Existem alguns fatos que marcaram a história do Governo dos Estados Unidos e alguns deles ocorreram a bordo da aeronave oficial, o famoso Air Force One. Entre esses fatos: o transporte do corpo de John F. Kennedy ou a visita surpresa do presidente George W. Bush, no Dia de Ação de Graças, em 2003, ao Iraque em guerra.

O que pouca gente sabe é que a primeira vez que um presidente americano fez viagem oficial em uma aeronave foi a que passou por Natal, na volta de Casablanca, no norte da África, onde havia conferenciado com o primeiro ministro Winston Churchill. Em Natal, Roosevelt se encontra com Vargas, então presidente do Brasil, no que ficaria conhecido como Conferência do Potengi. Esta viagem coloca Natal na história da Casa Branca.

Boeing B-314 Clipper ancorado no Rio Potengi, em Natal

 

A aeronave em questão era um Boeing B-314 Clipper, com mais de 45 metros de envergadura e 32 metros de comprimento, com quatro motores, que pousou no Rio Potengi. Este avião era bem diferente dos utilizados pela Marinha dos EUA, pois não havia identificação de esquadrão nem mesmo insígnias. No leme havia os dizeres NC 18605, na lateral o nome da Pan American Airway – pois se tratava de um avião emprestado da empresa – e no nariz uma bandeira americana.

Vale lembrar que na época não existia a designação “Air Force One”, pois não existia o serviço oficial de transporte que só foi criado posteriormente, quando um C-54 Skymaster foi modificado. Na administração Truman adquiriu-se uma C-118 Liftmaster, batizada de “Indepence”. A designação Air Force One ocorreu apenas na administração Eisenhower após problemas de prefixo que se confundiu com um avião civil. Então, desde 1953, sempre que um presidente embarca em uma aeronave, esta passa a ter a designação especial e com prioridade de voo.

Outra curiosidade é que o presidente comemorou seus 61 anos a bordo do avião, quando retornava do Brasil, em 30 de janeiro de 1943.

Essa história do primeiro voo é contada em diversos documentários envolvendo o Air Force One, e um deles está no link abaixo: