratur. A comissão terá um prazo de 60 dias, renováveis pelo mesmo período, para analisar e votar o texto da MP.

TRANSPARÊNCIA - A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo apresentará anualmente ao Ministério do Turismo, até 31 de janeiro do exercício subsequente, relatório circunstanciado sobre a execução do contrato de gestão no exercício anterior, com a prestação de contas dos recursos aplicados, a avaliação geral do contrato de gestão e as análises gerenciais cabíveis.

POTENCIAL - Hoje, o turismo no Brasil gera 6,9 milhões de empregos, tem uma arrecadação de US$ 5,89 bilhões e 6,5 milhões de turistas internacionais viajando para o Brasil.

Com o novo modelo, além do aumento dos recursos de US$ 8 milhões para US$ 120 milhões, a projeção é de que se tenha 9 milhões de empregos gerados no país, uma arrecadação de 19 bilhões de dólares e 12 milhões de turistas estrangeiros visitando o Brasil.

13/12/2019 14:13

28 jovens de Guarulhos recebem formação profissional em projeto do Lufthansa 



 

 

 


 

Na cerimônia de graduação do projeto "Expandindo Horizontes 2" foram anunciados os 10 alunos que serão contratados pela LSG Sky Chefs, cujo três viajarão para Frankfurt
 

 O Lufthansa Group realizou a cerimônia de formatura de 28 estudantes que concluíram a segunda edição do projeto social "Expandindo Horizontes". Os jovens, com idades entre 17 e 22 anos, em situação de vulnerabilidade de Guarulhos, se formaram no curso gratuito de cozinha quente e fria (Garde Manger & Hot Kitchen), ministrado na Escola Natasha Franco Vieira, com patrocínio da help alliance, braço de ajuda humanitária e responsabilidade social do Lufthansa Group.
 

Na cerimônia de graduação, estavam presentes Élcio de Oliveira Junior, Secretário Adjunto da Secretaria de Gestão do Município de Guarulhos, executivos das empresas do Lufthansa Group e da help alliance, além de pais, professores, mentores e coordenadores do curso.  
 

Durante a cerimônia, foram anunciados os 10 alunos que mais se destacaram ao longo do curso, que serão contratados pela LSG Sky Chefs, referência mundial no segmento de catering aéreo, venda de produtos e serviços a bordo e com relevante atuação no segmento varejo, desses os três melhores alunos também irão para Frankfurt, na Alemanha, para conhecer a sede da empresa.
 

Amanda Oliveira, de 17 anos, ficou em primeiro lugar e garantiu sua ida à cidade alemã. Ela destaca que, "mesmo se eu não tivesse conquistado a primeira posição, minha vida já teria mudado, pois este curso me fez crescer muito profissionalmente e eu só tenho a agradecer à toda equipe do Lufthansa Group, à help alliance e à Escola Natasha Franco Vieira".
 

O curso é financiado pela help alliance e permite que cada jovem conte com um mentor, funcionário de uma das empresas do Lufthansa Group que faz parte de um programa de voluntariado corporativo, responsável por oferecer todo o suporte e apoio necessários. Foram 400 horas durante 6 meses de formação profissional com aulas práticas.
 

"O Expandindo Horizontes é um dos nossos projetos mais inspiradores na região e help alliance está orgulhosa de testemunhar o esforço de nossos alunos e mentores", afirma Andrea Pernkopf, Diretora Executiva da help alliance.
 

Para Rodrigo Fernandes, Gerente Geral da LSG Sky Chefs em Guarulhos, Expandindo Horizontes, cujo foco está diretamente ligado a atividade principal da empresa, prepara de forma relevante estes jovens, motivo pelo qual está contente em poder contratar 10 destes talentos. "Através da integração deles inicia-se um ciclo de renovação, que unido à contínua capacitação no dia a dia do trabalho sustentam o sucesso do programa. Isto se mostra claramente no alto grau de retenção dos contratados da primeira edição em 2018.", destaca.
 

