P-47 Aviação e História

28/01/2020 13:18

Conferência do Potengi: O que houve com o jeep de Vargas e Roosevelt?

Conferência do Potengi: O que houve com o jeep de Vargas e Roosevelt?

Essa é provavelmente uma das perguntas que mais escutamos quando o assunto é o encontro de Vargas e Roosevelt, em Natal, no dia 28 de janeiro de 1943. A pergunta não é muito fácil de se responder. Entretanto, é possível afirmar que o veículo de matrícula 2883696, nº 7, do Exército dos EUA, se perdeu na história, como mais uma prova de que não preservamos nossa memória.

Como é possível se perder o palco de um dos momentos mais importantes de nossa história? Pois bem, após o ocorrido, o jeep chegou a ser preservado e exposto no terminal de passageiros do Aeroporto Augusto Severo, onde permaneceu até meados dos anos 1950 com uma placa resumindo sua importância, mas quando necessitaram de viaturas na Base Aérea de Natal (BANT), ele foi colocado de novo em serviço.

No livro a História da BANT, do coronel aviador da FAB, Fernando Hipólito da Costa, consta que o jeep foi a leilão e desde então nada se sabe. Em dez anos, uns dois propensos candidatos – restos de chassi e chapa de metal – ao jeep nº 7 apareceram, porém, nenhum deles se mostrou o verdadeiro. Com a ajuda de pesquisadores e colecionadores, a então Fundação Rampa conseguiu fazer a checagem entre o número do chassi e a matrícula, comprovando não ser verdade. Em 2019, um terceiro candidato surgiu, mas ainda não foi possível fazer a checagem.

 

 

28/01/2020 13:00

Conferência do Potengi: O quinto elemento no jeep?

Conferência do Potengi: O quinto elemento no jeep?

Incrível como alguns detalhes passam desapercebidos na história. A presença de uma quinta pessoa no jeep que transportou Vargas e Roosevelt por Natal passou desapercebida por anos. Nos bancos da frente iam o motorista, o capitão do Exército, David Moore, e o presidente americano Franklin Delano Roosevelt. Na parte de trás, iam o almirante Jonas Ingram, o presidente brasileiro Getúlio Vargas e um oficial da Marinha dos Estados Unidos, de nome desconhecido. Nem no relatório oficial se preocuparam em citar o rapaz. Vale citar, que o motorista mesmo só se tornou conhecido após matéria de sua cidade natal relatando o fato histórico.

Por outro ângulo é possível ver o oficial da Marinha ao lado de Vargas.

Documento do Governo dos EUA no qual não aparece o nome do motorista nem do oficial que ia atrás

 

28/01/2020 12:10

Conferência do Potengi: O luto de Roosevelt

Conferência do Potengi: O luto de Roosevelt

Um detalhe que chama atenção na foto histórica de Vargas e Roosevelt, a bordo do jeep, em Natal, é a braçadeira preta no braço direito do presidente americano, que estava de luto pela morte da mãe, a senhora Sara Ann Roosevelt (1854-1941).

Na época as demonstrações de luto demoravam bem mais do que os dias atuais, pois a foto em Natal ocorreu em 28 de janeiro de 1943, enquanto que senhora Sara Roosevelt havia falecido em 7 de setembro de 1941.

A mesma faixa preta pode ser vista no braço do presidente norte-americano, em 11 de setembro de 1941, enquanto ele fazia um pronunciamento à nação. Ao assinar o decreto de guerra contra o Japão, após o ataque a Pearl Harbor, a mesma faixa, em dezembro de 1941.

Assinatura do decreto de guerra contra os japoneses, em dezembro de 1941

Pronunciamento de Roosevelt em rádio, 4 dias após a morte de Sara Roosevelt, em setembro de 1941

FDR e Sara Roosevelt, no ano de 1933

27/01/2020 12:30

Conferência do Potengi: Natal na galeria histórica da Casa Branca

Conferência do Potengi: Natal na galeria histórica da Casa Branca

Existem alguns fatos que marcaram a história do Governo dos Estados Unidos e alguns deles ocorreram a bordo da aeronave oficial, o famoso Air Force One. Entre esses fatos: o transporte do corpo de John F. Kennedy ou a visita surpresa do presidente George W. Bush, no Dia de Ação de Graças, em 2003, ao Iraque em guerra.

