Plano Detalhe

15/11/2019 17:58

Doutor Sono expande o universo de O Iluminado

Fotos: Warner Bros.

Doutor Sono expande o universo de O Iluminado

Por João Victor Wanderley

39 anos após o lançamento de O Iluminado (1980), o diretor Mike Flanagan tem a difícil tarefa de levar aos cinemas uma continuação que respeite o ótimo filme dirigido por Stanley Kubrick, mas que também agrade a Stephen King, autor das obras literárias inspiradoras e desafeto assumido da versão de Kubrick. Diante do desafio, Flanagan entrega um trabalho eficiente, que atende à demanda e que expande o universo proposto.

Em Doutor Sono (Doctor Sleep, 2019), Danny Torrance (Ewan McGregor) se tornou um adulto traumatizado depois dos acontecimentos do capítulo anterior. Ele procura um recomeço em outra cidade, mas sua paz é interrompida quando a jovem Abra (Kyliegh Curran) – que tem capacidades sobrenaturais semelhantes – pede ajuda para interromper uma série de mortes.

Assinado pelo próprio Flanagan, o roteiro contempla três linhas narrativas que se desenvolvem ao longo de muitos anos, mas o foco é mesmo em Danny. Iniciando em 1980, a trama nos joga novamente nos corredores do Hotel Overlook para resgatar um momento específico. Em seguida, vemos um pouco de seu cotidiano que ilustra o quão traumatizado a criança ficou após os atentados sofridos.

Anos depois, Danny se mostra um homem errático, amargurado, entregue a relações passageiras e ao alcoolismo. O alcoolismo, aliás, rende uma boa passagem durante uma reunião de Alcoólicos Anônimos, quando o protagonista admite ter compreendido melhor o pai por causa do vício. A cena demonstra vulnerabilidade emocional e também molda a personagem, que se esforça para se distanciar da imagem paterna.

Danny também parece lidar melhor com seu Brilho, embora não faça força para evidenciá-lo. Há receio em chamar atenção com um talento que o torna tão diferente, mas ele canaliza isso para ajudar, discretamente, pessoas ao seu redor, como visto em suas interações com os pacientes do hospital onde trabalha.

(Danny - Ewan McGregor - revisita fantasmas do passado / Imagem: Warner Bros.)

A segunda linha narrativa caminha por um ideal oposto. Liderado por Rose (Rebecca Ferguson), um grupo de pessoas poderosas ataca outros por onde passa – e não posso me aprofundar sem contar mais do que devo. A motivação do grupo é esclarecida aos poucos. À medida que é melhor desenvolvido, compreendemos suas necessidades e fica claro aonde a trama pretende chegar.

No meio de campo, Abra serve de elo entre as outras duas narrativas. Sua capacidade formidável proporciona contato com Danny, com quem acaba mantendo uma boa relação de amizade, e a permite enxergar o que está acontecendo com as crianças que desaparecem pelo país. É ela quem une todos os núcleos e dá unidade a um enredo que quase chega a parecer desconexo.

Flanagan demonstra habilidade ao conduzir esses núcleos, principalmente ao transitar com fluidez entre eles, mas o ritmo é sentido aqui. Doutor Sono desenvolve sua história com paciência, mas há uma sensação de desgaste durante a jornada, de forma que a obra se beneficiaria de mais objetividade.

Não que filmes desse tipo necessitem de urgência. O próprio O Iluminado é bem cadenciado e até mais lento. Lá, a história demora a engrenar, porém, vemos sua evolução gradativamente. Cada novo passo ganha aceleração até chegar em seu pico de tensão.

Aqui, ao tentar distribuir as cenas mais impactantes ao longo dos 152 minutos, o diretor deixa a sensação de inconstância, de oscilação. Quando os momentos de desenvolvimento demoram, sentimos a perda de fôlego.

(Em Doutor Sono, a mente humana é construída com metáforas visuais / Imagem: Warner Bros.)

O conceito do Brilho é melhor explorado. Enquanto O Iluminado centrava no declínio psicológico de um homem, pontuado pelo sobrenatural, sua continuação inverte esse jogo, se mostrando um estudo do sobrenatural com elementos de declínio psicológico.

Existem as metáforas pessoais refletida nas capacidades das personagens, todo o jogo mental é uma representação da manipulação e de como lidamos com nossos monstros interiores, como nos esforçamos para aprisionar nossos traumas numa caixa e isolá-los num canto escuro da consciência. Mas a produção compreende que a demanda comercial pede um pouco mais de sensações passageiras e ela usa isso com sabedoria.

O recurso de Jump Scare, técnica onde som e imagem criam ruídos para assustar o espectador, é utilizado com moderação, jamais se tornando uma muleta. Ainda que, pontualmente, um som inesperado irrompa ou algum elemento surja bruscamente, a intenção é manter o tom atmosférico proposto por Kubrick, além de mergulhar na mente das personagens.

Nesse ponto, o filme opta por visuais lúdicos. Por exemplo, a cena onde Rose tenta invadir o subconsciente de Abra é construída com liberdade criativa: a mulher mais velha projeta uma versão extracorpórea que vaga pelo céu até chegar ao “quarto” da garota, onde se depara com armários que armazenam memórias afetivas. É legal perceber que os confrontos ocasionados nessa “realidade” afetam fisicamente quem está envolvido, aceitando que os danos feitos à mente refletem em seus corpos.

Outra boa sacada da produção é o esmero técnico para referenciar sua antecessora. Movimentos de câmera e cenários são recriados com precisão, servindo tanto para agradar os fãs do filme anterior quanto para consolidar a ideia de sequência entre os projetos.

(Comparativo entre O Iluminado - esquerda - e Doutor Sono - direita / Imagens: IGN Africa)

A entrevista de emprego que Danny acontece numa sala idêntica a que seu pai, Jack (Jack Nicholson), conversa com os responsáveis pelo Overlook; outros cenários do hotel são remontados nos mínimos detalhes, como o quarto que a família Torrance ocupou – e a porta do banheiro arrebentada pelo machado.

