Turismo & Negócios

18/11/2019 11:28

Bahia se engaja na campanha #nordestelindo

Bahia se engaja na campanha #nordestelindo

 

 

A campanha  #nordestelindo já é um dos resultados  da reunião que ocorreu em Fortaleza na última quarta-feira (13) com executivos da operadora CVC e secretários de Turismo dos estados nordestinos.

A ação é voltada para as redes sociais e visa minimizar os impactos das manchas de óleo nas praias sobre a atividade turística na região, grande responsável pela geração de emprego e renda para a população.

A campanha convoca moradores, turistas e empresas de turismo dos estados do Nordeste a se unirem nesta causa. Para colaborar, basta usar a #nordestelindo em postagens nas redes sociais.

Como a hashtag é um agregador de conteúdo, ela ajuda a reunir sob um guarda-chuva todo conteúdo gerado sobre o tema. Se o volume de comentários for alto, todos os assuntos relacionados aparecerão com maior destaque nas redes sociais, e assim o Nordeste ganhará mais visibilidade. A expectativa é a de que a campanha ganhe fôlego e muitas pessoas (inclusive famosos) produzam conteúdos espontâneos.

Os estados estão trabalhando ativamente para tratar os efeitos do óleo derramado no litoral brasileiro, que já avança para o Sudeste, atingindo praias do Espírito Santo. “Esta é uma ação simples e voluntária, com a intenção de engajar pessoas a falar sobre as maravilhas do Nordeste usando a força das mídias sociais. Vale a pena mostrar as praias limpas e outros atrativos que reforcem que os nossos destinos não perdem o encanto”, explica o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco.

18/11/2019 11:25

5 pratos incríveis com bacalhau para provar no Centro de Portugal

 

Tradicional no país, o peixe é item imprescindível na gastronomia da região, que tem até um museu dedicado a ele

 

O bacalhau é um peixe tipicamente português, estando presente na gastronomia do país inteiro. Mas é no Centro de Portugal que ele ganha seu lugar de honra, principalmente em Ílhavo, cidade que construiu um museu dedicado à sua história e que fica a 100 quilômetros de Porto.

O Museu Marítimo de Ílhavo conta como o peixe foi importante em uma época em que os portugueses passavam por escassez de alimentos. Como o bacalhau passa por um processo de salga e secura, ele durava mais tempo e chegava aos recantos mais longínquos do interior do país. Por isso e pelo fato de a pesca nos mares frios do norte ser perigosa na época, os pescadores de bacalhau eram verdadeiros heróis nacionais.

Com o bacalhau em abundância e outras carnes em falta, não é de se espantar que os portugueses tenham explorado a criatividade e criado centenas de pratos diferentes com o peixe. Listamos abaixo cinco deles para provar no Centro de Portugal, charmosa região que abrange cidades como Coimbra, Aveiro, Viseu e Fátima.

Bacalhau à Lafões

Uma versão do bacalhau empanado e assado em postas, com batatas, ovos cozidos, alho, cebola e, é claro, muito azeite. O melhor lugar para provar esta iguaria é Viseu ou alguma das cidades próximas, já que foi ali que ela surgiu.

Arroz de bacalhau

Este maravilhoso refogado de arroz, bacalhau, azeite, cebola e tomate é um prato cremoso e de dar água na boca. O resultado é absolutamente imperdível!

Caldeirada de Bacalhau

As caldeiradas são tradicionais em Portugal. Nada mais são que um ensopado que leva pão entre os ingredientes. A de bacalhau encanta pelos temperos e sabores, e leva o lombo do peixe, batata, tomate, pimentão, cebola, alho, louro e coentro – e não usa pão no preparo. As caldeiradas de peixe são uma especialidade da cidade de Aveiro.

Bacalhau à Lagareiro

O bacalhau à Lagareiro é cozido no leite e depois assado com azeite, assim como as batatas que são servidas junto.

Bacalhau gratinado

Não há como errar com um peixe delicioso coberto por um molho branco e que fica melhor ainda no forno. Há diversas maneiras de gratinar o bacalhau e todas elas são excelentes. Versões recheadas com batata doce e pão ou espinafres e queijo estão entre as favoritas.