Já Mariam Meletti, Coordenadora de Marketing da Lufthansa no Brasil, representando todo o time de organização do projeto, reforça um dos pontos de sucesso da ação: o envolvimento de colaboradores na agenda social adotada pela empresa. "Para mim, o grande diferencial da estratégia de Responsabilidade Social Corporativa do Lufthansa Group é abraçar as causas e projetos encabeçados por seus funcionários, tornando o engajamento mais genuíno e autêntico", finaliza.
 

     

Sobre o Lufthansa Group
 

O Lufthansa Group é o maior grupo de aviação em termos de rotatividade, bem como o líder do mercado europeu de companhias aéreas. As empresas do Lufthansa Group têm como prioridade segurança, qualidade, confiabilidade e inovação. O grupo busca ser a "primeira opção em aviação" para seus clientes, funcionários, acionistas e parceiros.  
 

Dividido nos segmentos estratégicos de Hub Airlines, Point-to-Point Business and Service Companies, as marcas premium Lufthansa, SWISS e Austrian Airlines atuam nos hubs do grupo em Frankfurt, Munique, Zurique e Viena. No segmento Point-to-Point, além da Eurowings, também fazem parte do grupo a Brussels Airlines e a SunExpress. O segmento de Aviation Services inclui logística, serviços técnicos e catering. Todos os segmentos do grupo são líderes em suas respectivas áreas de atuação.  
 

As companhias aéreas do Lufthansa Group voam para 318 destinos em 102 países de 4 continentes, oferecendo 7,952 frequências semanais (entre o final de 2019 e o início de 2020). A frota atual é composta de 763 aeronaves. Em 2018, o Lufthansa Group recebeu mais de 142 milhões de passageiros a bordo e gerou uma receita de cerca de 35.8 bilhões de euros. O grupo tem atualmente cerca de 138.000 funcionários e engloba 550 subsidiárias e empresas associadas.   
 

 
 

13/12/2019 14:05

Cinco hotéis com restaurantes maravilhosos no Alentejo

 

Lista sugere ótimas opções para provar a gastronomia da região portuguesa

 

O Alentejo, maior região de Portugal, tem muito a oferecer aos turistas: vilas charmosas, litoral incrível, patrimônios históricos e culturais listados pela UNESCO e, principalmente, hotéis e restaurantes excelentes. A hospitalidade local é de altíssima qualidade, e a gastronomia encanta paladares com receitas tradicionais que muitas vezes levam um toque contemporâneo.

Alguns dos fabulosos hotéis da região contam com restaurantes próprios que servem delícias inesquecíveis, e não é preciso se hospedar neles para garantir uma refeição dos deuses. Confira cinco deles!

Hotel M’AR De AR Aqueduto e restaurante Degust’AR, em Évora
No coração da principal cidade alentejana fica esse hotel digno da realeza. Instalado no antigo Palácio dos Sepúlveda, uma construção quinhentista com vista para o imponente Aqueduto da Água de Prata, tem 64 quartos que combinam elementos modernos e tradicionais. Conta com piscina, bar e spa.

Confortável, requintado e intimista, o restaurante Degust’AR é comandado pelo chef António Nobre, que desenvolveu o cardápio partindo das iguarias alentejanas e mergulhando nos sabores mediterrânicos, sem receio de ser original.

Torre de Palma Wine Hotel e restaurante Basilii, em Monforte
Este cinco estrelas supera as expectativas de qualquer hóspede com simplicidade, tradição e autenticidade. Tem as paredes caiadas de branco, como na arquitetura típica da região, quartos elegantemente decorados, spa, piscina e uma excelente produção de vinhos, que pode ser explorada em degustações e visitas à adega.

O empreendimento é focado em vinhos, então, nada mais justo que um restaurante com pratos deliciosos para harmonizar com as bebidas. O Basilii proporciona uma viagem pelos sabores tradicionais, com especialidades como bochecha de novilho estufada, açorda alentejana e bacalhau, em um menu preparado com carinho pelo chef Filipe Ramalho.

Alentejo Marmòris Hotel & Spa e restaurante Narcissus Fernandesii, em Vila Viçosa
Este tributo ao mármore alentejano também é um hotel cinco estrelas, que esbanja luxo e sofisticação. Garante muito conforto em um ambiente exclusivo, que conta com um spa inserido numa pedreira natural.