Em determinado momento, o plano aéreo onde a câmera passeia por um lago antes de alcançar a estrada na montanha é reproduzido com fidelidade e conta com a trilha sonora original de Wendy Carlos e Rachel Elkind, lá de 1980, fazendo bela ligação emotiva. É verdade que as referências soam um tanto exageradas, mas não são deslocadas. Além de presentear os fãs, são carregadas de significado naturais para o protagonista, e isso torna tudo válido.

Ewan McGregor empresta sua competência e, principalmente, seu carisma para conduzir a obra com eficiência. Ele consegue parecer bondoso, embora completamente quebrado, e entrega complexidade à personagem. Além disso, apresenta ótima química com Kyliegh Curran, que demonstra total segurança e talento como Abra.

Mas a melhor atuação é de Rebecca Ferguson. A sueca constrói uma figura ameaçadora, sem histerismo, e transforma Rose em alguém crível, principalmente por sua motivação lógica. Quando compramos o que a move, aceitamos até que ponto ela está disposta a ir e isso a torna alguém a ser temida.

Doutor Sono consegue manter fidelidade às obras literárias e respeito por quem sucede, expande o universo e tem vida própria. É um pouco mais longo do que deveria, mas conta sua história sem atropelos. Consegue trazer identidade nova mesmo mergulhando num material já conhecido e se mostra um entretenimento bem realizado.

Nota 7,5/10


Doutor Sono está sendo exibido pela Rede Cinépolis, com sessões tanto no Cinépolis Natal Shopping quanto no Cinépolis Partage Norte Shopping Natal. Confira os horários das sessões e compre seu ingresso.

15/11/2019 00:47

Programação nos cinemas de Natal para o fim de semana prolongado

Fotos: Divulgação

Programação nos cinemas de Natal para o fim de semana prolongado

Confira as estreias e os filmes que permanecem em cartaz nos cinemas de Natal entre 14 e 20 de novembro:


Estreias

Ford vs Ferrari (Ford v Ferrari, 2019): A incrível história real do visionário designer automotivo americano Carroll Shelby (Matt Damon) e do destemido piloto britânico Ken Miles (Christian Bale). Juntos, eles lutaram contra o domínio corporativo, as leis da física e seus próprios demônios pessoais para construir um carro de corrida revolucionário para a Ford Motor Company assumir o controle das pistas e derrotar os carros dominantes de Enzo Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, na França, em 1966.

(12 anos, 152 minutos)

As Panteras (Charlie´s Angels, 2019): As Panteras sempre proveram segurança e suas habilidades de investigação para clientes particulares, e, agora, a agência Townsend tem atuação internacional: as mais espertas, destemidas e altamente treinadas agentes em todo o globo formam múltiplos times de Panteras guiados por múltiplos Bosleys e estão prontas para atuar nos trabalhos mais difíceis ao redor do mundo. Quando um jovem engenheiro de sistemas soa o alarme a respeito de uma perigosa tecnologia; as Panteras são chamadas à ação, e colocam suas vidas em risco para nos proteger.

(14 Anos, 118 minutos)

Mussum - Um Filme do Cacildis (2019): A trajetória do humorista e sambista Antônio Carlos Bernardes Gomes, o "Mussum", é contada de diferentes ângulos. São reveladas facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa "Os Trapalhões". Por trás de sua persona humorística e debochada, Antônio Carlos mantinha uma rotina de responsabilidades com sua família, projetos e compromissos.

(10 anos, 75 minutos)

Dora e a Cidade Perdida (Dora and the Lost City of Gold, 2019): Tendo passado a maior parte de sua vida explorando a floresta com seus pais, nada poderia preparar Dora para a aventura mais perigosa de todos os tempos - o ensino médio. A aventureira Dora rapidamente se vê liderando o macaco Boots, seu melhor amigo; o primo Diego; um misterioso habitante da selva; seus pais; e um grupo de adolescentes em uma aventura para resolver um mistério impossível por trás de uma cidade perdida do ouro.

(10 anos, 102 minutos)

Invasão ao Serviço Secreto (Angel Has Fallen, 2019): Após uma tentativa de assassinato ao presidente dos Estados Unidos (Morgan Freeman), o agente do Serviço Secreto Mike Banning (Gerard Butler) é injustamente acusado e levado sob custódia. Determinado a provar sua inocência, ele se torna um alvo do FBI à medida em que tenta encontrar o verdadeiro culpado. Ele vai precisar de toda a ajuda possível para proteger sua família e salvar seu país de um ataque sem precedentes.

(14 anos, 121 minutos)

Os Parças 2 (2019): Toinho, Ray Van e Pilôra, três dos nossos Parças, gastam à larga num hotel de luxo, por conta do dinheiro do casamento de Cintia. Tudo parece ir muito bem, mas a visita de Romeu muda as coisas. Vacário, pai de Cintia, foi preso e fez uma delação premiada que levou seu perigoso chefe, o China, para a cadeia. O super mafioso prometeu vingança. Vacário está preso, Cintia foi mandada pra fora do país e próximo na linha de vingança é Romeu. Os Parças precisam de grana pra que Romeu possa fugir do país e se encontrar com Cintia. Para isso, eles terão que fazer funcionar uma decadente colônia de férias para adolescentes: reformar as instalações, conquistar seus clientes e ainda competir com a rica colônia vizinha.

(12, 95 minutos)

O Reino Gelado - Terra dos Espelhos (Snezhnaya koroleva. Zazerkale, 2018): O rei correu o risco de perder sua família devido as ações malignas da Rainha da Neve. Quando ele encontra uma forma de acabar com a magia do mundo, todas as criaturas com poderes mágicos são banidas para a "Terra dos Espelhos". Somente uma pessoa pode manter os seres mágicos no nosso mundo e impedir que eles fiquem presos.

(Livre, 86 minutos)


Continuam em cartaz

Doutor Sono (Doctor Sleep, 2019): Na infância, Danny Torrance conseguiu sobreviver a uma tentativa de homicídio por parte do pai, um escritor perturbado por espíritos malignos. Danny cresceu, agora ele é um adulto traumatizado e alcoólatra. Sem residência fixa, se estabelece em uma pequena cidade onde consegue um emprego no hospício local e cria um vínculo telepático com uma menina, paciente da instituição.