 

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.

 

18/11/2019 11:24

GOL inaugura rampa de acessibilidade para embarque e desembarque em PP

GOL inaugura rampa de acessibilidade para embarque e desembarque em PP

 

Com o propósito de Ser a Primeira para Todos, Companhia reforça seu pioneirismo na colocação de equipamentos de acessibilidade em aeroportos nacionais e lança 9ª rampa no Interior Paulista

 

O embarque e desembarque de Clientes da GOL em sua base de Presidente Prudente, no interior paulista, sobretudo aqueles com necessidades especiais, será mais seguro e cômodo a partir de 19 de novembro, terça-feira, dia em que a Companhia inaugura sua rampa de acesso no aeroporto local.

Como uma galeria, o equipamento coberto oferece proteção em dias de chuva ou sol intenso e possui sistema de funcionamento manual. Isso permite sua utilização remota, ao modo das escadas já empregadas em terminais que não dispõem de pontes de embarque, chamadas de “fingers”. Além disso, o abastecimento solar da peça – que tem proporções generosas, para um percurso confortável – torna autossuficiente sua iluminação. Acessibilidade, inclusão e sustentabilidade são os maiores trunfos da rampa.

“Proporcionar uma experiência de viagem agradável e completa, e zelar pelo meio ambiente são preocupações constantes da GOL ao planejar e disponibilizar frentes de inovação, que atendam a todos, sem exceção”, ressalta José Luiz Belixior, diretor de Operações Aeroportuárias da GOL.

O evento de inauguração acontece das 11h30 às 13h no pátio do aeroporto. Voltado principalmente à demonstração das funcionalidades do novo aparato, permitirá aos presentes assistirem ao primeiro desembarque 100% acessível em Presidente Prudente. A cerimônia terá a presença de colaboradores da GOL, como os gerentes de aeroporto Ricardo Amadio Suzano, de Presidente Prudente (PPB), e Mariana Soares Lacerda, do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), o analista de acessibilidade Bruno de Almeida Bartolo Pereira e agentes aeroportuários que são cadeirantes. Entre os convidados estão o prefeito do município, Nelson Bugalho, e representantes de órgãos estaduais como o DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Presidente Prudente é a 9ª praça a receber o equipamento no País. Essa realidade tomou forma em 2016, com o estabelecimento simultâneo da rampa nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Depois disso, outras bases operacionais foram contempladas com essa funcionalidade pela GOL: Cruzeiro do Sul e Rio Branco (AC), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE) e Teresina (PI).

 

 

A GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES

 

GOL Linhas Aéreas Inteligentes é a maior companhia aérea do Brasil, com mais de 33 milhões de Clientes transportados por ano, e líder no segmento corporativo e de lazer. Em 18 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. Atualmente, opera 750 voos diários para 76 destinos operados diretamente pela GOL (Brasil, América do Sul, Caribe e Estados Unidos), com uma frota padronizada de 125 aeronaves Boeing 737. A Companhia mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes 14 acordos de codeshare e 77 de interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. A #NovaGOL reforça esse conceito, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; Salas VIP para viagens domésticas e internacionais; o melhor programa de fidelidade do mercado – SMILES – e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do país e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na segurança, valor número um da companhia.

 

Mais informações: www.voegol.com.br

18/11/2019 11:23

Na França, Governadora destaca potencialidades do RN a grupo de 40 empresários

Na França, Governadora destaca potencialidades do RN a grupo de 40 empresários


 

Os governadores do Nordeste iniciaram, nesta segunda-feira (18), a missão na Europa. Durante evento em Paris, o grupo apresentou a 40 empresários franceses um mapa de oportunidades de investimentos no Nordeste. Os empresários também puderam esclarecer dúvidas com os governadores e alguns apresentaram atuações que já possuem no Brasil.

Essa é a primeira articulação internacional do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Para ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e fortalecer as relações de cooperação, o consórcio destaca o potencial de consumo e de desenvolvimento da região nordestina, que reúne 57,1 milhões de habitantes e tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro.

