Na sede do Sebrae, servidores de oito Centrais do Cidadão e dois Escritórios do Empreendedor participaram de uma capacitação nos últimos dois dias, 24 e 25 de setembro, com o objetivo de levar informações básicas para abertura de pequenos negócios e crédito orientado para seu público. A formação dos servidores é o primeiro passo para a criação do programa RN Empreendedor, que deverá entrar em fase piloto ainda este ano. Nesta etapa, foram ministradas oficinas sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e linhas de crédito para empreendedores autônomos, micro e pequenos empresários, através da parceria com o Sebrae e com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O programa RN Empreendedor foi idealizado pelo secretário de desenvolvimento econômico  Jaime Calado, que informou que  “este ano é um ano de aprendizado”, e que pretende estender o programa ao maior número possível de municípios com o apoio de parceiros “É importante começar agora porque no ano que vem a gente já terá uma visão melhor. Nós temos 27 centrais do cidadão. Temos que dar as mãos, porque é através das parcerias que faremos o  estado crescer”, declarou o secretário. São justamente estas parcerias que estão sendo firmadas para que seja anunciada a abertura oficial do programa.

Enquanto isso, os 30 servidores que participaram da capacitação já começam a se preparar para receber os futuros empresários do RN. Para a gerente da Central do Cidadão de Parnamirim Alídia Ribeiro foi uma ótima oportunidade de tirar dúvidas para realizar um atendimento adequado ao seu público. “Eu tenho certeza de que esse programa é muito importante porque as pessoas têm anseios, traçam objetivos e metas, mas a ideia às vezes pode virar um pesadelo. Esse tipo de capacitação vai ajudar a gente a dar uma orientação, um suporte para que tenham mais chances de que o sonho vire realidade”, explicou.

Durante a capacitação, os colaboradores aprenderam sobre o funcionamento do Sebrae no acolhimento aos micro e pequenos empreendedores, com Gil Vanise, da diretoria executiva do órgão; tiveram uma palestra sobre o Microempreendedor Individual (MEI), ministrada pela analista técnica Luana Beticia, com informações sobre a obtenção do CNPJ, requisitos necessários para a abertura da empresa, obrigações legais, custos de manutenção e dicas para uma gestão inteligente e sustentável; um treinamento com o coach de negócios Clauber Araújo, com noções valiosas sobre empreendedorismo; e duas apresentações sobre as linhas de crédito do BNB: Crediamigo - voltado empreendedores autônomos e microempreendedores - com a gerente Liliana Fernandes, e FNE - voltado para pequenas empresas - com o gerente Agnelo Peixoto.

Participaram do evento representantes dos Escritórios do Empreendedor de Natal e Mossoró e das Centrais do Cidadão de Apodi, Assu, Canguaretama,  João Câmara, Natal, Parnamirim, Parelhas e Pau dos Ferros, além de representantes de quatro secretarias de Estado e das prefeituras de São Gonçalo do Amarante e Mossoró.