Embaixador Chapman com o símbolo da  Atlântico Sul, a United State Army Force South Atlantic USAFSA (Foto: Assecom Parnamirim)

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, e a consul-geral do Consulado Geral no Recife, Jessica Simon, cumpriram agenda no Rio Grande do Norte entre os dias 24 e 25 de setembro. Entre os compromissos, os diplomatas realizaram visitas oficias nos locais históricos da Grande Natal relacionados com a Segunda Guerra Mundial, quando os norte-americanos montaram bases no nordeste.

Na sexta-feira, 25, a comitiva dos diplomatas visitou o Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), em Parnamirim, e o sítio histórico da Rampa, onde ocorreu o encontro dos presidentes Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt, no ano de 1943. Eles foram ainda prestar homenagem ao sargento Thomas Browning, o único militar americano que permanece sepultado no Cemitério do Alecrim.

Em Parnarmim, Todd Chapman revelou ter ficado encantado com a história da cidade e a relaçao com os Estados Unidos, se comprometendo em procurar as autoridades dos dois países, com objetivo de estreitar e divulgar mais este conteúdo. O embaixador revelou que é formado em história e se comprometeu em retornar como estudioso, com tempo para ler e se aprofundar no tema.

Ele foi informado das ações que a cidade mantém, como o projeto do Sebrae denominado “Natal e Parnamirim na Segunda Guerra”, o CCTV e o Museu da Rampa.