Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), C-95 “Bandeirante”, de matrícula 2347 realizou um pouso forçado, na tarde desta quinta-feira (21), na Ala 10, em Parnamirim, região Metropolitana de Natal. O FAB 2347 pertence ao esquadrão "Rumba" do 1º/5º Grupo de Aviação (1º/5º GAV), sediado na Ala 10.
As informações iniciais são que o avião apresentou falha no trem de pouso, forçandoa aterrissagem de “barriga” e o acionamento do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndios da base. Não houve vítimas, apenas o dano material do C-95.

 

A movimentação da equipe de Salvamento e Combate a Incêndio continuou horas após o acidente (Foto: Edmo Anderson)


O Bandeirante é um avião de transporte fabricado pela Embraer e utilizado amplamente pela FAB. Atualmente, o 1º/5º GAV opera as aeronaves C-95M Bandeirante e, anualmente, ministra o Curso de Especialização Operacional (CEO) a uma parcela de Oficiais Aviadores formados na Academia da Força Aérea (AFA). O curso consiste em duas fases: Básica e Avançada.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Ala 10, no fim da tarde, mas não houve retorno até esta publicação. Vamos aguardar algum posicionamento oficial da FAB para mais informações sobre o incidente.

Foto em destaque: Compartilhada em redes sociais

(Atualizado - 22/05/2020, às 6h)