(16 anos, 151 minutos)

A Tabacaria (Der Trafikant, 2018): Franz é um rapaz de 17 anos que chega a Viena para trabalhar como aprendiz em uma tabacaria. Ali, ele conhece Sigmund Freud, um cliente frequente. Com o passar do tempo, os dois, apesar de origens muito distintas, desenvolvem uma amizade única. Quando Franz se apaixona perdidamente pela dançarina Anezka, ele busca os conselhos de seu amigo Sigmund, que, apesar de ser um renomado psicanalista, admite que o sexo feminino é um grande mistério para ele em termos românticos. A tensão política e social aumenta dramaticamente na Áustria, piorando com a chegada dos nazistas à capital. Franz, Sigmund e Anezka se perdem no meio do caos da cidade e cada um terá uma decisão difícil para tomar: ficar ou fugir de Viena?

(16 anos, 117 minutos)

O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio (Terminator - Dark Fate, 2019): 27 anos após os eventos de O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, um novo e modificado Exterminador de metal líquido (Gabriel Luna) é enviado do futuro pela Skynet para exterminar Dani Ramos (Natalia Reyes), uma híbrida de ciborgue com humana (Mackenzie Davis) e seus amigos. Sarah Connor (Linda Hamilton) vai a seu auxílio, assim como o Exterminador original (Arnold Schwarzenegger), em uma luta pelo futuro

(14 anos, 128 minutos)

A Família Addams (The Addams Family, 2019): Prepare-se para estalar os dedos! A Família Addams está de volta às telonas na primeira animação de comédia sobre o clã mais excêntrico do pedaço. Engraçada, estranha e completamente icônica, a Família Addams redefine o que significa ser um bom vizinho.

(Livre, 86 minutos)

Malévola - Dona do Mal (Maleficent - Mistress of Evil, 2019): Na sequência do sucesso de bilheteria global de 2014, Malévola e sua afilhada Aurora começam a questionar os complexos laços familiares que as prendem, à medida que são puxadas em direções diferentes por casamentos, aliados inesperados e novas forças sombrias.

(10 anos, 118 minutos)

Coringa (Joker, 2019): Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.

(16 anos, 121 minutos)


Programação especial e Pré-vendas Cinépolis

Pré-estreia A Vida Invisível (2019): Rio de Janeiro, 1950. Eurídice, 18, e Guida, 20, são duas irmãs inseparáveis que moram com os pais em um lar conservador. Ambas têm um sonho: Eurídice, o de se tornar uma pianista profissional; Guida, de viver uma grande história de amor. Mas elas acabam sendo separadas pelo pai e forçadas a viver distantes uma da outra. Sozinhas, elas irão lutar para tomar as rédeas dos seus destinos, enquanto nunca desistem de se reencontrar.

A Vida Invisível venceu a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, e é a aposta do Brasil para tentar o Oscar 2020 na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

A pré-estreia do filme acontece nos dias 15 e 16 de novembro, em sessões únicas às 22 horas, no Cinépolis Natal Shopping. Os ingressos já estão à venda.

(16 Anos, 139 Minutos)

Pré-venda Mais Que Vencedores (Overcomer, 2019): John Harrison (Alex Kendrick) é um treinador de time de basquete de ensino médio que tem seus sonhos arruinados quando a maior fábrica da cidade é fechada, fazendo com que centenas de famílias precisem se mudar. Relutante em mudar de esporte, ele se vê obrigado a treinar corredores, o que acaba unindo-o com uma inusitada atleta para ganhar a maior corrida do ano.

O filme será exibido pelo Cinépolis Partage Norte Shopping Natal. Os ingressos estão à venda

(10 Anos, 119 Minutos)

Final da Copa Libertadores 2019: A espera foi longa, mas chegou a hora. Após massacrar o Grêmio na semifinal, com um histórico 5 a 0, o Flamengo está na final contra o argentino River Plate. Seja você torcedor ou não de um dos times, a verdade é que a contagem regressiva para quem é apaixonado por futebol já começou.

O jogo acontecerá no próximo dia 23 de novembro, em Lima, no Peru e será transmitido pelo Cinépolis Partage Norte Shopping Natal. Os ingressos já estão à venda.

(Livre, 210 minutos)

Pré-venda Roberto Carlos em Jerusalém: Roberto Carlos, que está comemorando 60 anos de carreira, lança nos cinemas sua apresentação em Jerusalém. Com direção de Jayme Monjardim, o show gravado na Terra Santa é um espetáculo de amor, devoção e muitas emoções!

Roberto Carlos em Jerusalém será exibido no dia 2 de dezembro, às 21h30, tanto no Cinépolis Natal Shopping quanto no Cinépolis Partage Norte Shopping Natal. Os ingressos já estão à venda.

(Livre, 97 Minutos)

Star Wars - A Ascensão Skywalker (Star Wars - The Rise of Skywalker, 2019): Mais uma vez, os espectadores serão levados numa jornada épica em uma galáxia muito, muito distante. Na fascinante conclusão da saga Skywalker, novas lendas nascerão e a batalha final pela liberdade ainda está por vir.

A pré-estreia do filme acontece no dia 18 de dezembro e será exibida pelo Cinépolis Natal Shopping e pelo Cinépolis Partage Norte Shopping Natal. Os ingressos já estão à venda.

(155 Minutos)

Os horários podem ser verificados nos sites dos cinemas.

07/11/2019 11:36

O Iluminado: clássico resiste ao tempo

Fotos: Warner Bros.

O Iluminado: clássico resiste ao tempo

Por João Victor Wanderley

Doutor Sono estreia hoje em todo Brasil. Baseado na obra literária homônima de Stephen King, lançada em 2013, é continuação de O Iluminado (The Shining, 1980), feita pelo icônico Stanley Kubrick ao adaptar outro livro de King. Assim, é mais do que oportuno revisitar o clássico cinematográfico – ou, no meu caso, quitar a vergonhosa dívida que tinha comigo mesmo por nunca ter assistido ao filme de Kubrick.

