Cultura no Ponto

14/12/2019 10:40

Tirulipa faz shows em Natal neste final de semana

Fotos: Divulgação

Tirulipa faz shows em Natal neste final de semana

Quando pensamos que já vimos de tudo em shows de humor, Tirullipa inova mais uma vez com algo grandioso e engraçado. O espetáculo, pensado nas mais diversas formas de humor existentes, foi construído com o que o nordestino tem de melhor e mais engraçado, sua história.

As apresentações ocorrem às 18h, nos dias 14 e 15 de dezembro, no Teatro Riachuelo.

O show do rei das paródias é um misto de piadas, músicas, e claro, paródias de canções que fizeram e fazem sucesso nos palcos de todo o Brasil ganham uma nova roupagem da voz de Everson Brito, com muita alegria, dança e personagens fantásticos. 

Em cenário extremamente convidativo, o humorista leva o espectador a uma viagem ao humor nordestino, o humor brasileiro e puro.

 

Sobre o Tirullipa

Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como  Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos de idade já mostrava que havia herdado a veia cômica do pai, nesta época, o imitando com o personagem “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu se destacando por onde passava. Com talento de sobra pra fazer rir, Tirullipa consegue, sem o menor esforço, arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho.

Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, despertando no público emoções nostálgicas que provocam dores na barriga de tanto rir. Entre os personagens de maior destaque do humorista: o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).

14/12/2019 10:13

Espetáculo "Feliz Natal… Natal Feliz” é realizado na Escola de Música da UFRN

Alunos do projeto Encena, da ONG Atitude Cooperação, apresentam neste final de semana o espetáculo "Feliz Natal… Natal Feliz" em homenagem ao trabalho do dramaturgo potiguar Racine Santos. As apresentações ocorrem nos dias 14 e 15, às 20h, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN.

Anualmente, os alunos do Encena estudam um autor potiguar e desenvolvem seminários e leituras dramáticas de textos. Neste ano, o tema de estudo é a obra de Racine Santos, que vem sendo trabalhada desde o mês de março. “Para os alunos envolvidos no projeto, a apresentação de fim de ano é um momento muito especial, não só porque representa o encerramento de um ciclo de aprendizado, mas também porque é um importante momento de mostrar aos amigos e familiares os artistas em que eles estão se transformando”, comenta Diana Fontes.

"Feliz Natal… Natal Feliz" tem direção cênica de Diana Fontes; coordenação geral de Bianca Dore; texto de Racine Santos e Danilo Guanais; trilha de Danilo Guanais e assistência de direção com João Alexandre Lima e Leonardo Prata. Conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal, Programa Djalma Maranhão e Unimed Natal, e o apoio da Dore Refrigerantes e Padaria São Miguel. A realização é de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

O projeto Encena tem como objetivo viabilizar novas alternativas socioeconômicas e culturais para comunidades em risco e vulnerabilidade social de Natal, mais precisamente na zona oeste da capital, através da promoção de oficinas de artes cênicas para crianças e jovens e oficinas de corte e costura para pessoas a partir dos 16 anos, com a finalidade principalmente de absorver os familiares desses jovens. Atualmente, 219 alunos fazem parte do projeto, sendo 142 da oficina de artes cênicas e 77 da oficina de corte e costura.

13/12/2019 20:57

Projeto Eco Praça abre temporada de verão 2020

Pioneiro em incentivar a participação das pessoas nos espaços públicos e praças com atividades socioambientais e culturais desde 2013, o Projeto Eco Praça chega a 2020 com fôlego novo e o sentimento de conectividade, buscando aproximar cada vez mais pessoas de seus bairros de forma sustentável e lúdica. Não é a toa que o tema “Conecta” abre a temporada de verão com quatro edições especiais e o engajamento de mais entidades e parceiros.

O Eco Praça é realizado pelo Instituto Ancestral (organização não governamental) há mais de seis anos, e nesta edição está sendo incentivado com os recursos da Prefeitura de Natal, Arena das Dunas e Unimed Natal através da Lei Djalma Maranhão.

Unindo o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para repensar e ocupar a cidade de forma criativa, o projeto parte dia 5 de janeiro para o bairro de Cidade da Esperança. No dia 12, chega à área de lazer do Panatis, zona Norte. No final de semana seguinte (19/01) estará na área externa da Arena das Dunas e a última edição da temporada será na Praça Augusto Severo, Ribeira (25/01).

A programação contempla apresentações culturais para todas as idades e muita troca de informação e conhecimento. Entre as atividades, destacam-se as de perfil ambiental e artístico. A Oficina Reciclando o Olhar terá a participação do artista plástico Sérgio Cezar, conhecido internacionalmente pela cenografia detalhista e as miniaturas de cidades construídas com papelão e outros materiais recicláveis. Também haverá a Oficina de Bio Construção, além de mutirões de revitalização, doação de mudas, rodas de conversas sobre sustentabilidade, agroecologia, hortas urbanas e permacultura.

O Eco Praça agrega atividades com apoio de órgãos municipais, como a Oficina de Urbanismo Tático do projeto “Natal dos seus Sonhos”, da Semurb, e do programa “Planta Natal”. Como meta, propõe a neutralização de emissão de CO2 e o gerenciamento dos resíduos sólidos.

Para o idealizador do projeto, Geraldo Gondim, que atua na área de produção cultural, música e economia criativa há 20 anos, o Eco Praça reflete os seus próprios sonhos de cidadão e pai, nesta missão de recuperar nas pessoas o sentido de comunidade, e despertar o potencial que cada uma tem de transformar a sua própria realidade e a realidade ao seu redor.