A Governadora Fátima Bezerra destacou as potencialidades do estado potiguar. “O RN lidera o ranking de energia eólica no país, a riqueza em petróleo, o sal, os minérios, além do grande potencial turístico. Saímos daqui com uma data para a realização de um próximo encontro no Brasil a fim de continuarmos as tratativas aqui iniciadas. Quero que elas resultem em investimentos para o nosso Estado, trazendo o que o povo mais precisa: emprego e renda”, disse.  Ela ainda reiterou que almeja “um estado produtivo, inclusivo, onde se possa avançar no sentido de garantir melhorias, qualidade e acesso dos serviços públicos que são prestados à população.”

Na viagem à Europa, o objetivo dos governadores é atrair recursos para áreas integradoras, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP).

“A nossa vinda foi apresentar o mapa de oportunidades, dizer o quanto a região Nordeste está pronta para o crescimento destacando, inclusive, o potencial de riquezas naturais que nós temos”, acrescentou a governadora do RN. Ela pontuou também a prioridade ao quesito conectividade, frisando que a nossa sociedade é digitalizada e que necessita de atenção especial. “Precisamos dotar a nossa região e os nossos estados com infovias que garantam a conexão com a internet e de boa qualidade. Reforçamos também as prioridades nas questões da agricultura familiar, do saneamento, do tratamento dos resíduos sólidos e do esgoto sanitário. Temos ainda um déficit imenso nessas áreas e temos como desenvolver excelentes parcerias para que possamos avançar nessas direções”, disse.

O governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, mostrou aos franceses as oportunidades em segmentos como energia, conectividade, segurança, além da preservação de rios e nascentes. “Queremos com essa visita aumentar os números de nossa relação comercial com a Europa. O Nordeste é a região do Brasil que tem crescido acima da média.  Temos 33 projetos para licitar em PPPs, representando R$ 27 bilhões em investimentos”.

O diretor geral do tesouro francês, Cristophe Bories, disse que “a França investe mais no Brasil do que na China. O Nordeste é uma região que tem três vezes a superfície da França e tem desafios e oportunidades para nossas empresas. As autoridades francesas estão mobilizadas para apoiar projetos no Brasil através de financiamentos. Podemos fazer vários tipos de cooperação entre a França e os estados do Nordeste”.

Para Luis Cesar Gasser, representante do Itamaraty presente na reunião, o Governo Federal vê muito potencial nessa parceria do Nordeste com a Europa e está interessado em aprimorar o que for preciso para atrair mais investimentos estrangeiros.

O membro do Movimento das Empresas da França (Medef), Gérard Wolf, se mostrou interessado em dar andamento às negociações e sugeriu uma reunião nos próximos meses em Salvador para aprofundar as discussões com as empresas francesas. 

“Essa missão mostra a importância da união dos estados do Nordeste, que enfrentam desafios semelhantes, e que atuam juntos para avançar nas soluções. Estamos mostrando as potencialidades do Nordeste para o mundo em busca de novas parcerias e novas oportunidades de negócios”, comentou o governador do Ceará, Camilo Santana.

Organizado pelo Medef, o evento ocorreu na sede do Ministério da Economia e Finanças da França. Após a apresentação e conversa com os empresários, os governadores se reuniram com o ministro francês Bruno Le Maire. Além de Paris, o grupo estará em Roma, na quarta-feira (20), e em Berlim, na quinta (21) e sexta-feira (22).

Participam também da missão os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, não viajou por motivos de saúde e está representado na missão pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior.

 

FOTOS: ELISA ELSIE

15/11/2019 10:14

ABIH-RN registra 98% de ocupação para o feriadão

ABIH-RN registra 98% de ocupação para o feriadão

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), em pesquisa com seus associados, registrou uma ocupação média em Natal de 98% para o feriadão de 15 de novembro, um aumento de 6% em relação a 2018. Em Pipa a perspectiva é de 95,5%, um pouco maior, comparado ao mesmo período do ano passado, cujo registro foi de 94,57%.