Jack Torrance (Jack Nicholson) aceita ser responsável pelo Hotel Overloock durante o inverno, quando o estabelecimento fecha por cinco meses. Apenas acompanhado da esposa Wendy (Shelley Duvall) e do filho Danny (Danny Lloyd), Jack vê o trabalho como oportunidade para escrever seu tão desejado romance. Porém, a estadia se torna cada vez mais assustadora à medida que o inverno os isola.

O cinema de terror se popularizou muito com o passar dos anos ao abraçar os Jump Scares, técnica que consiste em assustar o espectador com elementos que surgem do nada ou são atiradas em direção à câmera. Embora as obras que se sustentem desse recurso não sejam vistas com bons olhos por parte da crítica especializada, não dá para negar o apreço que provoca no público.

Apesar de cumprirem suas propostas, os filmes que se apoiam exclusivamente na técnica limitam o gênero à sensações passageiras. Quando os revisitamos, o conhecimento prévio do que estar por vir interfere na experiência. Isso dificulta que produções como as da franquia Atividade Paranormal (2007), as derivadas da boneca Annabelle (2014) e a recente It - Capítulo 2 (2019), por exemplo, se tornem eficientes a longo prazo.

O que faz de O Iluminado ainda impactante hoje em dia é a opção por se agarrar ao atmosférico. Sem recorrer a sustos tolos, Kubrick trabalha o espectador por meio de um elemento muito mais marcante: a apreensão. E como ele faz isso? Através da construção e quebra de expectativa.

(Jack Nicholson como Jack Torrance, em seu declínio mental / Imagem: Warner Bros.)

Escrito pelo próprio cineasta, em parceria com Diane Johnson, o roteiro apresenta o contexto da trama já no início, quando Jack vai ao hotel para uma última entrevista. Lá, somos informados sobre como o estabelecimento fica isolado no inverno e sobre o surto que atingiu o responsável anterior.

Simultaneamente, na casa do protagonista, outros elementos são introduzidos: Danny demonstra uma “amizade imaginária” que lhe permite perturbadora capacidade premonitória; já Wendy, conversando com a médica que foi ver a criança, confessa que o marido tem um passado agressivo por causa de alcoolismo. Em poucos minutos, ficamos cientes de onde o filme quer chegar, nos restando aguardar o caminho a ser trilhado.

Logo no início de Lisbela e o Prisioneiro (2003), durante uma sessão de cinema, a personagem-título (Débora Falabella) diz: “A graça não é saber O QUE acontece. É saber COMO acontece e QUANDO acontece”. É óbvio que o conteúdo é sempre relevante e saber previamente pode prejudicar a experiência. Mas, em alguns casos, a jornada, de fato, é mais importante. O Iluminado é um desses.

A partir do momento em que sabemos exatamente aonde a trama pretende ir, ficamos apreensivos para ver como isso acontecerá, distorcendo a calmaria do que foi introduzido inicialmente. E a obra cria tensão e agonia ao prometer o que não se cumpre logo de cara.

Desde que a família fica sozinha e coisas estranhas acontecem, a gente se preparar para algo impactante. Aí o filme vai, vai, VAI... mas não chega! Kubrick é extremamente hábil no suspense, dilatando o que antecede o terror sem torna-lo maçante ou desinteressante. Ele constrói sua atmosfera sem pressa.

(A câmera que persegue Danny está sempre passos atrás, gerando expectativas / Imagem: Warner Bros.)

Aos poucos, vemos Jack perder a paciência e a sanidade; Danny vai tendo experiências desagradáveis à medida que o sobrenatural entra em contato e suas premonições se intensificam, mesmo que não compreendamos se são mensagens metafóricas do que está por vir ou se acontecerão daquela forma mostrada; a neve e a solidão do isolamento também pontuam essa evolução psicológica das personagens.

A tensão dilatada é acentuada através de som e da imagem. A ótima trilha sonora de Wendy Carlos e Rachel Elkind é deliciosamente incômoda, fantasmagórica, repleta de sussurros que se adaptam perfeitamente aos cenários. Cada passeio de Danny em seu triciclo é uma aflição à parte, isso porque a câmera o acompanha sempre alguns passos atrás. Cada corredor que surge e cada curva para um novo local são sucedidos por segundos preciosos de atraso até que a câmera chegue no garoto. E nesses segundos em que alimentamos a esperança de algo assustador, nada acontece. Até que...

Quando entramos de fato no clímax da trama, toda a expectativa quebrada vale a pena. Valorizamos verdadeiramente as situações de desespero. Cada grito, investida e interação com o sobrenatural ganha peso por não terem sido banalizados. E o sobrenatural é administrado com talento ao provocar dúvidas se o que estamos vendo é mesmo a verdade ou se trata de delírios das personagens.

A vastidão dos cenários é bem utilizada. A câmera flutuante, além de empregar ritmo com movimentos fluidos, valoriza a imponência do local ao se colocar, muitas vezes, mais próxima do chão e ao esbanjar planos abertos. A fotografia de John Alcott também consegue extrair claustrofobia de alguns ambientes mais apertados, como o quarto em que a família dorme e, principalmente, o banheiro da icônica cena do machado.

Em conjunto com a direção de arte de Leslie Tomkins, transforma o hotel em personagem cuja vida é traduzida nas cores muito bem definidas. Diversos aposentos trazem tonalidades de verde, laranja, azul e vermelho. O vermelho, aliás, está quase sempre presente nos figurinos de Danny e Wendy, como quem chama atenção para o perigo que eles irão correr.

(A direção e arte aposta em cores bem definidas para dar vida, e no vermelho para criar alerta / Imagens: Warner Bros.)

Porém, o ponto fraco da produção reside em duas atuações. Jack Nicholson é um monstro e entrega mais um trabalho firme e intenso. Embora exagere em alguns momentos, pesando a mão em certas reações, ele é impecável quando precisa realmente demonstrar descontrole. O mesmo não pode ser dito das fraquíssimas aparições de Danny Lloyd e Shelley Duvall.

