P-47 Aviação e História

Conheça de perto o novo caça da FAB, o F-39E Gripen

Conheça de perto o novo caça da FAB, o F-39E Gripen

Você já conhece o novo caça da Força Aérea Brasileia (FAB), o F-39E “Gripen”? No último dia 23, a aeronave foi oficialmente apresentada em solenidade em Brasília. O canal Forças de Defesa fez um walkaround do aparelho e disponibilizou no youtube, registro essencial aos plastimodelistas que irão reproduzir em escala.

Link: Canal Forças de Defesa

 

[Dia do Aviador] 14-Bis em Natal no centenário do voo de Santos Dumont

[Dia do Aviador] 14-Bis em Natal no centenário do voo de Santos Dumont

Em 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont decolava o seu avião “14-Bis” do Campo de Bagatelle, cumprindo as exigências do Aroclube de Paris e entrando para a história como primeiro homem a voar em equipamento de propulsão própria, há exatos 114 anos.

Desde 1936, através da Lei nº 218, que se comemora em todo território nacional o Dia do Aviador, em homenagem ao feito de outubro de 1906. Em 2006, por meio do Decreto Lei nº 11.262, a decretou o Ano Nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação.

Ainda em 2006, durante as celebrações do centenário, a Base Aérea de Natal recebeu a réplica do “14-Bis” construída pelo empresário goiano Allan Calassa. Infelizmente, devido ao forte vento, não foi possível repetir o feito de Santos Dumont.

Réplica do "14-Bis" em Natal, no ano de 2006 (Foto: Leonardo Dantas)

Link Relacionado: FAB transmite pelo youtube apresentação de novo caça

O avião secreto que passou por Natal na época da segunda guerra

O avião secreto que passou por Natal na época da segunda guerra

Um dos planos mais audaciosos da Segunda Guerra Mundial – envolvendo estratégia de ataque e aeronaves – teve Natal como peça fundamental para o sucesso, no que ficou conhecido como Operação Matterhorn. Em janeiro de 1943, durante a Conferência de Casablanca o assunto veio à tona, com a ideia do presidente Franklin Roosevelt bombardear o Japão utilizando aeronaves de grande autonomia, com sugestão de utilizar os populares B-24´s “Liberators”.

O plano passou o ano em suspensão, até que no final de 1943, o Estado Maior da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos apresentou duas opções, uma utilizando as Ilhas Marianas e outra um deslocamento continental partindo dos EUA até a China, passando pelas Américas, África e Oriente Médio.

A primeira ideia dependia do avanço sobre as ilhas do Pacífico, principalmente, para ter um território seguro para pouso e decolagem, lembrando que desde 1941 com o ataque a Pearl Harbor, os japoneses foram conquistando muitos territórios, com lutas que se estenderam até 1945. Provavelmente, a maior derrota tenha sido em fevereiro do último ano, quando a Marinha dos EUA tomou Iwo Jima.

Já a segunda iniciativa, além de um deslocamento maior, necessitava de uma base permanente na Índia e aeródromos de apoio na China, o que demandava uma estrutura maior de tripulação, aeronaves, combustível, peças e meios aéreos. Esta se tornou a mais viável em 1943, com a construção destas bases ao longo de 1944 e a previsão de receber até 150 bombardeios B-29´s “Superfortaleza Voadora”.

Entre fevereiro e março de 1944, a base aérea de Parnamirim Field se torna a peça chave deste plano, quando o 40º Grupo de Bombardeio (40th Bombardment Group) deixa sua base no Kansas com destino final Chakulia, na Índia (No post sobre Trampolim da Vitória tem uma imagem desta rota). Ao passar por Natal, o grupo de aeronaves foi cerca de mistério e segurança, pois os B-29´s tinham pouco mais de um ano de operação e eram consideradas ultrassecretas. Há relatos de que a Militar Policy (MP) cercou a aeronave e impediu a aproximação das pessoas, pois o equipamento “não existia” para o público.

B-29 "Superfortaleza Voadora" no pátio de Parnamirim Field (Foto: Arcevo do autor)

Daqui, os aviões realizaram o famoso salto sobre o Oceano Atlântico, o que era considerado um desafio à época, mas ainda menos perigoso comparado ao que essas tripulações enfrentariam ao tentar passar pelo Himalaia em direção a China. Apenas em abril de 1944, de um único esquadrão pelo menos cinco Superfortalezas Voadoras caíram nesta tentativa.

Um dia antes do Dia-D na Europa, em 5 de junho de 1944, o 40º Grupo de Bombardeio realizaram o primeiro ataque partindo da Índia, tendo como alvo fábricas e ferrovias na Tailândia, totalizando mais de 3.600 km de viagem de ida e volta, a maior em distância realizada até então. Em 15 de junho, partindo da China, finalmente atinge alvos no Japão, entrando para a história, pois o último feito do tipo tinha ocorrida em 1942, no ataque de Doolittle (merece um post sobre este fato).

A estratégia se repetiu até fevereiro de 1945, quando o grupo foi transferido para as Ilhas Marianas, de onde continuaram a atacar o território japonês. Vale citar que foram modelos similares, as B-29´s “Enola Gay” e o “Bock´s Car”, que lançaram as bombas atômicas nos ataques de Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente.

A-4 "Skyhawks" da Marinha do Brasil passam pela Ala 10

A-4 "Skyhawks" da Marinha do Brasil passam pela Ala 10

Chegou à Base Aérea de Natal - Ala 10 - a segunda aeronave A-4, do 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque (VF-1) da Marinha do Brasil, na tarde deste domingo (18). A primeira aeronave chegou na terça-feira (13) e a informação que ambas estão se dirigindo a região Norte, onde participarão de operação das Forças Armadas. Segue alguns registros deste domingo.

Quem batizou Parnamirim Field de "Trampolim da Vitória"?

Quem batizou Parnamirim Field de "Trampolim da Vitória"?

A importância de Parnamirim no cenário da segunda guerra mundial, sobretudo para as forças aéreas aliadas, é indiscutível e de merecimento ao título de “Trampolim da Vitória”, contudo e ao que tudo indica, o título não partiu dos norte-americanos.

O termo se tornou muito popular entre os pesquisadores e escritores nas décadas seguintes a guerra, ao ponto de se tornar sinônimo para a cidade de Parnamirim, atualmente, além de dar nome a empresas e empreendimentos, como o recente Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV).

Encontramos a primeira referência a esse título em artigo do Diário de Pernambuco, de 23 de janeiro de 1943, assinado pelo magnata e pioneiro das comunicações brasileiro, Assis Chanteabriand. O texto fala de uma visita do ministro Salgado Filho aos aeródromos do nordeste brasileiro, entre os dias 20 e 22 de janeiro, entre eles o de Parnamirim Field.

Em 11de abril de 1943, uma matéria cita uma grande decolagem de aviões que foram combater na Tunísia partindo de Natal, apontada como o “Trampolim da Vitória”, inacessível aos inimigos. Um mês depois o exército alemão se rendia aos aliados, na Tunísia.

Outros nomes podem ser associados a Parnamirim Field, como “Crossroad of the World” ou “Jumper”, traduzidos como “Encruzilhada do Mundo” e “Salto ou Saltador”, respectivamente.

 

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