“Queremos mostrar de forma prática que é possível que todos os habitantes, das gerações presentes e futuras, tenham acesso a cidades mais humanas, afetivas, justas e sustentáveis”, afirmou o produtor.

A edição de janeiro do Eco Praça é apenas o início desta nova fase do projeto. Depois dessa temporada, ele adianta: “nosso plano é criar a primeira Eco Praça Modelo, para que possamos realizar as atividades de forma contínua”.

13/12/2019 19:25

Começa nesta sexta-feira 13 o festival Garagem de Rua no Jesiel Figueiredo

 

O festival Garagem de Rua, projeto inédito incentivado pela Prefeitura do Natal, está de volta à Zona Norte da capital dentro da programação do Natal em Natal. É a vez do Rock, Ska, Reggae, Rap, Hip Hop, Metal e da música Indie tomarem conta do Espaço Cultural Jesiel Figueiredo. A entrada é franca e o projeto reúne 33 bandas durante dois finais de semana, sempre de sexta a domingo.

Nesta sexta-feira (13), o Garagem de Rua conta com os shows de Sk8 Brothers, Samir Almeida, Skarimbó, Primavera Blue e Sacrifice in Blood. No sábado, a partir das 16h, tem Lázaro Cunha e Banda, Hustle Tree, Ravanes, Endless Solitude, The Automatics e Diablo Angel. No domingo, a partir das 17h tem Feel the Noize, Insiku, Concílio de Trento, Born do Freedom e Primordium.

Na sexta-feira, dia 27 de dezembro, começa o segundo fim de semana de apresentações do Garagem de Rua com shows de Andiara Freitas a partir das 16h, Batuque de um Povo, Juh Santtana, Alan Persa, Lenda Brasileira e Gabriel Ciríaco. No sábado (28) é a vez de Wagner Bochecha, Marinheiro Porre, The Last Strangers, Tertuliê, Galactic Gulag e Deuszebul. E no domingo (29), a partir das 17h, tem shows de Opus Sinfonicus, Luaz, Uma Sra. Limonada, Boats e Declite.

Segundo Dácio Galvão, secretário de Cultura de Natal, o projeto “é um recorte contemporâneo do que vem sendo produzido na Zona Norte em diversos ritmos, todos com produtos autorais e em busca de espaço no mercado musical. O projeto tem essa finalidade dar visibilidade, incentivar e formar plateias para estes novos artistas”.

10/12/2019 14:19

Rossandro Klinjey faz palestra dia 11 no Teatro Riachuelo

Rossandro Klinjey volta a Natal para uma palestra nesta quarta-feira (11), às 20h, no Teatro Riachuelo. Ele é palestrante, escritor e psicólogo clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Rossandro é autor vários de livros, sendo os mais recentes, As cinco faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz. É consultor da Rede Globo em temas relacionado a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Como manter o equilíbrio emocional administrando carreira, vida afetiva e família

A palestra consiste em ajudar a desenhar algumas linhas e limites em torno do trabalho, quanto da família, para que se possa criar um senso de equilíbrio, diminuindo a culpa que só atrapalha nossas vidas cheias de exigências, muitas das quais descabidas. Discorre, baseado na psicologia, sobre caminhos possíveis para ser o profissional, o cônjuge possível, e todos os outros papeis de maneira não idealizada e saudável. 

08/12/2019 10:34

Turma da Mônica traz exposição Donas da Rua da História para Natal

Exposição gratuita aberta ao público até 20 de dezembro no Shopping Midway Mall, Donas da Rua da História homenageia 23 importantes mulheres que contribuíram para a história recente da humanidade em temas como artes, ciência e esporte, reinterpretadas pelas personagens da Turma da Mônica.

A mostra conta ainda com uma novidade, uma peça exclusiva da Débora Seabra de Moura, primeira professora com Síndrome de Down do país, a mais nova homenageada pelo projeto. Parceria entre a Prefeitura de Natal e a Mauricio de Sousa Produções, a iniciativa faz parte da campanha mundial da qual a cidade de Natal está participando, “16+5 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres”. O movimento tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para denunciar todos os tipos de violência contra mulheres.

“Essa é mais uma atividade que estamos empreendendo para fortalecer a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento feminino das natalenses. Nesse trabalho contínuo realizado pela Semul, o Donas da Rua agrega muito e vai ser bastante positivo. A Turma da Mônica faz parte do universo de todos nós e, ao retratarmos através dos personagens, a história de mulheres que têm histórico de luta em favor da igualdade de gênero, geramos uma identificação automática e aproximação das pessoas a respeito do tema. Além disso, nossa querida Débora Seabra de Moura será uma das homenageadas. Tenho certeza que será um sucesso”, disse a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Andréia Ramalho.

Para Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções e criadora do projeto Donas da Rua, a professora e escritora Débora Seabra de Moura é um exemplo sobre o direito à inclusão. “O projeto foi desenvolvido para trabalhar questões de inclusão e dar visibilidade e representatividade a mulheres fortes e determinadas que de alguma forma fizeram a diferença na sociedade, como a nossa mais nova homenageada, Débora”, pontua a executiva.

O Donas da Rua foi criado em março de 2016 e tem o apoio da ONU Mulheres. Nesta parceria, a MSP tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres. Uma de suas áreas, o Donas da Rua da Ciência, tem como objetivo resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. O projeto pode ser conferido na página http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.

*O conteúdo deste blog não representa necessariamente a opinião do portal.