Lloyd, em seu primeiro papel, demonstra ter decorado as falas, não passa convicção no que diz. Suas expressões de medo também não convencem. O recurso de mudar o tom de voz quando encarna o amigo imaginário é artificial e incômodo. Entretanto, dá pra relevar algumas coisas por se tratar de um papel difícil, sem falar que é a montagem de Ray Lovejoy que coloca o pequeno Danny nas situações mais assustadoras.

Reparem como ele jamais aparece no centro das cenas mais forte... Suas expressões são acrescentadas na montagem a partir da ideia de ação e reação: mostra o que deve assustar e corta para o garoto. Esse recurso supre a ausência do jovem ator nas passagens mais intensas, provavelmente colocado em outro ponto do set como medida de proteção, mas interfere diretamente em sua interpretação ao obriga-lo a reagir às coisas não vistas.

Já Duvall é um caso sem escapatória. A atriz passa uma imagem de fragilidade através de sua figura contida e muito magra, que atende bem à demanda da personagem. Mas quando precisa atuar, ela não se mostra preparada. A maneira como verbaliza seu texto não provoca reações, não convence quando é exigida em cenas mais fortes. Ao menos sua expressão de pavor e seus gritos funcionam.

O Iluminado sobreviveu muito bem aos anos. Sua maneira de quebrar expectativas e de entregar o esperado no momento exato nos prende à cadeira e provoca apreensão. Um terror muito mais eficiente que boa parte do que chega às telonas hoje. Vi o filme pela primeira vez recentemente e saí mexido, o que mostra a qualidade artística do projeto. Um bom terror é muito mais do que meros sustos...

Nota 8,5/10

07/11/2019 05:00

Continuação do clássico O Iluminado chega aos cinemas; veja a programação

Fotos: Divulgação

Continuação do clássico O Iluminado chega aos cinemas; veja a programação

Confira as estreias e os filmes que permanecem em cartaz nos cinemas de Natal entre 7 e 13 de novembro:


Estreias

Doutor Sono (Doctor Sleep, 2019): Na infância, Danny Torrance conseguiu sobreviver a uma tentativa de homicídio por parte do pai, um escritor perturbado por espíritos malignos. Danny cresceu, agora ele é um adulto traumatizado e alcoólatra. Sem residência fixa, se estabelece em uma pequena cidade onde consegue um emprego no hospício local e cria um vínculo telepático com uma menina, paciente da instituição.

(16 anos, 151 minutos)

Cadê Você, Bernadette? (Where´d You Go, Bernadette, 2019): Quem nunca sentiu vontade ligar o modo avião e sumir do mapa? Quando a vida de Bernadette (Cate Blanchett) começou a parecer sem rumo, ela resolveu fugir da sua zona de conforto e desaparecer misteriosamente, deixando tudo para trás. Agora, Bee (Emma Nelson), sua filha, precisará juntar todas as pistas para descobrir onde foi parar essa mulher que imaginava conhecer tão bem, mas que se transformou em um verdadeiro ponto de interrogação.

(14 Anos, 109 minutos)

Parasita (Gisaengchung, 2019): Todos os quatro membros da família Kim estão desempregados. Porém, uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas privadas de inglês à rica família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar nos afazeres da casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis dos quais ninguém sairá ileso.

(16 anos, 132 minutos)

Meu Amigo Fela (2019): Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. No filme, a complexidade da vida de Fela é desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o afro-cubano Carlos Moore.

(14 anos, 94 minutos)

A Tabacaria (Der Trafikant, 2018): Franz é um rapaz de 17 anos que chega a Viena para trabalhar como aprendiz em uma tabacaria. Ali, ele conhece Sigmund Freud, um cliente frequente. Com o passar do tempo, os dois, apesar de origens muito distintas, desenvolvem uma amizade única. Quando Franz se apaixona perdidamente pela dançarina Anezka, ele busca os conselhos de seu amigo Sigmund, que, apesar de ser um renomado psicanalista, admite que o sexo feminino é um grande mistério para ele em termos românticos. A tensão política e social aumenta dramaticamente na Áustria, piorando com a chegada dos nazistas à capital. Franz, Sigmund e Anezka se perdem no meio do caos da cidade e cada um terá uma decisão difícil para tomar: ficar ou fugir de Viena?

(16 anos, 117 minutos)

André Rieu - Vamos Dançar?: Os concertos anuais de André Rieu em Maastricht, a sua cidade natal, atraem fãs de todos os cantos do mundo. A praça da cidade medieval é transformada num cenário espetacular para um concerto inesquecível cheio de humor, diversão e emoção para todas as idades – e, claro, com músicas magníficas! Especialmente neste ano, o maestro vai trazer a valsa à tona numa noite inesquecível de música e dança. As noites de verão são feitas para dançar, e esta é uma festa que não vai querer perder!

O espetáculo acontece em sessão única no dia 7 de novembro e será exibido pelo Cinépolis Natal Shopping às 20h00.

(Livre, 173 minutos)

Link Perdido (Missing Link, 2019): As lendas falam de uma espécie perdida, um elo entre os homens e feras. Há séculos ele se esconde, mas, finalmente, resolveu fazer contato e está pronto para ser encontrado. Conheça o Senhor Link, uma criatura enorme, de 2,5 metros e 300 kg, ou melhor, 280. Ele precisa chegar ao “outro lado do mundo” para encontrar seus primos e, nessa incrível jornada, contará com a ajuda de seu novo amigo, Sir Lionel Frost.

(10 anos, 93 minutos)

A História de Um Sonho - Todas as Casas do Timão (2018): A torcida Corinthiana, afamada por sua paixão sem limites que invade corações e territórios, tem por tradição fazer de qualquer lugar do planeta a sua morada. Do Oiapoque ao Chuí, no Brasil ou no Japão, “A Fiel” joga junto! Com a participação de jogadores, ídolos, comissão técnica, e torcedores “A História de um Sonho” traça a saga do Sport Clube Corinthians Paulista desde sua origem no terrão da várzea, passando pelos estádios em que fez história, como Maracanã, Morumbi, o então Palestra Itália, Vila Belmiro e Yokohama (entre outros), até a inauguração de uma das arenas mais modernas do mundo.