O que pouca gente sabe é que a primeira vez que um presidente americano fez viagem oficial em uma aeronave foi a que passou por Natal, na volta de Casablanca, no norte da África, onde havia conferenciado com o primeiro ministro Winston Churchill. Em Natal, Roosevelt se encontra com Vargas, então presidente do Brasil, no que ficaria conhecido como Conferência do Potengi. Esta viagem coloca Natal na história da Casa Branca.

Boeing B-314 Clipper ancorado no Rio Potengi, em Natal

 

A aeronave em questão era um Boeing B-314 Clipper, com mais de 45 metros de envergadura e 32 metros de comprimento, com quatro motores, que pousou no Rio Potengi. Este avião era bem diferente dos utilizados pela Marinha dos EUA, pois não havia identificação de esquadrão nem mesmo insígnias. No leme havia os dizeres NC 18605, na lateral o nome da Pan American Airway – pois se tratava de um avião emprestado da empresa – e no nariz uma bandeira americana.

Vale lembrar que na época não existia a designação “Air Force One”, pois não existia o serviço oficial de transporte que só foi criado posteriormente, quando um C-54 Skymaster foi modificado. Na administração Truman adquiriu-se uma C-118 Liftmaster, batizada de “Indepence”. A designação Air Force One ocorreu apenas na administração Eisenhower após problemas de prefixo que se confundiu com um avião civil. Então, desde 1953, sempre que um presidente embarca em uma aeronave, esta passa a ter a designação especial e com prioridade de voo.

Outra curiosidade é que o presidente comemorou seus 61 anos a bordo do avião, quando retornava do Brasil, em 30 de janeiro de 1943.

Essa história do primeiro voo é contada em diversos documentários envolvendo o Air Force One, e um deles está no link abaixo:

27/01/2020 12:10

Conferência do Potengi: 77 anos e poucos lembram

Conferência do Potengi: 77 anos e poucos lembram

O dia 28 de janeiro de 2020 marcará os 77 anos da Conferência do Potengi, quando os presidentes brasileiro e americano, Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt, respectivamente, se encontraram em Natal, no ano de 1943, para discutir os rumos dos seus países na segunda guerra mundial.

A Conferência serviu para o Brasil definir de vez seu papel na guerra, oferecendo o envio de tropas para combater no front, no que seria conhecido como Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Após 77 anos, a data nunca teve o devido reconhecimento das autoridades. O acordo aqui firmado pode ser considerado o mais importante envolvendo o Ministério das Relações Exteriores, e teve Natal como palco principal. Há 10 anos, um pequeno grupo que um dia foi a Fundação Rampa realiza uma simples homenagem com um passeio de jeep pelas ruas da capital potiguar, num esforço de não deixar a memória morrer.

Este ano, o trajeto percorrerá as ruas da Ribeira, Petrópolis e Tirol, encerrando em Parnamirim, onde a prefeitura municipal está viabilizando o Centro Cultural Trampolim da Vitória.

Serviço:

O que? Conferência do Potengi;

Quando? 28 de janeiro de 2020

Onde? Rampa (bairro de Santos Reis)

Horário? Comboio parte às 15h

23/01/2020 12:00

Agência Espacial Brasileira homenageia Augusto Severo

Agência Espacial Brasileira homenageia Augusto Severo

A Agência Espacial Brasileira (AEB) batizou o Centro de Vocação Tecnológica Espacial (CVT-E) com o nome do potiguar aeronauta Augusto Severo, em solenidade na tarde da quarta-feira (22), em Parnamirim. A justa homenagem contou com a presença de familiares da família Severo, representantes da AEB e do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI).

Augusto Severo morreu em 12 de maio de 1902, a bordo do balão PAX (sua invenção), em Paris. Ele é considerado um mártir (o primeiro) da tecnologia aeronáutica pela Força Aérea Brasileira, o que justifica a homenagem.

Placa em homenagem a Augusto Severo que permanecerá no CVT-E (Foto: Beatriz Vital)

Detalhe dos dizeres da placa (Foto: Beatriz Vital)

CVT-Espacial

CVT-Espacial é uma iniciativa da AEB inserida no Programa de Apoio à Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolvido em parceria com o CLBI, com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Estrutura do CVT-E na Barreira do Inferno

Da esq para a dir: Fred Nicolau, Marcelo (Gallopin Ghost), cel Paulo Junzo, José Reinaldo e Leonardo Dantas

*O conteúdo deste blog não representa necessariamente a opinião do portal.