O restaurante Narcissus Fernandesii reúne os melhores produtos dos campos e hortas da região, que são utilizados com ternura, dedicação, originalidade e paixão pelo chef Pedro Mendes. Além do tradicional cardápio, oferece menu degustação com cinco ou seis pratos, e uma opção vegetariana com quatro.

Hotel Sublime Comporta e restaurante Sem Porta, na vila da Comporta
Situado em um dos spots mais famosos de veraneio no Alentejo, o Sublime Comporta homenageia as coisas boas de Portugal, como a simpatia da população e o ritmo tranquilo da vida na região. A propriedade é rodeada por pinheiros, lagoas, dunas e arrozais e oferece muito sossego em seus 23 quartos e suítes. Há academia, spa e piscina.

Neste ambiente praticamente mágico está o Sem Porta, com a arquitetura inspirada nos antigos celeiros do Alentejo. Produtos locais são utilizados em receitas tradicionais que ganham uma apresentação cheia de elegância e criatividade, com um cardápio que respeita a sazonalidade dos ingredientes.

Herdade de São Lourenço do Barrocal e restaurante de mesmo nome, em Monsaraz
Esta propriedade de 780 hectares esbanja charme em quartos e casas com vista para o campo. Piscina, spa, parque infantil e muita natureza garantem atividades como caminhadas, piqueniques, observação de estrelas e provas de vinho ao ar livre.

O restaurante São Lourenço do Barrocal trabalha com os produtos da fazenda até a mesa. Com raízes na culinária alentejana e um pouco de contemporaneidade, o menu apresenta uma autenticidade única em pratos como polvo empanado e lombo de javali salteado.

 

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

13/12/2019 12:59

GOL terá voos extras para o Rio Grande do Norte na alta temporada

 

A Companhia disponibiliza mais de 290 operações partir de 13 de dezembro

       

 Para melhor atender à demanda da alta temporada no Estado do Rio Grande do Norte, em especial na capital, Natal, a GOL disponibilizará mais de 310 voos extras no período entre dezembro de 2019 e março de 2020.

Estas novas operações atendem a partidas e chegadas dos aeroportos de Brasília, Congonhas, Fortaleza (hub de conexão no Nordeste com voos internacionais e nacionais) e Goiânia, além do internacional para Ezeiza, em Buenos Aires (Argentina). Os bilhetes já estão disponíveis para compra em todos os canais – aplicativo e site (www.voegol.com.br), nas lojas VoeGOL e nas agências de viagem.

A partir de 13 de dezembro, os passageiros poderão contar com o máximo de comodidade em suas viagens, escolhendo voos diretos em seus deslocamentos. “Neste verão, os Clientes que voarem conosco terão alternativas mais completas para o destino definido, com novos horários e rotas diretas. Planejamos a malha com vista a proporcionar conforto e a melhor experiência de viagem para quem prefere a GOL”, afirma Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha.

Os voos extras serão realizados com as aeronaves Boeing 737, equipadas com tecnologia de última geração. “A bordo, poderão desfrutar de uma experiência ampla, com mais espaço entre as poltronas e acesso à plataforma GOL Online, que oferece entretenimento com filmes, séries e TV ao vivo, sem custo adicional. Além disso, o Cliente pode se conectar à internet durante o voo, enviar e receber mensagens e e-mails e acessar as redes sociais”, completa Araújo.

A GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES

 

GOL Linhas Aéreas Inteligentes é a maior Companhia aérea do Brasil, com mais de 33 milhões de Clientes transportados por ano, e líder no segmento corporativo e de lazer. Em quase 19 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. Atualmente, opera 750 voos diários para 76 destinos operados diretamente pela GOL (Brasil, América do Sul, Caribe e Estados Unidos), com uma frota padronizada de 125 aeronaves Boeing 737. A Companhia mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes 14 acordos de codeshare e 77 de interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. A #NovaGOL reforça esse conceito, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; Salas VIP para viagens domésticas e internacionais; o melhor programa de fidelidade do mercado – SMILES – e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do país e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na segurança, valor número um da Companhia.