(Livre, 85 minutos)

Bate Coração (2019): Sandro é um homem conquistador e preconceituoso, acostumado a uma vida de luxo. Quando sofre um ataque cardíaco, precisa, urgentemente, de um coração novo e recebe o transplante da travesti Isadora, recém-falecida devido a um acidente. Enquanto se recupera e tenta conquistar a médica que realizou a cirurgia, Sandro precisa repensar o seu preconceito.

(12 anos, 94 minutos)


Continuam em cartaz

O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio (Terminator - Dark Fate, 2019): 27 anos após os eventos de O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, um novo e modificado Exterminador de metal líquido (Gabriel Luna) é enviado do futuro pela Skynet para exterminar Dani Ramos (Natalia Reyes), uma híbrida de ciborgue com humana (Mackenzie Davis) e seus amigos. Sarah Connor (Linda Hamilton) vai a seu auxílio, assim como o Exterminador original (Arnold Schwarzenegger), em uma luta pelo futuro

(14 anos, 128 minutos)

A Família Addams (The Addams Family, 2019): Prepare-se para estalar os dedos! A Família Addams está de volta às telonas na primeira animação de comédia sobre o clã mais excêntrico do pedaço. Engraçada, estranha e completamente icônica, a Família Addams redefine o que significa ser um bom vizinho.

(Livre, 86 minutos)

Maria do Caritó (2019): Cansada da vida solitária que leva, Maria (Lilia Cabral) sonha em encontrar um verdadeiro amor. Prometida pelo pai para ser entregue virgem a São Djalminha, um santo de quem ninguém nunca ouviu falar, só mesmo um milagre poderia ajudar. A única certeza que Maria tem é que, custe o que custar, ela precisa desencalhar e sair de uma vez desse Caritó.

(12 anos, 94 minutos)

Zumbilândia - Atire Duas Vezes (Zombieland 2 - Double Tap, 2019): Anos depois de se unirem para atravessar o início da epidemia zumbi nos Estados Unidos, Columbus (Jesse Eisenberg), Tallahassee (Woody Harrelson), Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin) seguem buscando novos lugares para habitação e sobrevivência. Quando decidem ir até a Casa Branca, acabam encontrando outros sobreviventes e percebem que novos rumos podem ser explorados.

(16 anos, 99 minutos)

Malévola - Dona do Mal (Maleficent - Mistress of Evil, 2019): Na sequência do sucesso de bilheteria global de 2014, Malévola e sua afilhada Aurora começam a questionar os complexos laços familiares que as prendem, à medida que são puxadas em direções diferentes por casamentos, aliados inesperados e novas forças sombrias.

(10 anos, 118 minutos)

Coringa (Joker, 2019): Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.

(16 anos, 121 minutos)


Programação especial e Pré-vendas Cinépolis

Final Mundial de League of Legends - 2019: No próximo dia 10 de novembro, as 9 horas da manhã, acontece em Paris a Final do Mundial de League of Legends. É a nona edição do torneio que define qual o melhor time de LoL do mundo. A decisão do torneio, que começou no dia 2 do mês passado e passou pela Alemanha e Espanha antes de chegar a França, será em uma série melhor de 5.

A final será transmitida pelo Cinépolis Natal Shopping. Os ingressos estão à venda

Pré-Venda Roberto Carlos em Jerusalém: Roberto Carlos, que está comemorando 60 anos de carreira, lança nos cinemas sua apresentação em Jerusalém. Com direção de Jayme Monjardim, o show gravado na Terra Santa é um espetáculo de amor, devoção e muitas emoções!

Roberto Carlos em Jerusalém será exibido no dia 2 de dezembro, às 21h30, tanto no Cinépolis Natal Shopping quanto no Cinépolis Partage Norte Shopping Natal. Os ingressos já estão à venda.

Pré-venda Star Wars - A Ascensão Skywalker (Star Wars - The Rise of Skywalker, 2019): Mais uma vez, os espectadores serão levados numa jornada épica em uma galáxia muito, muito distante. Na fascinante conclusão da saga Skywalker, novas lendas nascerão e a batalha final pela liberdade ainda está por vir.

A pré-estreia do filme acontece no dia 18 de dezembro e será exibida pelo Cinépolis Natal Shopping e pelo Cinépolis Partage Norte Shopping Natal.

Os horários podem ser verificados nos sites dos cinemas.

02/11/2019 05:00

O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio: franquia retorna às origens

Fotos: Fox Film

O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio: franquia retorna às origens

Por João Victor Wanderley

Pode-se dizer que James Cameron nasceu para Hollywood em 1984 com seu corajoso O Exterminador do Futuro. Até então responsável apenas pelo terrível Piranhas 2 - Assassinas Voadoras (1981), ele transformou uma mistura de Sci-fi, ação e Slasher, de baixíssimo orçamento, num fenômeno de bilheteria. A obra, que custou menos de 7 milhões de dólares, faturou mais de 78 milhões em tono do mundo.

O capítulo seguinte, O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991) se firmou como o ápice da franquia em formação, mas também marcou o afastamento do cineasta das continuações. Coincidência ou não, as sequências foram bastante controversas... Agora em 2019, Cameron retorna – como produtor – para devolver a série ao caminho interrompido em 1991.

Em O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio (Terminator - Dark Fate, 2019), Grace (Mackenzie Davis) é uma humana tecnologicamente aprimorada que vem do futuro para impedir que um Rev-9 (Gabriel Luna), máquina de última geração também vinda do futuro, mate Daniella Ramos (Natalia Reyes). Para isso, ela contará com a ajuda da lendária Sarah Connor (Linda Hamilton).

A franquia iniciada em 1984 centrava na personagem de Sarah. O modelo T-800 (Arnold Schwarzenegger) havia sido enviado ao passado para eliminá-la antes dela se tornar mãe de John Connor, homem que lideraria a resistência contra as máquinas que dominariam o mundo no futuro. No filme seguinte, a intensão era matar John (Edward Furlong) ainda adolescente.