O feriado prolongado da Proclamação da República, que cai nesta sexta-feira, trouxe bons resultados para a hotelaria potiguar nos principais pontos turísticos do Estado. Além de Natal e Pipa, outros destinos como São Miguel do Gostoso e Genipabu estão lotados para o final de semana com 100% de ocupação. Mossoró superou a expectativa e aumentou em 20% quando comparado ao mesmo período no ano passado, fechando o feriado com 70,5% de quartos ocupados. Isso representa um importante saldo para a economia do Estado e dessas regiões.

“Esses bons resultados são frutos do trabalho de promoção de divulgação do destino que estamos fazendo, inclusive, acabamos de realizar uma campanha com a Azul Viagens, onde visitamos mais de 16 cidades no sudeste, centro-oeste e sul do Brasil para divulgar o Rio Grande do Norte como destino turístico, trabalho importantíssimo feito pela ABIH-RN em parceria com o Governo do Estado, com as prefeituras de Natal, Tibau do Sul, Maxaranguape, Mossoró, Extremoz e São Miguel do Gostoso. É preciso que o trabalho de promoção e divulgação do destino seja intensificado, de forma que possamos manter e aumentar nossa ocupação não só em feriados, mas, sobretudo, em períodos de baixa temporada, e para isso são necessários que os investimentos se mantenham e aumentem, fortalecendo as ações promocionais. Portanto, vamos arregaçar as mangas e continuar o trabalho que estamos fazendo, e aproveitando a recuperação da economia do país para trazer mais turistas para o nosso RN.” Comenta o presidente da ABIH-RN, José Odécio.

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Natal, calcula um movimento que pode chegar aos 38 mil passageiros, entre embarques e desembarques, durante os dias 14 a 18 de novembro. O fluxo aéreo previsto para o feriado prolongado é de 225 pousos e decolagens, destes, 24 são voos extras e charters para atender a demanda do período.

15/11/2019 09:59

Brasil fecha acordo e melão produzido no Rio Grande do Norte pode ser exportado

Brasil fecha acordo e melão produzido no Rio Grande do Norte pode ser exportado

 

Nesta semana o Ministério da Agricultura divulgou a concretização do acordo que dá início ao processo de exportação de melão brasileiro para o território chinês. 

 

O acordo já estava sendo encaminhando há alguns meses. Em outubro deste ano, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajou até a China para discutir as novidades no mercado agropecuário brasileiro, estreitando o laço para a finalização do acordo.

 

A novidade agradou os produtores potiguar e é importante salientar que o Rio Grande do Norte é o maior produtor de melão do país e segue mantendo o alto padrão de qualidade exigido pelos países importadores. 

 

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária, IDIARN, é responsável pelo processo de fiscalização do plantio de melão do Estado, assim como também, pelo monitoramento da área livre de moscas-das-frutas, atualmente composta por 13 municípios e em processo de ampliação para mais 08, perfazendo mais de 15.077 km² de área.

 

As moscas das frutas (Amastrepha grandis e Ceratitis capitata) são uma praga que preocupa produtores e agricultores. A presença dos insetos nas plantações pode trazer uma redução significativa na produção devido ao ataque da praga.

 

O IDIARN também é responsável pelo funcionamento das barreiras fitossanitárias (fixas e móveis), fiscalização da execução de boas práticas fitossanitárias pelos produtores de cucurbitáceas, fiscalização do comércio interno e a Certificação Fitossanitária de Origem (CFO), ações que beneficiam o trabalho no campo.

*O conteúdo deste blog não representa necessariamente a opinião do portal.

Turismo, mundo business e tendências de mercado Blog Turismo & Negócios, da jornalista de Turismo, Cristina Lira, formada em Comunicação - Jornalismo pela Universidade de Brasilia ( UnB) dará dicas de viagens, gastronomia, enoturismo, feiras de turismo, MICE e muito mais, além de divulgar o mundo business, tendências do mercado, da tecnologia, da energia, biocombustivel e petróleo!. Neste espaço vamos divulgar as news de Natal, do Brasil e Mundo. Noticias podem ser enviadas para o email lira_cris@hotmail.com Instagram @cristinaliraturismo

MAIS ACESSADAS