 

Mais informações: www.voegol.com.br

13/12/2019 11:29

Comitê Gestor do Simples Nacional revoga exclusão de 14 ocupações do MEI

Resolução determina ainda que sejam estabelecidos critérios mais claros para definir as possíveis ocupações neste modelo de negócio

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou, em reunião virtual nesta quarta-feira (11), a Resolução CGSN nº 151 que revoga a exclusão de 14 ocupações do MEI, que estava prevista na Resolução nº 150, do último dia 3 de dezembro de 2019.

O Comitê aprovou também a Recomendação CGSN nº 8/2019, que determina a proposição e formalização de critérios objetivos para inclusão e exclusão de ocupações permitidas ao MEI. Além disso, a Recomendação orienta que seja feita uma revisão completa de atividades que podem fazer parte do regime. A proposta do comitê é que sejam estabelecidos critérios mais claros para definição das ocupações do MEI, em um novo rito que contará com uma ampliação da participação das entidades representativas dessas atividades.

“O MEI é o futuro do trabalho no Brasil. Trabalhamos para que seja ampliado e possa gerar ainda mais empregos”, resslatou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O músico brasiliense Vinicius de Oliveira comemorou a medida. Na semana passada, o artista havia mobilizado um grupo de amigos de Brasília para recolher assinaturas contrárias à exclusão dos músicos como uma das atividades previstas entre os Microempreendedores Individuais. Vinicius comentou que se tornou MEI há cerca de cinco anos e sentiu uma melhora em seu faturamento. “Com o MEI, a gente consegue se organizar melhor, podendo passar a emitir nota fiscal. Isso passa uma imagem mais profissional para quem nos contrata. Além de permitir o acesso a cachês de valor mais elevado”, enumerou o músico.

13/12/2019 10:33

Câmara Municipal aprova projeto que cria Alameda Francisco Derneval de Sá

Câmara Municipal aprova projeto que cria Alameda Francisco Derneval de Sá

 

Fundador e ex-presidente da Associação de Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), o empresário Francisco Derneval de Sá será homenageado com a criação de uma Alameda que levará o seu nome no bairro. O projeto foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (11) pela Câmara Municipal de Natal e segue agora para sanção do prefeito Álvaro Dias (MDB). A Alameda será o trecho da Avenida Presidente Bandeira, na lateral do atual camelódromo, onde é proibido o tráfego de veículos.

 

“A Câmara faz uma justa homenagem a Derneval Sá, que teve uma história de luta e dedicação à preservação e ao desenvolvimento do bairro do Alecrim. Agora, seu nome ficará marcado e será lembrado para sempre pelos pessoas que transitam no bairro. A Alameda Derneval Sá será um espaço que terá a memória de quem sempre acreditou que o Alecrim era o coração da economia e do emprego na nossa cidade”, disse o vereador Kléber Fernandes (PDT), propositor da matéria.

 

Francisco Derneval de Sá faleceu em 2018, aos 67 anos. Durante mais de 40 anos de vida, se dedicou ao comércio do Alecrim, onde comandou por décadas a Casa Sarmento, loja de artigos de viagens e material em couro que continua em funcionamento até hoje. Neste período, se transformou em um ferrenho defensor do bairro, sempre em busca de mais investimentos e melhorias para a região.

 

Derneval também foi diretor da Federação do Comércio do RN (Fecomércio-RN) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), onde era carinhosamente conhecido como “Prefeito do Alecrim”. O empresário ainda foi presidente do Lions Club Natal e do Alecrim Futebol Clube. Natural de São Paulo do Potengi, recebeu o título de Cidadão Natalense em 2015 da Câmara Municipal de Natal.

*O conteúdo deste blog não representa necessariamente a opinião do portal.

Turismo, mundo business e tendências de mercado Blog Turismo & Negócios, da jornalista de Turismo, Cristina Lira, formada em Comunicação - Jornalismo pela Universidade de Brasilia ( UnB) dará dicas de viagens, gastronomia, enoturismo, feiras de turismo, MICE e muito mais, além de divulgar o mundo business, tendências do mercado, da tecnologia, da energia, biocombustivel e petróleo!. Neste espaço vamos divulgar as news de Natal, do Brasil e Mundo. Noticias podem ser enviadas para o email lira_cris@hotmail.com Instagram @cristinaliraturismo

MAIS ACESSADAS