A partir daí, o que sucedeu foram tentativas de expandir o universo proposto, com capítulos preocupados em mostrar o crescimento da Skynet, a humanidade já dominada e até mesmo uma linha temporal alternativa, jogada para reiniciar a série cinematográfica sem apagar o que ocorreu até então. Só que tais tentativas de expansão não foram bem recebidas por público e crítica.

(Mackenzie Davis foi ótima adição à franquia / Imagem: Fox Film)

Particularmente, nunca achei a franquia mais do que puro entretenimento, talvez isso tenha adoçando minha experiência ao longo dos anos. Afinal, nunca achei nenhum filme descartável – me reservo o benefício da dúvida, já que faz muito tempo que os assisti e, hoje, poderia mudar de opinião.

De qualquer forma, Destino Sombrio se assume como continuação e reboot. A presença de Sarah Connor liga os dois episódios iniciais ao recente, ignorando o que há no meio. Isso joga o novo projeto de volta às origens, o que é positivo e negativo ao mesmo tempo.

Se, por um lado, estamos novamente no jogo de caça e caçador, onde uma mulher indefesa é o objeto de desejo de um assassino impiedoso, por outro, vemos a história já contada diversas vezes. A sensação de déjà vu é, paradoxalmente, reconfortante e incômoda. O que nos entrega ao já conhecido é, justamente, a falta de criatividade.

O roteiro de David S. Goyer, Justin Rhodes e Billy Ray faz de Rev-9 uma reciclagem do icônico T-1000 (Robert Patrick), o inesquecível exterminador de metal líquido de O Julgamento Final. O novo vilão é de um material diferente, mas que funciona com a mesma lógica. Além disso, se entrega a algumas facilitações narrativas ao resolver alguns impasses, como a explicação para as mensagens que chegam para Sarah ou a solução para resolver o obstáculo do ato final.

Mas o roteiro também traz acertos. O México é inserido sem a visão distorcida que Rambo - Até o Fim (2019) traz, por exemplo. Aqui, há uma inversão positiva de valores, com uma pessoa realmente importante para o futuro da humanidade não sendo dos Estados Unidos, sendo de um país comumente tratado em Hollywood como um reduto de tráfico e criminalidade.

(Gabriel Luna é Rev-9, um exterminador bem similar ao T-1000 / Imagem: Fox Film)

O segundo é a consciência de um exemplar de gênero e jamais tentar ser o que não é. Não existe intensão de ser profundo ou reflexivo, tudo o que é apresentado em cena serve ao propósito de entreter, gerar ação impactante e de referenciar os próprios ícones. Ao abraçar a simplicidade narrativa, não dá brechas para esperar da obra mais do que ela tem a oferecer, o que se torna uma boa escolha.

Com um enredo talhado para a ação, cabe aos atores se adequarem à proposta. Mackenzie Davis apresenta vigor físico impressionante que a permite estar, sempre que possível, nas coreografias de luta. Ela entrega ímpeto e energia completamente adequados à personagem, além de ser convincente em seu lado mais humano.

Gabriel Luna também corresponde bem na fisicalidade e incorpora algo entre o sisudo dos vilões anteriores e o adaptável da tecnologia moderna, oferecendo mais expressões faciais e carisma. Natalia Reyes tem uma transição pouco convincente entre a mulher que não compreende o seu papel para a humanidade e a que aceita sua jornada, mas isso não é culpa dela. Está muito mais atrelado ao roteiro. No que pode fazer, a atriz demonstra carisma.

Mas o ponto alto fica por conta de Linda Hamilton e Arnold Schwarzenegger. Ela retorna ao papel 28 anos após sua última aparição como Sarah Conor e parece que nunca saiu dela. Completamente à vontade e vigorosa, a atriz ainda convence como uma mulher “porradeira” e dá credibilidade ao que é visto. Ainda mais amargurada, se dedica totalmente a aniquilar todo e qualquer exterminador que chegue por perto.

 Já ele aposta no carisma que criou como o T-800 e brinca com isso. Há mais espaço para humor, que funciona, além da possibilidade de apresentar alguma camada nova em sua personalidade. É preciso citar a boa química entre ambos, ver Hamilton e Schwarzenegger juntos novamente é muito legal.

(Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton dividem a tela novamente após 28 anos / Imagem: Fox Film)

A direção do longa ficou por conta de Tim Miller, responsável por Deadpool (2016). Miller é competente ao criar sequências dinâmicas e repletas de energia. A sequência que se inicia na fábrica e se estende na estrada é forte e impressionante. Porém, algumas delas se estendem demais, passando do limite entre longa e cansativa. O maior exemplo disso é a do avião, que contempla disputa entre aeronaves, queda livre e uma represa.

A montagem oscila entre imprimir um ritmo dinâmico e ser convulsiva ao ponto de interferir na compreensão. São poucos os momentos em que a cena se torna difícil de entender quem faz o quê e para onde se movimenta, mas estão lá. O trabalho poderia ser um pouco menos agitado. Só um pouco.

O som da produção é muito rico, preocupado com diversos elementos. Porém, as constantes cenas de lutas, explosões, tiros e batidas, com o passar do tempo, transformam o rico trabalho de mixagem e dição de som em algo barulhento. Isso pode afetar a experiência. Mesmo assim, se trata de uma ótima composição sonora.

Por fim, os efeitos visuais são capazes de momentos impressionantes – quando recriam as versões de Linda Hamilton e Edward Furlong de 1991 ou a liquidez do Rev-9 – e outros bem artificiais – quando substitui os atores por suas versões digitais.

O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio aposta no lugar comum, no que já deu certo no passado. Embora seja pouco inspirado, resgata o que transformou a franquia em algo marcante. Atualiza o visual, cria espaço para explorar novas ideias e ainda homenageia o que é tão especial para os fãs. Pode ser uma versão inferior dos melhores momentos da cinesérie, mas é melhor do que boa parte do que já foi entregue.

Nota 7/10


O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio está sendo exibido pela Rede Cinépolis, com sessões tanto no Cinépolis Natal Shopping quanto no Cinépolis Partage Norte Shopping Natal. Confira os horários das sessões e compre seu ingresso.

31/10/2019 05:00

He’s Back! Novo Exterminador do Futuro chega aos cinemas; veja a programação

Fotos: Divulgação

He’s Back! Novo Exterminador do Futuro chega aos cinemas; veja a programação

Confira as estreias e os filmes que permanecem em cartaz nos cinemas de Natal entre 31 de outubro e 6 de novembro:


Estreias

O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio (Terminator - Dark Fate, 2019): 27 anos após os eventos de O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, um novo e modificado Exterminador de metal líquido (Gabriel Luna) é enviado do futuro pela Skynet para exterminar Dani Ramos (Natalia Reyes), uma híbrida de ciborgue com humana (Mackenzie Davis) e seus amigos. Sarah Connor (Linda Hamilton) vai a seu auxílio, assim como o Exterminador original (Arnold Schwarzenegger), em uma luta pelo futuro

(14 anos, 128 minutos)

A Família Addams (The Addams Family, 2019): Prepare-se para estalar os dedos! A Família Addams está de volta às telonas na primeira animação de comédia sobre o clã mais excêntrico do pedaço. Engraçada, estranha e completamente icônica, a Família Addams redefine o que significa ser um bom vizinho.

(Livre, 86 minutos)

Papicha (2019): Argélia, anos 1990. Nedjma, uma estudante de 18 anos apaixonada por design de moda, se recusa a deixar que os trágicos acontecimentos da Guerra Civil a impeçam de experimentar uma vida normal e sair à noite com sua amiga Wassila. À medida que o clima social se torna mais conservador, ela rejeita as novas proibições impostas pelos radicais e decide lutar por sua liberdade e independência apresentando um desfile de moda.

(14 anos, 106 minutos)

Maria do Caritó (2019): Cansada da vida solitária que leva, Maria (Lilia Cabral) sonha em encontrar um verdadeiro amor. Prometida pelo pai para ser entregue virgem a São Djalminha, um santo de quem ninguém nunca ouviu falar, só mesmo um milagre poderia ajudar. A única certeza que Maria tem é que, custe o que custar, ela precisa desencalhar e sair de uma vez desse Caritó.

(12 anos, 94 minutos)


Continuam em cartaz

Zumbilândia - Atire Duas Vezes (Zombieland 2 - Double Tap, 2019): Anos depois de se unirem para atravessar o início da epidemia zumbi nos Estados Unidos, Columbus (Jesse Eisenberg), Tallahassee (Woody Harrelson), Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin) seguem buscando novos lugares para habitação e sobrevivência. Quando decidem ir até a Casa Branca, acabam encontrando outros sobreviventes e percebem que novos rumos podem ser explorados.

(16 anos, 99 minutos)

Rainha de Copas (Dronningen, 2019): Anne é uma advogada do direito das crianças e dos adolescentes. Acostumada a lidar com jovens complicados, ela não tem muitas dificuldades para estreitar laços com seu enteado Gustav, filho do primeiro casamento de seu marido Peter, que acaba de se mudar para sua casa. No entanto, a relação que deveria ser paternal se torna romântica, envolvendo Anna em uma situação complexa, arriscando a estabilidade tanto de sua vida pessoal quanto profissional.

(18 anos, 127 minutos)

Malévola - Dona do Mal (Maleficent - Mistress of Evil, 2019): Na sequência do sucesso de bilheteria global de 2014, Malévola e sua afilhada Aurora começam a questionar os complexos laços familiares que as prendem, à medida que são puxadas em direções diferentes por casamentos, aliados inesperados e novas forças sombrias.

(10 anos, 118 minutos)

Coringa (Joker, 2019): Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.

(16 anos, 121 minutos)

Ela Disse, Ele Disse (2019): Rosa (Duda Matte) é uma menina estudiosa, Leo (Marcus Bessa) manda bem no futebol. Ela é pontual, ele está sempre atrasado. Ela detesta Júlia (Maisa), a menina mais popular do colégio, ele até que gosta dela. Os dois são alunos novos na escola e, além de aprender a lidar com os novos amigos e os problemas na família, descobrem que têm muito mais em comum do que imaginavam. Baseado na obra de sucesso de Thalita Rebouças, eles vão descobrir que crescer pode parecer complicado, mas no fundo, é a maior aventura.

(12 Anos, 87 minutos).


Programação especial e Pré-vendas Cinépolis

Pré-Venda Doutor Sono (Doctor Sleep, 2019): Na infância, Danny Torrance conseguiu sobreviver a uma tentativa de homicídio por parte do pai, um escritor perturbado por espíritos malignos. Danny cresceu, agora ele é um adulto traumatizado e alcoólatra. Sem residência fixa, ele se estabelece em uma pequena cidade, onde consegue um emprego no hospício local e cria um vínculo telepático com uma menina, paciente da instituição.

Baseado na obra de Stephen King, Doutor Sono estreia nos cinemas no dia 7 de novembro, mas os ingressos já estão à venda para sessões tanto no Cinépolis Natal Shopping quanto no Cinépolis Partage Norte Shopping Natal.

Pré-Venda André Rieu - Vamos Dançar?: Os concertos anuais de André Rieu em Maastricht, a sua cidade natal, atraem fãs de todos os cantos do mundo. A praça da cidade medieval é transformada num cenário espetacular para um concerto inesquecível cheio de humor, diversão e emoção para todas as idades – e, claro, com músicas magníficas! Especialmente neste ano, o maestro vai trazer a valsa à tona numa noite inesquecível de música e dança. As noites de verão são feitas para dançar, e esta é uma festa que não vai querer perder!

O espetáculo acontece no dia 7 de novembro e será exibido pelo Cinépolis Natal Shopping em sessão única, às 20h00.

Pré-venda Star Wars - A Ascensão Skywalker (Star Wars - The Rise of Skywalker, 2019): Mais uma vez, os espectadores serão levados numa jornada épica em uma galáxia muito, muito distante. Na fascinante conclusão da saga Skywalker, novas lendas nascerão e a batalha final pela liberdade ainda está por vir.

A pré-estreia do filme acontece no dia 18 de dezembro e será exibida pelo Cinépolis Natal Shopping e pelo Cinépolis Partage Norte Shopping Natal.

Os horários podem ser verificados nos sites dos cinemas.

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